domingo, 1 de janeiro de 2017

Grêmio Esportivo São Domingos

Nome : Grêmio Esportivo São Domingos
Fundação : 01 de janeiro de 1957
Local : São Domingos do Norte
Estádio : Municipal Orlando Dalmaso
Títulos : Campeão Copa Norte 2006 e 2007



Outro modelo também muito utilizado pelo tricolor



Este belo modelo encontrado em um uniforme de jogo em 1953




Estádio Municipal Orlando Dalmaso


São Domingos do Norte é uma cidade do interior do Espírito Santo localizada na Região Norte, lá em 1º de janeiro de 1957 foi fundado o Grêmio Esportivo São Domingos, equipe que disputa competições amadoras a nível municipal e estadual. 

Algo curioso é que o time São Domingos é mais antigo que o próprio município de São Domingos do Norte, pois apenas em 1º de janeiro de 1993 a cidade conquistou emancipação de Colatina passando a ser um município.
Entre as conquistas sem dúvidas as mais exaltadas e comemoradas pela sua torcida são as duas Copas Norte, competição organizada por um dos jornais de maior circulação no Espírito Santo.

primeira em 2006,  na campanha do título da Copa Norte o Grêmio encarou o São Gabriel da Palha na Semi final após boa campanha na 1ª fase e classificação nas Quartas de final. 
Na partida de ida em São Gabriel da Palha saiu com a vitória de 2x1, e na volta jogando diante de sua torcida que compareceu em bom número , aproximadamente  1.350 pagantes com gol de Júnior Rosa venceu por 1x0 e partiu para a decisão contra o Itarana.
A partida decisiva aconteceu em 25 de junho no Estádio  Orlando Dalmaso em São Domingos do Norte, cerca de 2.500 pessoas prestigiaram a final que começou eletrizante, logo aos 4 minutos Eduardo fez 1x0 para o Grêmio, aos 11 veio o 2º gol do tricolor com Índio após cruzamento de Júnior Rosa. A torcida local era pura empolgação quando aos 16 Fofão diminuiu para o Itarana, a torcida se calou momentaneamente. A partida já estava no meio do segundo tempo quando aos 29 minutos, Alex Gomes, do São Domingos, e Lézio Franco do Itarana se estranharam e foram expulsos pelo árbitro Evandro
Tomazi. 4 minutos depois da confusão Buru que havia entrado no lugar de Eduardo faz Grêmio 3x1 para festa da torcida e de China treinador que apostou em Buru. Aos 34 porém novamente o clima de preocupação pairou sobre o Orlando Dalmaso com a expulsão de Richard após levar o segundo amarelo tentando simular um pênalti. Agora o Itarana era pressão total em busca de pelo menos 2 gols, aos 39 o Itarana chega ao 2º gol com Daniel. Para
não sofrer o empate com um a menos restou ao Grêmio se fechar todo atrás e realmente usar o ditado futebolístico "Bola para o mato que o jogo é de campeonato", os jogadores do São Domingos começaram a dar chutões para todos os lados, a tática deu certo e o fim da partida com a vitória por 3x2 o Grêmio Sã Domingos levantava o troféu de Campeão da Copa Norte pela primeira vez. Título muito valorizado pois o Itarana vendeu caro esta derrota.
Ao São Domingos além do título teve Júnior Rosa o artilheiro da competição, Deon goleiro sendo eleito o destaque da Copa Norte e a torcida mais animada.



As festa dos jogadores pelo título da Copa Norte 2006


Em 2007 o São Domingos defendendo o título encerrou a 1ª fase líder de sua chave, terminou com 15 pontos em 6 partidas, 5 vitórias 1 derrota, 12 gols marcados contra 7 sofridos. 

Nas semi finais o adversário foi o Laranja da Terra, o São Domingos passou empatado fora e vencendo em casa. 
Na grande final o tradicional Santos de Barra de São Francisco o "Terror do Norte" com participações até na Série A do estadual. Na partida de ida em Barra de São Francisco, o Santos foi melhor na primeira etapa e aos 35 minutos  o atacante Binha fez 1x0 Santos, mas nem deu tempo de comemorar muito pois Índio com passagens por Desportiva, Serra e tantos outros clubes cruzou e Gustavo empatou aos 40 minutos, o gol exaltou os ânimos e no final do primeiro tempo houve um princípio de tumulto entre os jogadores, que teve que ser contido pela Polícia Militar, na 2ª etapa a rede não balançou mais deixando a decisão para São Domingos.
Na partida de volta o placar de 1x1 se repetiu em São Domingos , Júnior fez 1x0 para o Santos de pênalti aos 42 do 1º tempo. Na saída para o intervalo, Betinho agrediu o zagueiro Mazinho, do Santos, causando uma confusão generalizada, novamente a PM precisou fazer intervenção igual na ida, ambos foram expulsos pelo árbitro João Luiz Oliveira. Mesmo sem o seu principal atacante, o time da casa colocou pressão no adversário e empurrado pela torcida que lotou o estádio, chegou ao empate de pênalti  de Fabiano em Dedé, que Gustavo converteu aos 25 minutos, fim de jogo em 1x1. Com isso a decisão foi para os pênaltis. Gean, Gustavo e Dedé converteram para o São Domingos, Dênis se tornou o herói do título ao catar os penais de Samarone, Fabiano e Careca do Santos, “Eu nunca saio antes. Olho o posicionamento do jogador e espero pelo chute. É preciso também ter sangue frio na hora”. Afirmou Dênis. Já o veterano Índio, 37 anos, que conquistou o bicampeonato da Copa Norte, não pensa em
pendurar as chuteiras tão cedo e elogiou a torcida da casa. “A torcida empurrou o time”, disse ele. Com isso o São Domingos venceu por 3x2 e comemorou o bi campeonato da Copa Norte 2006-2007, Índio, Betinho, Alex Passos e Nenzão, e  Dedé eram alguns dos jogadores que reforçavam o São Domingos todos com carreiras de sucesso no futebol profissional capixaba.


2007 a história se repete São Domingos levantando a taça.

O Grêmio São Domingos tem rivalidades ferrenhas com equipes de cidades vizinhas, São Gabriel da Palha, Águia Branca, Colatina, Pancas, Vila Pavão, Governador Lindemberg e Rio Bananal, são jogos pegados que a torcida gremista sempre comparece, como em 2006 quando derrotou o Itarana na final da Copa Norte a torcida foi em peso até Itarana também.

Entre elas, uma rivalidade muito grande que destacamos aqui é contra o Guarany de Águia Branca, é tanta rivalidade que na Copa Norte de 2007 por exemplo em uma partida no Estádio Adelino Rodrigues Alves em Águia Branca a Polícia Militar fez cordão de isolamento entre as torcidas a fim de evitar alguma confusão. Na campanha de 2007 o São Domingos enfrentou o Guarany duas vezes na primeira fase e levou a melhor nas duas, a primeira vitória por 3x1 em plena casa do rival, já na 2ª vitória teve um gosto especial, na última rodada do returno o São Domingos chegava classificado por antecipação, e o Guarany com 7 pontos brigava pela 2ª vaga com o Santos de Barra de São Francisco, precisando da vitória de qualquer jeito o Guarany começou ver a vaga ir embora ao sofrer 1x0 logo aos 5 minutos com Fabinho. Aos 25 a coisa ficou ainda pior quando Betinho de falta fez 2x0. Aos 29 Neguinho descontou para o Guarany, mas ficou por ai a reação, com a vitória o Grêmio chegava a melhor campanha da 1ª fase e de quebra eliminava um grande rival.



Partida entre São Domingos e um de seus grandes rivais, o Guarany de Águia Branca no Estádio Adelino Rodrigues Alves em que o  São Domingos venceu de forma convincente por 3x1 de virada dos donos da casa pelo turno em 2007 na campanha do bi campeonato da Copa Norte.



Gol de Betinho na vitória do Grêmio por 2x1 sobre o Guarany no returno no Estádio Orlando Dalmaso


Grêmio em Conceição da Barra no ano de 1958

Grêmio ano de 1966










3 comentários:

  1. Tenho fotos do grêmio de São Domingos do norte da copa norte 2006.
    Se precisar para o acervo entra em contato do watzap 27 999784938.

    ResponderExcluir