domingo, 5 de março de 2017

Ypiranga de Mimoso do Sul


Nome : Sport Club Ypiranga
Data : 05 de março de 1929
Local : Mimoso do Sul
Estádio : Coronel Paiva Gonçalves
Capacidade : 3 mil pagantes
Títulos : Campeão Sulino 1962, 1979, 1980 e 2015
Supercopa dos Campeões Sulinos 2020
Campeão Copa Espírito Santo Sub 15



Modelo das décadas de 50,60 e 70



Modelo utilizado no fim da década de 70




O Ypiranga pouco antes de assumir o azul







Fundado em 05 de março de 1929 o Sport Club Ypiranga no município de Mimoso do Sul, manda seus jogos no Estádio é o Estádio Cel. Paiva Gonçalves, com capacidade aproximada de 3,000 mil pessoas.


Bela panorâmica do Estádio

O clube nunca disputou a série A do capixaba, porém jogou algumas vezes o Torneio Sulino que era disputado apenas por equipes do interior, onde algumas vezes fazia a final contra o campeão da Taça Cidade de Vitória disputado apenas por clubes da capital valendo o título de campeão capixaba, como aconteceu em 1948 e de 1950 até 1954 por exemplo.
O clube sempre se manteve em atividade, disputa periodicamente campeonatos amadores, atualmente sempre disputa a competições amadoras tanto no time principal quanto nas categorias de base.

Indo ao passado desta equipe, sem dúvidas 1962 foi um ano mais memorável para o clube mimosense que conquistou seu primeiro de Campeão Sulino, no ano anterior haviam conquistado o vice campeonato e com o mesmo elenco praticamente neste ano foram para ser campeões.


O 1º turno foram 28 gols marcados em 10 jogos, 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota, esta única derrota foi justamente para o seu grande rival o Independente de Mimoso do Sul. Mas nada que fizesse diferença, o Ypiranga era avassalador, prova disso foram as várias goleadas...5x2 no Castelo, 6x1 no XV de Novembro, 3x0 no Muqui, 7x0 no Ordem e Progresso, 6x0 Muqui, 3x0 no Cachoeiro e 4x1 no Leopoldina. A campanha até a final era quase perfeita, foram 19 partidas, 13 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota, 58 gols marcados contra 19 sofridos. Apenas duas partidas não tem resultados na 1ª fase. Com esta campanha assombrosa o Ypiranga se credenciou a final como grande favorito.


Modelo utilizado pelo Ypiranga no título de 1962




Na grande final o Ypiranga enfrentou o Ordem e Progresso de Bom Jesus do Norte. Nas duas partidas da 1ª fase o Ypiranga não tomou conhecimento do adversário, venceu por 3x1 em Bom Jesus do Norte e 7x0 em casa, na teoria seria fácil para o "Trovão azul" ser campeão, mas no futebol isso não existe e o adversário dificultou muito.
A primeira partida no Estádio Coronel Paiva Gonçalves, em 27 de setembro,  o Ordem e Progresso abriu 2 a 0 no placar, Pedrinho duas vezes aos 11 e aos 15 minutos, Silvinho aos 36 diminuiu ainda no 1º tempo. 
No 2º tempo Bezerra logo aos 10 empatou tudo. O árbitro foi Aniceto Luzia de Oliveira. Renda de Cr$ 18.500,00. 
O segundo embate foi disputado no Estádio Carlos Firmo em Bom Jesus do Norte, em 30 de setembro, novo empate em 2x2.
Agora a grande decisão do Sulino de 1962 foi no Estádio Mario Monteiro em Cachoeiro, isso devido a capacidade maior suportada pelo Sumaré. 
Lá o Ypiranga jogou oque sabia, e fez valer a grande campanha do torneio goleando por 3x0 o adversário e conquistando a vitória e o título!
Pena que em 1962 o campeão Sulino não fazia mais a final contra o campeão da Taça Cidade de Vitória pois seria interessante Ypiranga Campeã Sulino VS Associação Atlética Vale do Rio Doce Campeão Citadino fazendo uma final. Silvinho foi destaque da final sendo autor dos 3 gols, ele aliás foi destaque da competição sendo artilheiro maior com 29 gols em 18 partidas.

Final

Ypiranga 3x0 Ordem e Progresso 
Local - Estádio Mário Monteiro (Sumaré).
Juiz, Aloísio Benedito da Silva.
Gols : 1º tempo : Silvinho aos 39.
2º tempo Silvinho 15 e aos 30.
Renda Cr$ 80.250,00.
Ypiranga:
Gerly; Juarez, Negré, Paulinho e Arlei; Pedrinho Pitanga e Tonho da Guia; Paulo José, Toninho Brochado, Carioca, Silvinho e Bezerra. 

Técnico Sargento Pacheco
Ordem E Progresso: Zena; Arêis, Gab, Curió e Main; Romero e Pedro Carlos (Beni); Sebastião, Vilmar, Pedrinho e Zé Ruela.


Campanha do título

1º turno
Ypiranga 5 x 2 Castelo
Ypiranga 6 x 1 XV de Novembro
Ypiranga 4 x 4 Comercial de Castelo
Ordem e Progresso 1x3 Ypiranga
Muqui 0x3 Ypiranga
Comercial de Alegre 1x1 Ypiranga
Ypiranga 1 x 1 Cachoeiro
Leopoldina de Cachoeiro de Itapemirim 0x2 Ypiranga
Independente 2x1 Ypiranga
Ypiranga 2x0 Estrela do Norte

Returno
Castelo 2x2 Ypiranga
XV de Novembro 2x4 Ypiranga
Ypiranga 7 x 0 Ordem e Progresso
Comercial de Castelo 3x3 Ypiranga
Ypiranga 6 x 0 Muqui
Ypiranga 1 x 0 Comercial de Castelo
Ypiranga 3 x 0 Cachoeiro
Ypiranga 4 x 1 Leopoldina de Cachoeiro de Itapemirim
Ypiranga ?x? Independente (resultado desconhecido)
Estrela do Norte ?x? Ypiranga (resultado desconhecido)

Final

Partida de ida
Ordem e Progresso 2x2 Ypiranga

Partida de volta
Ypiranga 2x2 Ordem e Progresso
3ª partida
Ypiranga 3x0 Ordem e Progresso



Ypiranga em 1962 ano mágico

Depois do título de 1962 o Ypiranga voltaria a conquistar o Sulino outras duas vezes seguidas, a primeira em 1979 o título foi conquistado fora de casa, a vitória por 1x0 sobre a Viação Itapemirim no Emílio Nemer em Castelo gol de Taduchi. Em 1980 veio o 3º título na competição, agora o rival da final foi o Jerônimo Monteiro, desta vez a vitória foi por 2x0 gols de  Xanda Ayub e Carlito. 





O título foi conquistado após a vitória por 1x0 sobre o Viação Itapemirim em Castelo gol de Taduchi, a torcida do trovão azul invadiu o Estádio Emilio Nemer.




Time do Ypiranga quando Mimoso do Sul ainda se chamava João Pessoa

Uma grande curiosidade em Mimoso do Sul ocorreu em 1993, Sport Club Ypiranga e o Independente Atlético Clube rivais antigos, se fundiram para disputar o Campeonato Estadual da segunda divisão de 1994, assim nasceu o Mimosense Futebol Clube sendo campeão de 94 inclusive. 


Campanha do título na série B 1994

1ª Fase
Chave Sul
1 ª Rodada
11 de setembro
Mimosense     2x0  Gironda 
2 ª Rodada
18/set
Cachoeiro     1x1  Mimosense     
3ª Rodada
25/set
Mimosense     0x1  Tupy
4ª Rodada
02/out
Guarapari     1x1  Mimosense
5ª Rodada
09/dez
Mimosense     5x0  Santa Maria
6ª Rodada
12/out
Gironda       0x2  Mimosense
7ª Rodada
16/out
Mimosense     2x2  Cachoeiro
8ª Rodada
23/out
Tupy          2x0  Mimosense
9ª Rodada
30/out
Mimosense     2x1  Guarapari
10ª Rodada
02/nov
Santa Maria   0x6  Mimosense
Semi Final
06/nov
Santa Teresa  1x0  Mimosense     
13/nov
Mimosense     2x0  Santa Teresa  
Final
Partida de ida
19/nov
Mateense      1x0  Mimosense
Partida de volta
27/nov
Mimosense     2x0  Mateense







Equipe do Ypiranga no Estádio Emilio Nemer em Castelo


Mais uma dos bi campeões Sulinos 79/80

Da esquerda para a direita: Quindinho, Caliu, Joacyr, Betinho, Joel, Joelson, Serginho, Marquinhos, Maurinho, Sargento Delmirson. Agachados: Plínio Mendith, Betinho Carrapato, Leca, Xanda Ayub, Jorge Maluco, Renatinho, Carlito, Clinio. Crianças mascotes do time: Zeizinho e Pedro Márcio.


