domingo, 5 de março de 2017

Glória Futebol Clube Vila Velha

Nome : Glória Futebol Clube
Data : 05 de março de 1948
Local : Bairro, Glória, Vila Velha
Títulos : Campeão de amador de Vila Velha 1987
Troféu Guri 1988 (homenagem ao ex-atleta falecido naquele ano)
Campeão dos Campeões Vila Velha 1989
Vice Campeão de amador de Vila Velha 1988 e 1990



A siga do clube vilavelhense

Outro belo modelo oficial já adotado pelo clube

Modelo também já utilizado oficialmente





Escudo que aparece na sede social




Sede social do Glória




Imagem do Glória nos anos 50

Em 05 de março de 1948 era fundado o Glória Futebol Clube na cidade de Vila Velha. O Glória nasceu de uma brincadeira. Dona Perpétua, uma professora conhecida por todos na região, vendo que muitos meninos da redondeza costumavam brincar na rua em frente a sua casa, mas eram todos humildes sem condições de possuir brinquedos, ela então confeccionou uma bola, a famosa “bola de meia”, quem aqui nunca usou? pelo menos nas gerações dos anos 70, 80 e começo de 90 quase todos.
A bola improvisada foi entregue à garotada que não perdeu tempo, armou logo uma pelada que virou rotineira e que foi se tornando cada vez mais organizada. Até que surgiu a ideia de se criar o Glória Futebol Clube, e de se construir um campo na área onde hoje fica a pracinha em frente à fábrica de Chocolates Garoto. Ali o Glória começou a disputar partidas contra equipes que vinham de outros localidades. Dizem que o escudo e cores foram inspirados no Fluminense/RJ time que Dona Perpétua simpatizava.
Com o crescimento do bairro e a ocupação dos espaços ainda livres, o clube perdeu esse campo e passou a jogar em outros locais. Um deles foi a antiga fábrica de sabão que funcionou por muito tempo na Glória. Outro, um campo construído em uma área no bairro Soteco então conhecida como terreno do Zé Mineiro. Houve também um período em que o time disputou suas partidas em um campo construído em frente à casa de Heraldo, ex-integrante da equipe. Esse campo ficava no ponto final do ônibus da pracinha do bairro da Glória. Posteriormente foi adquirido uma área de sete mil metros quadrados pelos então cem sócios do clube, que ficaram conhecidos na época como os “Leões da Glória” onde permaneceu até 1976.



Romulo, Djalma, Dário, Heraldo, Josias, Calaguta
Cicinho, Eneide, Lucio, Beto Coquinho, Delson no Campo do Prainha em 1968

Glória em 1970 no Campo da Prainha da Glória. De pé : Paulinho Nacional, Joaquim, Dejair, Jaelson, Geraldo, Robertinho, Tantinho e Edilson Beija Flor
Zito, Osvaldir, Chico Linguinça, João, Carlinhos e Nenem Berruga. Destes jogadores vários jogaram profissionalmente e se destacaram. Zito por exemplo jogou no Vitória e na Desportiva Ferroviária, Osvaldir e Neném Berruga jogaram no Vitória, Neném depois foi para o Guaxupé de Minas Gerais. Esse time comandado por Floriano Beija Flor ficou incríveis 73 jogos invictos.

Em 1976, com a construção de um estaleiro de desmonte de navios do grupo NISIBRA ao lado do campo do Glória, o terreno foi negociado e o então presidente do clube, Edelberto Vila Flor, adquiriu uma nova área, desta vez no Bairro Divino Espírito Santo, onde foi construído o novo campo e onde o time permaneceu até 1996.
Em 1997, já no mandato de Deijadir Thomaz (Didi), o campo do bairro Divino Espírito Santo foi vendido e, com o dinheiro, adquiriu-se uma área maior, com vinte um mil metros quadrados, no Bairro Darly Santos, pra onde o Glória Futebol Clube se transferiu. Nesse local está a sede social e esportiva do clube, que hoje conta com um campo de futebol oficial com iluminação, além de dois campos de futebol Society, um campo de bocha e uma sede social de quinhentos metros quadrados.


Veteranos 1984 em Campinho Domingos Martins : Fernando sapo, Jaudecy, Valquimar, Didi, Nini, João Negão, Alemãozinho e Fernando Topo Gigio.
Zé pão, Jolimar e seu Filho, Luciano, Dirceu Carone, Marquinho, Zito com o filho de Fernando Topo Gigio e Mazarope.
Por três vezes se tem notícias do Glória disputando a série B do Capixaba, 1991, 1992 e 1993. Em 1991 a campanha começou com 4 empates no 1º turno, 1x1 com o Nacional em Itaguaçu, 3x3 com o Imigrante de Venda Nova em casa, 1x1 com Santa Maria e casa  e 0x0 com Ipiranga de Afonso Cláudio.
No segundo turno enfim venceu a primeira, 2x1 sobre o Nacional em casa, na rodada seguinte a derrota por 2x1 em Santa Maria caia o último invicto da Série B. Na rodada seguinte 1x1 com Imigrante e encerrando a participação na Série B com derrota por 2x1 para o Ipiranga que foi o campeão desta competição recheado de jogadores emprestados pela Desportiva Ferroviária.
No empate contra o Imigrante Deijadir Thomaz o Didi presidente do Glória ficou revoltado com o que aconteceu com a equipe, o empate em 1x1 eliminou a equipe tricolor, além de reclamar de um pênalti não assinalado para sua equipe ainda tem uma paralisação de 10 minutos que não foi acrescentada depois dos 45 minutos, até a renda  apresentada pelo Imigrante causou discórdia, afinal 9 mil de renda para apenas 18 pagantes sendo que só de Vila Velha saíram dois ônibus com torcedores do Glória.



Campanha de 1991.
Turno
Nacional de Itaguaçu 1x1 Glória
Glória 3x3 Imigrante de Venda Nova
Glória 1x1 Santa Maria
Glória 0x0 Ipiranga de Afonso Claudio

Returno
Glória 2x1 Nacional de Itaguaçu
Santa Maria 2x1 Glória
Imigrante de Venda Nova 1x1 Glória
Ipiranga de Afonso Cláudio 2x1 Glória.

  
Depois do estadual o Glória foi para o Campeonato Metropolitano que entre outros tinha Desportiva, Rio Branco e Vitória como participantes. E o registro é sobre a partida diante do Vitória em 6 de setembro, Glória e Vitória se enfrentaram no Estádio Manoel Araújo do Santos de Aribiri. O jogo foi quente, Gila do Vitória e Cacaio do Glória sendo expulsos ainda na 1ª etapa após agressão no fim da 1ª etapa. Gols só na 2ª etapa, Wildemar aos 8 minutos inaugurou o placar para o Vitória que vencia a partida até os 43 minutos, quando Dilsinho deixou tudo igual dando números finais a partida.
Glória foi a campo com Paulinho, Saulo, Cacaio, Oswaldir, Luciano, Zé Edalmo (Édson), dena (Mengo), Barata, Edmar Macaca (Cerezo), Fernando e Eduardo, técnico Zezé Guarapari.
O Vitória foi com Ricardo, Lucinho (Nilson), Madalena, Brito, Èdson, Gila, Eliésio, Gérson (Isaías),Wildemar, Kristofer e Vinícius, técnico Lucinho. 

Em 1992 pouco se sabe da participação na Série B, em 1993 o Glória ficou na Chave Sul enfrentando Rio Branco de Venda Nova, 1500 de Ibatiba, Guarapari, Tupy de Vila Velha e São Geraldo da Serra, apenas 2 de cada chave avançavam, o Rio Branco de Venda Nova foi líder com 14 pontos, 1500 de Ibatiba o 2º com 13, Guarapari 3º com 12, Glória 4º com 10, Tupy em 5º com 9 e São Geraldo em 6º com apenas 2 pontos, com a 4º posição o Glória acabou ficando de fora das semi finais.




Glória no Campeonato Capixaba da Série B 1991, nesta foto estão : José Carlos, Alécio, Luciano. Mengo, Paulo Cezar, Roberto, Sthephan, Sandro, Laurinho, Gê, José Adalmo, Edmar, Fernando, Barata, Eduardo e Liu, Adelson era o treinador, Osório preparador físico, e Orlando massagista, Toninho diretor do clube e Deijadir Thomaz presidente.




Saulo e Fernando em 29 de julho de 1990 no Engenheiro Araripe na Copa Metropolitana



A sede do Glória Futebol Club, fica localizado na avenida União nº 2, Bairro Darly Santos, no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil. Com uma área de 21.000m², onde conta com um campo de futebol oficial com iluminação, dois campos para futebol soçaite, um campo de bocha e uma sede social com 500m².

Um comentário: