domingo, 1 de janeiro de 2017

Sport Club Campinho

Nome : Sport Club Campinho
Data : 01 de janeiro de 1923
Local : Domingos Martins
Estádio : Estádio Doutor Arthur Gerhardt



Modelo quando Campinho usava verde e branco 


Este modelo foi utilizado no estádio do Campinho na década de 90





Em 2023 foram lançados dois modelos em homenagem ao centenário do clube




Uma data comemorativa para poucos no futebol capixaba, chegar ao centenário em atividade, Campinho está nesta lista que conta por exemplo com Vitória, Rio Branco e Estrela do Norte.






Estádio Doutor Arthur Gerhardt

Em 1º de janeiro de 1923 foi fundado o Sport Club Campinho em Domingos Martins, embora não seja uma equipe profissional tem muita tradição no Espírito Santo, sua base é sempre bem treinada e organizada disputando competições por todo estado em todas as categorias.


Muitos atletas se destacaram no clube ao longo destes 91 anos, alguns com projeção nacional e até internacional, exemplos de Carlos Germano, que jogou no Vasco da Gama e fez parte da seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1998, Hans Christian, jogador do Chemnitzer FC da Alemanha, e Jean Huber, jogador da base do Cruzeiro. 
São várias conquistas, entre elas tricampeonato Municipal de Domingos Martins 2011, 2012 e 2013 no titular, 2012 e 2018 no Municipal de Domingos Martins aspirantes, campeão Copa A Gazetinha 2013, Campeão Copa A Gazetinha Nacional 2014
 e Campeão Copa A Tribuna 2010 nas categorias de base.


O “Leão dos Alpes” foi criado pelos irmãos Nelson, Gastão e Jorge Farias Santos, tinha como primeiro uniforme nas cores verde e branca, com listras verticais nas camisas, meiões e calções. Em 1931, as cores atuais (vermelho e preto) foram instituídas através de um regimento no estatuto do time.
O primeiro campo do clube ficava localizado na propriedade da família Koehler, nas imediações da Avenida Koehler. 




Sport Club Campinho em foto rara de 1925

Matéria do Diário  da Manhã de 25 de julho de 1935 com Alfredense x Campinho confronto histórico reunindo dois dos times mais antigos do Espírito Santo, Alfredense que se tornou Alfredo Chaves e carrega honra de ser o primeiro clube fundado oficialmente no Espírito Santo e o Campinho um dos únicos times que passaram dos 100 anos sem fechar as portas no estado. 

Em 1934, com o objetivo de ampliar a área para a prática do futebol, o presidente do clube Dr. Arthur Gerhardt e outros dirigentes requereram junto à prefeitura a área onde se encontra o atual estádio do clube.
O nome do estádio da equipe, Doutor Arthur Gerhardt, é uma homenagem ao primeiro presidente do clube, que consta em documentos. Arthur era médico e presidiu a instituição de 1931 até o ano de seu falecimento, em 1954. Sua gestão ficou marcada pela elaboração do estatuto do clube.


Presidente do clube entre 1973 e 1975, Eden Schwambach contou sobre a passagem de Garrincha ao estádio do clube. “Duas empresas patrocinaram a vinda de Garrincha para um jogo amistoso contra a equipe do Linhares. Ele fez o gol da vitória do Campinho”, lembrou. Outro fato marcante da administração de Eden foi o aterramento do campo com a terra que foi retirada do local onde hoje se situa o hospital do município.


Com o objetivo de promover uma maior mobilização e participação do torcedor junto ao clube, o Sport Club Campinho organizou algo inédito, o 1º Torneio Sócio Torcedor denominado Troféu Ivandra Luiz Velten (Vandinha). Ele colocou os sócios do clube para serem os protagonistas em campo ao invés da arquibancada.

O intuito deste campeonato foi reestruturar o espaço do clube e mostrar as atividades esportivas que podem ser desenvolvidas lá, para mostrar ao público que é vantajoso se tornar sócio do clube”, afirma Emanuel Mayer, um dos organizadores do torneio. 