Equipe de derrotou o Jerônimo Monteiro por 2x0 na final de 1980 gols de  Xanda Ayub e Carlito. Aqui o Ypiranga assumia a cor azul no lugar da preta.


Em 2015 o Ypiranga volta a conquistar o Sulinão. Na semi final eliminou o Nacional Beira Rio, e a grande final seria contra o Estrela do Norte que eliminou o Muniz Freire. Logo na partida de ida no Sumaré o Trovão Azul mostrou que estava decidido a levar e tetra e venceu por 2x1. na partida de volta dentro do Coronel Paiva o Ypiranga não deu chances ao rival, mesmo jogando pelo empate o Ypiranga atacou muito, Renan abriu o placar e aumentou ainda mais a vantagem, ele outra vez fez 2x0 praticamente acabando com as chances do Estrela que teria que virar para 4x2 no 2º tempo, mas não conseguiu nem marcar o seu de honra e ainda sofreu o 3º nos pés de Fred. Fim de jogo Ypiranga 3x0 Estrela do Norte levantando o tetra campeonato Sulino, Renan foi o mais festejado pois além dos dois gols marcados nesta partida foi de seus pés que saiu o gol da virada na partida de ida.  



Ypiranga com modelo inspirado no Veléz Sarsfiel da Argentina

O Estádio Coronel Paiva Gonçalves é homenagem a Joaquim Paiva Gonçalves Gamboa, figura importante na história de Mimoso do Sul, foi através dele quando Vereador que  começou a distribuição de água potável em Mimoso no dia 1º de fevereiro de 1926. 4 anos mais tarde se tornou o governador de João Pessoa (Mimoso do Sul), foi responsável  também por levar a primeira Agência do Banco do Brasil para a cidade em 1942, trabalhar no Banco do Brasil era sinal de grande status, uma verdadeira "ostentação".


Em 2020 Ypiranga e Olímpico se enfrentaram pela Supercopa dos Campões Sulinos. No primeiro confronto em Guaçuí empate em 1x1. 
Na partida de no Estádio Coronel Paiva Gonçalves, Jeferson colocou o azulão na frente, o Olímpico empatou e o resultado levaria a decisão por pênaltis, mas justamente através de uma cobrança de pênalti no tempo regulamentar Renan Santos fez o gol da vitória do Ypiranga que levantava um troféu inédito.


Em 2023 o Azulão fez bonito nas categorias de base, foi Campeão Copa ES Sub 15, Campeão Copa Guri Sub 15, Campeão Copa Guri Sub 13, Campeão Copa Renascer Sub 12, Vice Campeão Copa ES Sub 17 e Vice Campeão Copa Renascer Sub 14. O título da Copa ES foi conquistado em uma final muito difícil afinal era o Porto Vitória bicho papão da base capixaba, mas antes disso Ypiranga foi criando casca goleando Estrela do Norte e Escolinha SDC por 3x0, 4x0 no Atlético Itapemirim, já pelo returno, 1x0 no Estrela do Norte, 6x1 no Escolinha SDC e 3x0 no Atlético Itapemirim, encerrou líder 100%, isso lhe deu vantagem nas quartas de final que fez a diferença pois depois de perder para Vitória por 2x1 na ida devolveu placar e avançou com melhor campanha. 
Na semi final veio a Desportiva, por ter melhor campanha o Azulão decidiu em casa, depois do 1x1 na ida e o zero a zero na volta a vaga veio nos penais, dentro de casa Ypiranga avançou vencendo por 3x0.
Na final contra Porto Vitória o 1x1 no tempo normal levou para os pênaltis também e outra vez a garotada do Ypiranga fez bonito venceu por 4x2 e levantou a taça!




Entrada do Estádio Cel Paiva.



Estádio Coronel Paiva Gonçalves poucos anos atrás



Estádio Paiva Gonçalves no final da década de 50


Vista da arquibancada principal do estádio

Arquibancadas lotadas em 2011 durante Copa Norte.


 

Mefuca Instagram

Memória Futebol Capixaba

Um comentário:

  1. Quiria muito fotos inaguraçao do refletor 2003 jogo ifatil do time do sergi0ano na festa de mimoso do sul

    ResponderExcluir