terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Rionovense Futebol Clube de Alto Rio Novo


Nome : Rionovense Futebol Clube
Fundação : 13 de dezembro de 1939
Local : Alto Rio Novo
Estádio : José Silveiro Colnago



Escudo antigo do clube





Estádio José Silveiro Colnago em dia de jogo


O Rionovense Futebol Clube foi fundado em 13 de dezembro de 1939 por moradores e Desportistas do município de Alto Rio Novo, o povoado de Alto Rio Novo teve início em abril de 1921 após ser povoado por uma expedição de aventureiros em busca de novas fronteiras. A expedição que era liderada por José Marques da Silva e José Ludjério da Silva seguiu a nascente do Rio Bananal e após subir pela Serra da Cangalha no Alto Beija-Flor encontrou um rio chamando-o de Rio Novo. Ali os aventureiros se instalaram com suas famílias e o povoado ganhou o nome de Alto Rio Novo.  Conta-se os mais antigos que Alto Rio Novo estava recebendo muitos imigrantes de outros estados, principalmente Rio de Janeiro e Minas Gerais e precisando de lazer aos domingos, visto que trabalhavam de segunda à sábado, então resolveram fundar um clube de futebol, mas tinha um problema muito grande, não possuía campo  na região para prática de futebol, mas tinha um local aberto para fazê-lo, visto que a geografia do município é acidentada, procurando locais nos arredores do distrito, acharam um local plano que daria para fazer o campinho, fizeram mutirão, derrubaram árvores, tiraram as madeiras com juntas de bois e limparam o terreno, aterraram, nivelaram à base da enxada  e enxadão. O campo estava pronto (hoje funciona a praça dos 3 poderes, executivo, legislativo e judiciário).  
No dia 13 de dezembro de 1939, dia de Santa Luzia, uma quarta feira reuniram-se os moradores locais e fizeram um time de futebol e deram nome de Rionovense Futebol Clube, em atividade até hoje, inclusive é o campeão municipal invicto, versão 2011, seu primeiro jogo foi contra o time do distrito de Vila Verde, Município de Pancas, estreou com vitória 2×1 gols de Sr Juquinha (José Silveiro Colnago) que foi um dos fundadores do clube juntamente com Euclides (Euclidão). 



Campo José Silveiro Colnago Alto Rio Novo, homenagem a um dos fundadores da equipe.

Em Janeiro de 1989, reuniram os principais desportistas de Alto Rio Novo, para reestruturar o futebol, e ficou decidido que o clube teria estatuto, diretoria, e modificação em sua cores e escudo. 
Em 12 de janeiro de 1990, foi empossada a nova diretoria. Presidente o Sr Nilson José Jandre, vice presidente Sr Wilson Luiz de Oliveira, primeiro secretário Walter Jose da Silva, segundo secretário Sr João Monteiro Filho, primeiro tesoureiro Sr Gilmar Belchor de Lima, segundo tesoureiro Sr Marcos Antônio Venturim Faria, na mesma reunião foi aprovado o estatuto, ao qual está registrado no cartório do 2º ofício, na comarca de Pancas, Espírito Santo. 





A criação do estatuto teve a colaboração das seguintes  pessoas : Marcos Antônio Venturim Faria, João Monteiro Filho e Walter José da Silva, ficou determinado que suas cores seriam vermelha, azul e branca, em seguida foi apresentado e aprovado o escudo do clube (criado por Waltinho). 
Foi registrado como Associação na Receita Federal com o número de CGC hoje CNPJ 31.798.564/0001-45, de janeiro de 1989, até os dias de hoje, todos os jogos estão registrados em livros, em poder de Walter José da Silva Sr Waltinho (técnico e presidente da equipe no momento desta matéria ser escrita).
Passaram pelo clube vários jogadores de nível nacional, destaque para o goleiro Dico que defende o Remo/PA por 11 anos (1972-1982) disputou 118 partida em Campeonatos Brasileiros da Série A na década de 70. Celsinho goleiro com destaque no Itumbiara Esporte Clube/GO na década de 70. Geraldo Magela, lateral esquerdo e volante que passou por vários clubes, como Santos de Barra de São Francisco/ES, Estrela do Norte/ES, Guaratinguetá/SP entre outros. Muitos bons jogadores passaram pelo tricolor, mesmo sem chances em times profissionais se destacaram nos clubes de cidades vizinhas e foram campeões nas suas regiões. 

Hoje o clube está investindo nas categorias de base, e está colhendo frutos com o trabalho que o “professor” Michael está desenvolvendo. Teve  e tem muitos torcedores ilustres, dentre eles cabe destacar o já falecido Bino (década de 90 e 2000) que não media esforços para acompanhar o clube onde quer que fosse. Para o futuro será criado o site oficial do clube com história, fotos antigas e recentes, e muitas histórias engraçadas de seus jogadores e torcedores. Aguardamos. 



Dico em ação no Clube do Remo










Nenhum comentário:

Postar um comentário