O Campinho um dos mais antigos do estado em atividade disputou uma partida com o clube mais antigo do futebol capixaba, o Alfredense Football Club primeira equipe fundada no Espírito Santo em 1910. O amistoso ocorreu em 1935 em Alfredo Chaves, a partida começou com 1 minuto de silêncio devido falecimento de Gasualdo Saudino antigo diretor do Alfredense. O Campinho saiu dando o ponta pé inicial e não se retraia na defesa e atacava o Alfredense francamente com isso o time dono da casa em uma destas investidas do visitante aproveitou o espaço, abriu o placar indo para o intervalo vencendo por 1x0.

Na volta do intervalo por volta dos 10 minutos o Campinho empata com Octavio chutando de longe, Arthur fez o 3º gol da partida e novamente deixava o primeiro time capixaba na frente. O Campinho mesmo com as dificuldades de ter que até trocar o goleiro por lesão chega ao empate com Mario Telles de pênalti. Mas antes do fim da partida Arthur marca novamente e coloca o Alfredense em vantagem novamente e assim se encerra a partida com Alfredense 3 gols contra 2 do Campinho.
Eurico Bonacossa foi o melhor jogador do Alfredense, Jorge também se destacou, Arnobio treinou bem os donos da casa também merecendo destaque, Arthur com os dois gols também foi grande destaque marcando dois tentos. No Campinho Walter defensor foi o maior destaque, Octavio também foi um ótimo jogador em campo, ambos goleiros do Campinho também forma muito bem.   


Campinho tem várias equipes rivais, principalmente as de Marechal Floriano, Apolo, Marechal Floriano e América, que  eram todos da mesma localidade por tanto a rivalidade era ferrenha.
Para se ter idéia do tamanho da rivalidade, em 1948 em um jogo de futebol entre as equipes do Campinho e Marechal Floriano, ocorreu uma briga tão feia que o campo foi fechado para a prática do futebol, por seu proprietário, o Sr. José Henrique Pereira.  
O futebol só retornou ao campo em 1956, graças a um policial com o nome de Darly Simões junto com José Carlos (Cacau) e Osmar, que pediram autorização ao Sr. José Henrique Pereira para reabri-lo. 
O América Futebol Clube de Marechal é tido como maior rival do Campinho, essa rivalidade é tão grande que certa vez após uma partida entre América e Campinho no Estádio do Campinho, uma torcedora do América saindo sozinha do estádio foi encurralada por torcedores do dono da casa, sorte dela que uma torcedora do Campinho evitou algo de pior. Mas o que motiva essa rivalidade? 

É simples…América e Campinho eram ambos de Domingos Martins, pois o município de Marechal Floriano só foi emancipado em 1991 por isso tanta rivalidade e tantas confusões. (Em 30 de Junho foi feito o plebiscito. Em 31 de outubro os Distritos de Marechal Floriano e Araguaia Emanciparam de Domingos Martins, pela Lei 4571/91.)

Sobre seu Estádio o  Doutor Arthur Gerhardt, é localizado na cidade de Domingos Martins região serrano do estado, é uma homenagem ao primeiro presidente do clube, Arthur era médico e presidiu a 1934 até 1954 ano em que faleceu. Participou ativamente do estatuto do clube.

Em 2014 o Estádio recebeu partidas oficias durante a campanha do Sport Linharense que se chamava Sport Capixaba que inclusive conquistou o título de campeão da Série B e usou o Gerhardt como sua casa.




Em 2016 o Campinho foi campeão Master em Domingos Martins após golear o Brasil de Paraju por 4x0, gols de Kado (2), Valter e Jair contra. 


Escudo do time feminino do Campinho criado a pouco tempo, porém antes deste já existiu time feminino criado em 1984 e treinado por Pedro Carlos Schwambach que pode ser visto na foto abaixo.



Fotos do acervo do clube











Conquistas é o que não falta na história do Leão dos Alpes!

Um torneio em 1965

Panorâmica do Estádio Doutor Arthur Gerhardt

Leão dos Alpes











Nenhum comentário:

Postar um comentário