quarta-feira, 8 de março de 2017

Flamengo de Itarana


Nome : Associação Recreativa Flamengo Futebol Clube
Data : 08 de março de 1931
Local : Itarana
Estádio : Estádio Municipal Domingos André Coan
Títulos : Campeão do 
Interior 19
51

Campeão Centro Sul 2006
Campeão da Copa Norte 2019
Vice Campeão Copa Norte 2006




Resgate do Flamengo Itarana quando ainda se chamava Figueira Santa Joanna foto 1934




Escudo inédito do Flamengo na década de 50



Escudo utilizado por muitos anos pelo Flamengo de Itarana




Escudo utilizado varias vezes no time máster do Flamengo


Este modelo foi utilizado no vice campeonato da Copa Norte de 2006


Refletores inaugurados em 2016


Em 08 de outubro de 2016, foi inaugurado o Estádio Municipal Domingos André Coan. O Campo foi reconstruído com recursos municipais de Itarana no antigo Campo do Flamengo. Durante o evento foram realizados jogos de futebol com as equipes de futebol veterano Pedra Alegre e Fluminense Laranja da Terra e entre as equipes do Flamengo e Nacional. Também foi realizada uma exposição com fotografias e troféus do Flamengo Futebol Clube.


Fundado em 08 de março de 1931 a Associação Recreativa Flamengo Futebol Clube em Itarana nem precisa explicar de onde veio a inspiração! Mas também já assumiu a identidade de Flamengo Futebol Clube Itarana.
O clube rubro negro tem muita tradição no futebol do Centro Sul capixaba, disputa várias competições amadores no time principal e nas categorias de base.

O campo do Flamengo como era conhecido onde hoje é o Estadio Municipal recebeu uma grande vantagem em 18 de outubro de 1967, foi assinada a Norma: Lei - 26/1967, com a seguinte Ementa: Fica isentos das taxas de LUZ, os Templos de qualquer natureza, os Grupos Escolares, o Ginásio, o Salão Paroquial e a Delegacia de Polícia, assim como, a Casa Paroquial e o Posto do DENERu, ou seja, repartições federais e estaduais, inclusive a Associação Recreativa Flamengo Futebol Clube no Município de Itarana.

Reformas no campo do Flamengo que passou se chamar Estádio Municipal Domingos André Coan, após a reforma orçada no valor de 485.500,00 de reais. 
Na foto temos de pé : Augusto, Chico, Firmino, Delair, Maçarico, Humberto e Zezito. Agachados temos Negrinho, Olival, Wilson, Gildo e Peroca o mascote é desconhecido. Esta foto é de 1951 quando o Flamengo era campeão do interior em uma competição entre times do Espírito Santo e de Minas Gerais. Nesta época o time era comandado por uma Padre chamado Henrique Zamperetri.

Mas uma história que ninguém gostaria aconteceu em 31 de janeiro de 1971. O Flamengo encarou o Ferroviário de Aimorés/MG em Itarana, os dois times vinham de 3 confrontos consecutivos todos terminados em empate, esta era a chamada "Negra", termo muito popular no futebol utilizado como sendo a partida decisiva. O time mineiro saiu na frente, e com decorrer da partida o Flamengo não conseguia o empate e o Ferroviário jogava para segurar o 1x0. Eis que José Carlos o árbitro da partida que era de Aimorés, assinala gol de Abel após embolo com goleiro adversário, mas volta atrás e anula o gol de empate do Flamengo após sofrer pressão de seus conterrâneos, Abel era ponta de lança do Flamengo revoltado partiu para a agressão, depois de muita discussão, José Carlos volta a validar o gol, agora eram os ferroviários que se revoltavam. 
Em meio esta confusão a torcida invade o campo e parte para cima do árbitro, nisso uma confusão generalizada acontece, torcedor briga com jogador, jogador com jogador, torcedor com polícia (que eram poucos). No final das contas um saldo triste, Ladislau Pereira técnico do Ferroviário que foi agredido  acaba falecendo, isso gera uma grande polêmica acerca do que realmente acontece neste dia trágico. Morte causada pelas agressões ou infarto causado pelo stress da confusão?
Ladislau vinha do Industrial de Linhares que disputava competições amadoras e profissionais em solo capixaba, tinha fama de ser valente e criador de caso não levava desaforo para casa, isso gerou  muitas especulações sobre o que realmente causou a sua morte.

