Nome : Esporte Clube Guanduense
Fundação : 10 de abril de 1985
Local : Baixo Guandu
Estádio : Estádio Municipal Manoel Carneiro
Título : Campeão da Copa Serrana 2013
Vice Campeão da Copa Serrana 2014 |
Panorâmica do Estádio Municipal Manoel Carneiro |
Esporte Clube Guanduense fundado em 10 de abril de 1985 em Baixo Guandu. Existe até hoje em atividade tantos nas categorias de base quanto no time principal, o clube sempre foi voltado para o futebol amador na região de Baixo Guandu, mas no futebol profissional a equipe disputou a Série B por duas vezes, em 1998 e 2005.
A Campanha em 1998 no profissional começou em casa no Estádio Manoel Carneiro, derrota por 1x0 para o São Gabriel em 30 de agosto.
Sua segunda partida aconteceu em Barra de São Francisco diante do Santos com derrota por 2x0.
No dia 13 de setembro o Guanduense conquista sua primeira vitória ao atropelar o Ypiranga de Marataízes de forma surpreendente por 4x0, na rodada seguinte empate em casa contra o Nacional de Itaguaçu. Contra o Santa Maria na 5ª rodada vem a primeira vitória fora de casa 2x0, o Guanduense em outra partida foram conseguiu segurar o São Gabriel em 0x0 conquistando grande resultado , com isso chegava aos 8 pontos em 4º lugar na briga pela vaga com São Gabriel e Ypiranga com 12 e Nacional com 10, porém a equipe entrou em "parafuso" após a derrota por 3x0 para o Santos, perdeu para o Ypiranga e para o Nacional ambas por 2x0, sendo que esta última eliminou a equipe da competição, fechando a participação o Guanduense perdeu de 1x0 para o Santa Maria finalizando a competição em 6º lugar entre 6 equipes com apenas 8 pontos.
Em 2005 o Guanduense retorna as competições oficiais da federação capixaba de futebol,o retorno foi péssimo com derrota por 4x0 para o Linhares, a campanha foi oscilante demais,na partida seguinte o Guanduense se recupera derrotando o Sul América de Conceição do Castelo por 4x2, na rodada seguinte derrota por 2x0 para o Rio Branco Atlético Clube que passeava pela primeira vez na Série B capixaba. Mostrando o quanto oscilava o Guanduense enfiou 4x2 no GEL fora de casa , sofreu 3x1 do Alfredense, aplicou 3x1 no Unidos de São José do Calçado, essa campanha perdendo uma vencendo a outra lhe dava a vaga nas semi finais, mas de repente a equipe entrou em uma queda vertiginosa, despencou ladeira a baixo perdeu para o Linhares por 3x1, 3x0 para o Sul América e para o Rio Branco, sofreu terrível 5x1 do GEL , e para piorar após a derrota para o Alfredense por 1x0 viu o rival tomar seu lugar na tabela na 4ª posição, o Guanduense chegava obrigado vencer o eliminado Unidos para avançar de fase, o Alfredense com 10 pontos encarava o GEL vice líder, o Guanduense possuía 9 e o Sul América 8 pontos todos brigando. O Alfredense perdeu para o GEL por 2x1,o Sul América foi goleado por 4x1 pelo Rio Branco, o Guanduense precisava apenas da vitória para avançar mas acabou ficando no empate em 2x2 com Unidos e viu uma classificação nas mãos escapar após chegar a sua 5ª partida seguida sem vitórias, o Alfredense avançou graças ao saldo de -12 negativo contra -15 do Guanduense. Após esta participação o Guanduense foca apenas nas categorias de base e futebol amador.
Imagem rara do time principal do Guanduense em ação este em 1998. |
Após bela vitória na partida de ida por 2x0 poderia perder por até por um gol de diferença, e a estratégia era claramente não sofrer gols. E conseguiu. Depois dos 90 minutos de bola rolando o grande destaque da partida foi o goleiro Roberto Carlos Monteiro, mais conhecido como Pita. Autor de grandes defesas, Pita empolgou a torcida que foi até o estádio Manoel Carneiro ver o Guanduense soltar grito de campeão! No seguinte o Guanduense quase conquistou o Bicampeonato, acabou perdendo a final para o Flamengo de Joatuba de Laranja da Terra.
Modelo oficial já utilizado pelo Guanduense |
Equipe do Guanduense durante as finais da Copa A Gazetinha diante do Nova Venécia em 2014 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário