quinta-feira, 30 de março de 2017

Campos Salles Football Club



Nome : Campos Salles Football Club
Fundação : 30 de março de 1916
Local :Bairro Olaria, Vila Velha
Título : campeão Capixaba Série B 1917  (Campeonato Suburbano)





Fundado em 30 de março de 1916 no Município de Vila Velha, o Campos Salles Football Club foi a primeira equipe de futebol registrada nesta cidade, o nome é em homenagem ao 4º presidente da República, Manuel Ferraz de Campos Salles, nascido em Campinas/SP, 15 de fevereiro de 1841 falecido em Santos/SP, 28 de junho de 1913,  foi além de político, advogado, terceiro presidente do estado de São Paulo (1896 a 1897) e o quarto presidente da República (1898 e 1902).


Manuel Ferraz de Campos Salles

A sede do clube ficava no Bairro Olaria, onde hoje se localiza o Hospital Maternidade Dr. Antônio Bezerra (Maternidade de Vila Velha), Durval Araújo (Dongo), Aureliano Falcão Filho e Carlos Queiroz, estavam entre os fundadores.
O Campos Salles Football Club foi quem abriu as postas em Vila Velha para o futebol organizado, depois deles vieram o Botafogo, Vasco Coutinho, Vasco da Gama, Santos, América, Social, Olímpico, Ideal, Tupy, Vila Velhense (dos anos 30 sem ligação com Vilavelhense atual) entre outros vários clubes.
O Campos Salles por pouco não se tornou um dos fundadores da federação de Futebol do Espírito Santo antiga LSES. Acabou não participando das últimas reuniões e no ano do 1º estadual em 1917 acabou por disputar a Série B e lá sagrou-se o primeiro campeão da história da competição, mas sempre foi uma equipe com voz ativa na federação depois de sua fundação.

.
Hospital Maternidade Dr Antônio Bezerra (Maternidade de Vila Velha)

A estreia do Campos Salles nos gramados  foi com empate em 2x2 contra uma equipe de vitória não identificada. Carino marcou o 1º gol da história da equipe, e foi de seus pés também o 2º gol, a equipe buscou um empate após sofrer 2x0 ainda na 1ª etapa.
A primeira partida em competição oficial do Campos Salles foi na Segunda Divisão do Capixaba de 1917, e estreou com vitória, o Tiradentes Football Club não teve chances e o Campos Salles venceu muito bem 4x2 , Carino foi o destaque do Campos Salles marcando 3 vezes, mais tarde ele também se destacaria no Vitoria F.C.
Campos Salles foi a campo na partida história com : Durval, Clovis, Tamandaré, Dongo, Bricco, Carino, Carlos, Hylson, Dúda, Bébé, Joaquim.
Tiradentes foi a campo com : Agostinho, Ferreira, Cabral, Benedicto
, Batuta, Ribeiro, Manoel, Amorim, Thenis, Thomas, Dario.

Um outro registro do Campos Salles em ação nesta Série B chamada de Campeonato Suburbano foi no Estádio de Zinco em Jucutuquara diante do Ypiranga de Vitória, outra equipe com importância no cenário do futebol capixava. Na peleja disputada entre os aspirantes, o Campos Salles venceu fácil por 3 gols a zero. Na categoria principal as equipes não saíram do empate em 0x0, mas a partida na verdade nem foi encerrada pois aos 30 minutos do segundo tempo o Ypiranga se retirou de campo após ter um gol anulado por impedimento, se sentindo prejudicado o time saiu das 4 linhas abandonando a partida, com isso o Campos Salles foi declarado vencedor devido ao regulamento da Liga Sportiva Espírito Santense (LSES).

Belo triunfo em 28 de agosto de 1917  na caminha do título daquela Série B 




Matéria da partida em que o Campos Sales goleou o São Christovão por 4x1 e  praticamente sacramentou o título inédito e histórico, jornal de 14 de outubro de 1917.




Uma passagem marcante do clube foi em uma partida diante do Vitória Futebol Clube o clube mais antigo em atividade no Espírito Santo, o Campos Salles enfrentou então campeão estadual dentro de seus domínios no Estádio Salvador Venâncio da Costa, era uma equipe muito forte, o Campos Salles era o grande azarão mas não é que acabou vencendo, esta vitória do Campos Salles algo impensável naquele tempo deu até vida a uma canção, “Campos Salles, Campos Salles,/ É um team de memória / [verso não encontrado] / Deu fumaça no Vitória”, fumaça era equivalente a goleada hoje em dia. Pena que o placar exato não foi encontrado, foi um 4x2 provavelmente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário