quarta-feira, 8 de março de 2017

Santos de Barra de São Francisco

Nome : Santos Futebol Clube
Data : 08 de março de 1964
Local : Barra de São Francisco
Estádio : Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza
Títulos : Copa Norte 2010 e 2021 




 

Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza Barra de São Francisco antes da reforma.

Fundado em 8 de março de 1964 em Barra de São Francisco o Santos Futebol Clube, também conhecido como "Terror do Norte", é uma equipe tradicional do Norte capixaba, em 2010 por exemplo sagrou-se campeão da Copa Norte, competição que muitas vezes tem nível semelhante ao da série B capixaba com vários atletas profissionais defendendo as equipes principalmente nas fases finais, jogadores e ex jogadores de renome no país sempre são contratados para partidas pontuais, Túlio, Donizete o Pantera, Viola e Odvan são alguns nomes que marcaram presença nesta competição. 
No Santos Osmar e Dower ambos zagueiros marcaram época defendendo esta camisa, ois dois contratados por Enivaldo dos Anjos torcedor ferrenho e dirigente do clube por vários anos, os dois jogadores são sempre lembrados por torcedores mais saudosistas que viram o Terror do Norte jogar até de igual para igual contra o Vasco da Gama/RJ. 
Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza Barra de São Francisco depois da reforma.
  O Santos da Barra "O terror do Norte" não ficou apenas no amador, em 1970,1977,1979 e 1992 disputou a 1ª divisão do capixaba, em 1991 e 1998 disputou a série B. 

Equipe do Santos no ano de 1960

Sua estreia na 1ª divisão ocorreu em casa diante da Desportiva Ferroviária, em 19 de julho de 1970, acabou derrotado por 2x0. Mas a 1ª vitória veio já na partida seguinte, e foi uma bela vitória por 3x0 sobre o Industrial de Linhares em 26 de julho também em casa no Joaquim Alves. A campanha no geral foi bem tímida tendo poucas vitórias entre elas o 2x1 no Ferroviário que serviu como um consolo, pois no returno em João Neiva os ferroviários aplicaram 5x0 sendo a maior goleada sofrida pelo Santos nesta primeira série A (derrota que se repetiu contra o Rio Branco duas rodadas rodadas depois).

Depois de alguns anos afastado da Série A retornou em 1977, o retorno aconteceu em Barra de São Francisco contra o Vitória derrota por 1x0. Desta vez na sua segunda partida não aconteceu vitória, pior veio derrota por 4x1 para o Guarapari fora de casa. O Santos na verdade só conseguiu sua primeira vitória neste ano de 77 sobre o III de Maio de Vitória isso já na 6ª rodada. A outra vitória veio duas rodadas depois por 1x0 novamente em casa, agora contra o Caxias, com apenas duas vitórias em 13 partidas o Santos encerrou em 10º lugar entre 14 equipes, com isso acabou eliminado da fase seguinte, mas teria uma nova chance pois enfrentaria os outros clubes eliminados valendo vaga direto no Quadrangular Final. 
Na repescagem chamado de Orneio dos perdedores (Um nome péssimo mas era a realidade) a estreia foi decepcionante derrota por 1x0 para o Industrial de Linhares em pleno Joaquim Alves, na rodada seguinte se recuperou derrotando o Caxias por 2x1 em sua primeira vitória fora de casa, na segunda fora de casa 0x0 com Leão de São Marcos em Nova Venécia, depois disso outra vitória e como na primeira fase 1x0 sobre o III de Maio, outro 0x0 com Leão de São Marcos dessa vez em casa, a bela vitória por 3x1 sobre o Caxias colocou o Santos com 10 pontos contra 11 do Industrial, justamente adversário da última rodada. O Santos jogava pressionado por ter que vencer em Linhares para avançar, mas as duas equipes não passaram de um 0x0 que classificou o Industrial para o Quadrangular Final e o Santos ficava de fora desta fase.
Santos Futebol Clube de Barra de São Francisco em 1977. De pé: Enivaldo dos Anjos (Presidente), Jorge Luiz, Osmar, Norberto, Paulo Alegre, Dilair e Dante Foca. Agachados: Briguelo, Paulinho Caipora, Pogito, Caipora, Nilto e Mazolinha.

Em 1979 o Santos volta se "aventurar" na Série A, mas este ano foi para se esquecer. Se em 1977 venceu 6 sendo seu recorde, em 1979 em 20 partidas o Terror do Norte não conseguiu nenhuma vitória. Foram 05 empates e 05 derrotas no 1º turno marcando 02 gols sofrendo 13, já no returno foram 04 empates e 6 derrotas, marcando 5 gols sofrendo 16. Após esta campanha a equipe ficou anos afastada do estadual, mas não parou as atividades seguiu disputando as competições da federação no âmbito amador.

Em 1985 uma curiosidade sobre a equipe, este ano tem a partida  considerada como a maior partida de Barra de São Francisco na história, Santos encarou o Vasco da Gama/RJ em partida amistosa, a partida aconteceu em 20 de agosto de 1985 no Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza, terminou com vitória carioca como era esperado por todos, só não era esperado um placar tão apertado, apenas 2x1 para o Vasco, mostrando que o Santos da Barra assumiu o espírito do Santos de Pelé pelo menos nesta partida e jogou com aura de grandeza. Naquele mesmo ano o Vasco jogou 4 amistosos no Espírito Santo além deste contra o Santos, venceu por 6x0 e 5x1 em Nova Venécia e 7x1 em São Mateus, e uma derrota surpreendente por 4x1 para a Desportiva Ferroviária.

Em 1991 após anos afastado do futebol profissional, o Santos retorna ao estadual empolado pelo crescimento dos times do interior, desta vez a Serie B era a competição. E a campanha foi muito boa, a disputa contou com Nacional de Itaguaçu, Glória de Vila Velha, Imigrante de Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Santa Maria de Jetibá, Ipiranga de Afonso Claudio além do próprio Santos. O Santos na primeira fase deixou para trás seus adversários mostrando força dentro de casa, onde sempre fazia boas partidas e chegou a final diante do Ipiranga de Afonso Cláudio.
Na partida de ida a derrota por 1x0 do Santos em pleno Joaquim  Alves deixou as coisas muito complicadas, ainda mais pelo Ipiranga contar com muitos jogadores emprestados pela Desportiva Ferroviária que tinham grande entrosamento, mesmo com Adílio, ex-Flamengo/RJ, além de Paulo Henrique e Júlio Cesar Jacaré ex Desportiva, o Santos teria uma missão muito complicada. Tanto era complicada a missão que o Santos acabou sendo derrotado novamente, agora na partida de volta no Estádio José Carneiro em Afonso Claudio, mas no fim encerro com honroso vice campeonato inédito.

No ano seguinte  tão esperado retorno a Série A Capixaba 1992. Aquela competição contou com várias equipes, o Santos não fez uma campanha empolgante mas pelo menos quando enfrentou o campeão daquele ano não fez feio, nas duas partidas contra a Desportiva feio derrotado pelo placar simples. A primeira em Cariacica no Araripe no turno e a segunda pelo returno em Barra de São Francisco, levando em consideração que naquele momento a Desportiva era um time de Série A do Brasileiro pois tinha conquistado o acesso o Santos se saiu bem nestes dois confrontos.
Foto rara da equipe nos anos 90 no retorno ao futebol profissional
Em 1998 em sua última participação no futebol profissional o Santos jogou a segunda divisão. Após estrear perdendo para o Santa Maria, venceu o Guanduense na segunda rodada por 2x0, empatou 3 seguidas, São Gabriel (1x1), Ypiranga de Marataízes(0x0) e Nacional de Itaguaçu (0x0), fechou o turno com 6 pontos brigando por uma das 4 vagas na semi final.
No returno a derrota em casa para o Santa Maria foi uma grande decepção. Mas para alegria da torcida do Terror do Norte na rodada seguinte o Santos goleou fora de casa por 3x0 o Guanduense e ficou com chances de classificar para as semi finais, porém a empolgação foi freada pelo São Gabriel, goleada por 4x0. 
Na penúltima rodada a vitória por 1x0 sobre o Ypiranga adversário direto na briga pela vaga, deixou o Santos em 4º lugar entre os times que avançavam na competição. 
Chegava então a rodada final da 1ª fase com a  seguinte classificação : São Gabriel com 15 pontos já classificado, Nacional e Ypiranga com 13 pontos dividindo a 2º posição, Santos com 12 pontos em 4º e Santa Maria com 11
pontos em 5º, 4 times brigando por 3 vagas. 
O Santos dependia apenas de sua vitória para classificar, mas precisava derrotar o Nacional em Itaguaçu que jogava pelo empate, ou torcer por derrota ou empate do Santa Maria. Problema é que o Santos não passou de um empate em 1x1 contra o Nacional, de quebra viu o Santa Maria derrotar o já eliminado Guanduense por em Baixo Guandu, para piorar a rodada catastrófica Ypiranga empatou em 0x0 com São Gabriel e chegou aos 14 pontos, com isso o Santos era eliminado por causa de um "mísero" ponto.