As duas visões da confusão serão colocadas frete a frente.


Ponto de vista de Itarana

O dia era de festa, a partida marcada para às 15 horas contava com cerca de 3 mil presentes, era a posse do novo prefeito de Itarana, mas na partida o Ferroviário fez 1x0 e depois disso apelou para a violência, o Ferroviária "baixava o sarrafo" no Flamengo, apesar disso o time capixaba seguia tentando jogar futebol sem revidar a violência rival. 
Já na 2ª etapa Abel sobe de cabeça dividindo jogada com o goleiro do Ferroviário a bola espirra e o próprio Abel empurra para o fundo das redes, os ferroviários indignados pedem falta e acuam José que acaba invalidando o gol, então são os flamenguistas que partem para acua-lo indignados, com a pressão ele volta atrás e valida o gol de Abel. 
Em meio a confusão um beque do Ferroviário chamado Tijolo invadiu o campo para pegar o juiz, Tijolo que havia sido titular anteriormente em Minas mas bateu tanto que sacaram ele do time para não ter confusão e revide do time capixaba, nessa hora Ladislau entrou no bolo para acertar alguém e foi atingido por um tijolo de construção no ombro direito. É a primeira vez que vejo alguém morrer com uma tijolada no ombro. Diz Hélio Toniato. Hélio irmão de Zeferino Xisto Toniato, diretor de futebol do Botafogo/RJ. Falei com o delegado, Ele me pediu um carro, não conseguimos, ele tinha uma semi paralisia  do lado direito, quis ir para Aimorés eu deixei diz o médico Aderbal de Sales médico de Itarana, dono da única Casa de Saúde de Aimorés.

Ponto de vista de Aimorés

Do lado do Ferroviária, a versão é bem diferente. Foram poucos jogadores para a partida, mesmo assim Ladislau treinador confiava na força da equipe que poderia sim vencer o adversário capixaba em sua casa, além dos jogadores e o treinador foram para Itarana, João Garcia Ortega preparador físico, Edgard Afomado e Adolfo Neto cartolas. 
Cerca de uma hora e meia de viagem lá estavam em Itarana. Os donos da casa diziam. "Hoje ou a gente ganha ou perde, mas a parada se decide". No campo de jogo o Ferroviária entrou jogando atrás para buscar espaços nos contra ataques, e foi em uma escapada dessas que abriu o placar. Segurando a vantagem até o intervalo. Ladislau pediu para tocar a bola e segurar o ritmo do jogo, evitar choques e não cair nas provocações nem do Flamengo muito menos da torcida que abarrotava o campo. O Flamengo estava batendo muito, no lance do gol anulado Abel empurrou nosso goleiro fazendo falta e assim conseguiu fazer o gol, quando árbitro anulou ele partiu pra cima dele. Ladislau entrou em campo para proteger o juiz seu conhecido de Aimorés que seria linchado pelos torcedores locais. Antes de chegar próximo onde estava o juiz e os jogadores do Ferroviário levou uma tijolada na cabeça caindo no gramado, depois disso chutaram ele no chão, deram socos e até paulada. Só quando 6 policiais chegaram conseguiram parar as agressões, mas Ladislau já estava em estado grave. Fomos leva-lo à Casa de Saúde mas no meio do caminho resolvemos ir direto para Aimorés, Ladislau morreu já na cidade de Aimorés. 
Causa da morte? Coração? Agressão? Traumatismo craniano? 


Alguns personagens envolvidos na tragédia.


Abel : Ponta de lança semi profissional do Flamengo, nascido em Colatina, agrediu o árbitro após a jogada confusa em que marcou o gol de empate anulado provocando a confusão generalizada.


Aderbal de Sales : Médico dono da única Casa de Saúde de Aimorés, ele quem atendeu Ladislau naquela noite de 31 de janeiro de 1971, foi avisado da chegada às 11 horas da noite, cerca de uma hora mais tarde foi chamado e retornou mas Ladislau já estava morto.





Aimorés : Cidade mineira da Zona do Contestado. Conhecida por ser a terra do coronel BimBim, homem forte que não mandava matar, resolvia seus problemas sozinho, foi até personagem do conto "A hora e a vez de Augusto Matraga" de Guimarães Rosa.

Arí Queirós : Secretário de Segurança do Espírito Santo, determinou envio de tropas da PM para Itarana a fim de dar abertura imediata ao inquérito por um delegado especial.

Dr Baldetto : Delegado de Itarana, 80 anos doente esperando a aposentadoria. Tem sob seu comendo um cabo, um soldado além de uma viatura e uma bicicleta.


Itarana : Cidade capixaba, distante 90 km de Vitória e uma hora e meia de Aimorés. Conhecida pelo Frigorífico Toniato, produz também milho.


Hélio Toniato : Irmão e sócio de Zeferino Xisto Toniato dirigente do Botafogo/RJ nos frigoríficos que são da família e Itarana que era a principal atividade econômica do Município.

José Vieira Malta : Prefeito de Itarana que comemorava sua posse justamente com esta partida. Afirma que fez o possível, tentou arrumar um carro mas eles foram embora com Ladislau.


José Carlos : Árbitro da partida nascido em Aimorés que validou, anulou e validou o gol de Abel.



Dr. Mirabaud :  Diretor da Casa de Saúde de Itarana, onde Ladislau chegou a ser atendido antes da remoção para Aimorés onde veio a falecer. Chegou à Casa de Saúde com paralisia do lado direito.


Em 2019 o Flamengo conquistou a inédita Copa Norte, a final veio contra o Internacional de São Mateus, mas na partida de ida o Mengão perdeu pelo placar mínimo.
Na volta no André Domingos Coan, em Itarana precisava vencer por 2 gol de diferença, mas quem saiu na frente foi o Inter que aos 25 minutos aumentou sua vantagem com  Derival.  A reação começou uma avalanche no fim do primeiro tempo, aos 40 minutos com Allan Gato Seco, quanto Internacional ainda se arrumava em campo quando Ronaldo aos 45 e Rhuan aos 47 viraram ainda na primeira etapa e colocavam no placar o resultado que precisava para conquistar a taça. Veio a segunda etapa mas nada de gols com isso o Flamengo de Itarana conquistava a Copa Norte pela primeira vez em sua história.
















Flamengo em agosto de 1989 no seu antigo campo onde hoje é o estádio reformado.

Atualmente o escudo e uniforme são idênticos aos do Flamengo a única diferença real é o nome da cidade de Itarana na parte frontal.


Algumas das várias conquistas do Flamengo, que tem sucesso no futebol amador em sua  região. Entre elas o título de Campeão do Interior 1951,
Campeão Centro Sul 2006 e o Vice Campeão Copa Norte 2006. Na imagem o time campeão de 2019







10 comentários:

  1. Boa noite
    Gostaria de saber se alguém tem fotos de de quando o Flamengo do rio jogou cobcon o Flamengo de itarana.
    Meu pai jogou.
    Gostaria de ter essa lembrança.
    (27)99940-1649

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ficar devendo por enquanto mas se encontrar algo entramos em contato.

      Excluir
  2. sou edson eu joguei no flamengo de itarana nos meados de 1995 com bananinha e lelio borges fomos campeoes invicto queria saber se voces tem fotos ou videos nesse tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia edson sou de Itarana falei com o bananinha. Ele quer seu número. O meu é 27997210775

      Excluir
  3. na verdade foi em 1996 para mim seria uma hora ver relembrar desse momento manda para esse imail ficarei aguardandoficam com Deus cidade linda que marcou minha vida.

    ResponderExcluir
  4. Itarana eu e minha familia te Amamamos

    ResponderExcluir
  5. Prezados;
    Joguei neste time junto com o Helio , Delmo, Aristeu Couvre , dentre outros. O Delmo tem estas fotos que forneci ao mesmo.
    Caso interessa compor esta pagina , sugiro entrar em contato com ele
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. SAUDADES DO GRANDE FUTEBOL INTERIOR DO NORTE DO E SANTO ESSA PORCARIA FEDERACAO NAO FAZEM NADA PREFEITURAS INCAPAZES PRA MELHORAR A QUALIDADE VIDA DOS JOVENS

    ResponderExcluir
  7. Falta apoio no esporte nas periferias para revelar talentos e diminuir violência e o abandono aos estudos

    ResponderExcluir