Campanha em 1998
Turno
Santa Maria 1x0 Santos Barra São Francisco 
Santos Barra São Francisco 2x0 Guanduense
Santos Barra São Francisco 1x1 São Gabriel
Ypiranga de Marataízes 0x0 Santos Barra São Francisco 
Santos Barra São Francisco 0x0 Nacional de Itaguaçu

Returno
Santos Barra São Francisco 1x2 Santa Maria
Guanduense 0x3 Santos Barra São Francisco 
São Gabriel 4x0 Santos Barra São Francisco 
Santos Barra São Francisco 1x0 Ypiranga de Marataízes
Nacional de Itaguaçu 1x1 Santos Barra São Francisco


Em 2010 a última grande conquista do Santos que foi a Copa Norte de Futebol amador. Na primeira fase o Santos passou de fase na chave com Volante de Mantena, Guarany de Águia Branca, Pomerana de Santa Maria e Leão de São Marcos de Nova Venécia, sendo o líder. 
Nas semi finais  o Santos conquistou a classificação para a final ao passar pelo Pomerana de Santa Maria. Após empate em 2x2 em Santa Maria o Santos avançou em uma partida cheia de emoções no Joaquim Alves de Souza. A partida começou de forma eletrizante, Juninho logo aos 2 minutos de partida fez 1x0 Santos, aos 28 Deley empatou para o time Pomerana resultado que levava a disputa para os pênaltis, mas aos 35 Roniê recolocou o Santos na frente. Na etapa final Tales fez 3x1 Santos, aos 23 o Pomerana descontou com Roni mas a partida foi até assim e o Santos avançou ao vencer por 3x2.
Imagem da partida Santos 3x2 Guarany de Águia Branca

Na final o Santos encarou Leão de São Marcos de Nova Venécia que eliminou o Santo Antônio de Rio Bananal após vencer por 3x1 na ida e derrota por 1x0 na volta. A partida de ida aconteceu no Zenor Pedrosa Rocha casa do Leão em 19 de abril. Os visitantes não se intimidaram e abriram 2x0 com Clodoaldo a 1 minuto e Roniê aos 25, Fabão aos 38 descontou para o Leão, terminando Leão 1x2 Santos, gols todos na etapa final, lembrando que quando estava 1x0 para o Santos a arbitragem não marcou um pênalti claro para o Leão após a zaga adversária cortar claramente uma bola com a mão. Fato "dantesco"  da partida ficou por conta que tanto time quanto torcida do Santos foram escoltadas até os limites de Nova Venécia, isso pois durante a partida rolou um atrito entre as duas torcidas pois a do Santos que ficou atrás da trave onde se encontrava o goleiro de sua equipe retardava a partida quando a bola caia no meio deles na segunda etapa, nisso a torcida do Leão de revoltou e foi para o lado santista e a PM teve que intervir para que não ocorresse agressões dos mandantes pois estavam em maior número, outra coisa revoltante para os leoninos é que alguns jogadores contratados para a final não apareceram deixando o Leão na mão.



Uma semana depois a grande partida decisiva, o Santos jogando pelo empate já o Leão precisando vencer por 2 gols de diferença pois diferença de apenas 1 gol levaria para a disputa de pênaltis. Mas o Santos mostrou não ter intenção alguma de deia o título escapar, começou pressionando e após perder 3 chances claras abriu placar com Nenzão fez de cabeça 1x0 Terror do Norte, nem deu tempo do Leão tentar reação e já via o Santos marcar o 2º com Tales aos 27 deixando sua equipe em uma situação dos sonhos, agora o Leão era obrigada a marcar 4 vezes na partida, mas depois o segundo  gol o Santos puxou o freio de mão e parou de pressionar, o Leão agora teria que furar o paredão feito pelo Santos que se fechou na defesa e não queria mais jogo, mas o Leão mesmo com um a mais, já que Rogerinho que entrou no lugar de Tales foi expulso só foi conseguir descontar aos 47 do 2º tempo com Alonso, a esta altura o estádio já gritava e campeão, foi só esperar o apito final e invadir o gramado para comemorar o importante título do Terror do Norte.
Todos os campeões 2010
Ficha da partida
Santos 2x1 Leão de São Marcos
Estádio Joaquim Alves Rocha
Santos : David, Daniel, Nenzão, Tiago, Walderraine, Vitor(Marcos), Clodoaldo, Juninho(Guilherme), Roniê e Tales (Rogerinho) e Flavinho(Alexandre). 
Técnico : França
Leão :Marquinhos, Vitor, Luiz Henrique, Fabão, Ernane(Nielsen), Marcelo Baiano(Maxwell), Douglas (Rigoberto), Anderson; Glauber (Alonso), Jean Santiago (Ronald) e Paulo Roberto.
Técnico: Gurubi
Gols : primeiro tempo – Nenzão(San), aos 23 minutos, e Tales(San), aos 27. Segundo tempo – Alonso(Leã), aos 47 minutos.
Árbitro: Alfonso Scapart
Cartão Vermelho: Rogerinho(San)



Em 2021 o Terror do Norte repetiu a dose e levantou o troféu de Campeão do Norte, esse de forma invicta.
A campanha até a final foi a seguinte, Atlético de Vila Pavão 1×2 Santos, Santos 5×0 Atlético de Vila Pavão, Ponto Belo 1×1 Santos, Santos 2×2 Ponto Belo, Baixo Guando 0x0 Santos, Santos 2×1 Baixo Guandu. A final foi diante do Santa Terezinha de Itarana, na ida em Itarana vitória do Santos por 2x0 deixou o título bem encaminhado, o time comandado por Francisco das Chas Eloi, o Eloi, o ex-craque de Santos, Botafogo, Vasco, Seleção Brasileira e clubes europeus, foi pra cima com tudo dentro de sua casa e diante do seu torcedor deu show.
Santos não deu espaço ao Santa Terezinha, que chutou  em direção ao gol, em cobrança de falta de Petróleo aos 38 minutos do segundo tempo. 

Aos 3 minutos, Eraldo, o artilheiro da Copa, até agora com oito gols, abriu o marcar, recebendo na marca do pênalti. O Santos continuou pressionando e, aos 9 minutos, Balotelli marcou um golaço, em chute de fora da área, com a bola entrando no ângulo colocando 4x0 no agregado, deixando a missão impossível para o time de Itarana, aos 23 minutos o golpe final, depois que Tiago finalizar  no travessão, Alesir pegou o rebote no bico da pequena área, pelo lado esquerda do ataque, fez a jogada de voleio que Bebeto imortalizou, o Santos marcava 5x0 e 7x0 no agregado no Estádio Joaquim Alves. com a partida resolvida e título garantido o Santos deu uma quebrada no ritmo, perdeu mais chances mas não marcou, e quem ligava pra isso? fim de papo e bicampeonato da Copa Norte 2021. Além do título o Santos teve melhor ataque com 19 gols, o artilheiro da competição, o veterano Eraldo, com fez oito gols, média de um por jogo. O lateral e meia Balotelli foi eleito o jogador revelação da Copa Norte.

Bicampeonato 2021



Imagem da construção do Estádio Municipal de Barra de São Francisco










10 comentários:

  1. O briguelo ainda é vivo queria muito contato com ele pois é irmão do meu avó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena não poder ajudar Lucimara, a chance é encontrar algum neto dele através do Facebook.

      Excluir
    2. Obrigado e meu amigo ele mora no campo novo perto do estádio de barra de são Francisco

      Excluir
    3. Desculpa eu quis dizer briguelo

      Excluir
    4. Sou de barra de são Francisco conhecido todos esses jogadores

      Excluir
  2. Sou Wender Moreira vim de vila velha a 2 meses joguei em vários clubes estou a procura de um time para jogar me liga 996232787 moro no estrela

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, dou meus parabéns pelo aniversário do Santos de Barra de São Francisco. Segundo, queria saber se alguém têm fotos do time de 83e84. Estava neste timaço, que venceu tudo. Tinha jogadores como Jorge Luiz, Lúcio Antônio, Corro, Flexa, Kinkas e outros grandes.

    ResponderExcluir
  4. Santos Futebol Clube o maior time que o Mundo viu jogar !

    ResponderExcluir