Nome : Grêmio Esportivo São Domingos
Fundação : 01 de janeiro de 1957
Local : São Domingos do Norte
Estádio : Municipal Orlando Dalmaso
Títulos : Campeão Copa Norte 2006 e 2007
|
Outro modelo também muito utilizado pelo tricolor |
Este belo modelo encontrado em um uniforme de jogo em 1953 |
Estádio Municipal Orlando Dalmaso |
São Domingos do Norte é uma cidade do interior do Espírito Santo localizada na Região Norte, lá em 1º de janeiro de 1957 foi fundado o Grêmio Esportivo São Domingos, equipe que disputa competições amadoras a nível municipal e estadual.
Algo curioso é que o time São Domingos é mais antigo que o próprio município de São Domingos do Norte, pois apenas em 1º de janeiro de 1993 a cidade conquistou emancipação de Colatina passando a ser um município.
Entre as conquistas sem dúvidas as mais exaltadas e comemoradas pela sua torcida são as duas Copas Norte, competição organizada por um dos jornais de maior circulação no Espírito Santo.
A primeira em 2006, na campanha do título da Copa Norte o Grêmio encarou o São Gabriel da Palha na Semi final após boa campanha na 1ª fase e classificação nas Quartas de final.
Na partida de ida em São Gabriel da Palha saiu com a vitória de 2x1, e na volta jogando diante de sua torcida que compareceu em bom número , aproximadamente 1.350 pagantes com gol de Júnior Rosa venceu por 1x0 e partiu para a decisão contra o Itarana.
A partida decisiva aconteceu em 25 de junho no Estádio Orlando Dalmaso em São Domingos do Norte, cerca de 2.500 pessoas prestigiaram a final que começou eletrizante, logo aos 4 minutos Eduardo fez 1x0 para o Grêmio, aos 11 veio o 2º gol do tricolor com Índio após cruzamento de Júnior Rosa. A torcida local era pura empolgação quando aos 16 Fofão diminuiu para o Itarana, a torcida se calou momentaneamente. A partida já estava no meio do segundo tempo quando aos 29 minutos, Alex Gomes, do São Domingos, e Lézio Franco do Itarana se estranharam e foram expulsos pelo árbitro Evandro
Tomazi. 4 minutos depois da confusão Buru que havia entrado no lugar de Eduardo faz Grêmio 3x1 para festa da torcida e de China treinador que apostou em Buru. Aos 34 porém novamente o clima de preocupação pairou sobre o Orlando Dalmaso com a expulsão de Richard após levar o segundo amarelo tentando simular um pênalti. Agora o Itarana era pressão total em busca de pelo menos 2 gols, aos 39 o Itarana chega ao 2º gol com Daniel. Para
não sofrer o empate com um a menos restou ao Grêmio se fechar todo atrás e realmente usar o ditado futebolístico "Bola para o mato que o jogo é de campeonato", os jogadores do São Domingos começaram a dar chutões para todos os lados, a tática deu certo e o fim da partida com a vitória por 3x2 o Grêmio Sã Domingos levantava o troféu de Campeão da Copa Norte pela primeira vez. Título muito valorizado pois o Itarana vendeu caro esta derrota.
Ao São Domingos além do título teve Júnior Rosa o artilheiro da competição, Deon goleiro sendo eleito o destaque da Copa Norte e a torcida mais animada.
As festa dos jogadores pelo título da Copa Norte 2006 |
Em 2007 o São Domingos defendendo o título encerrou a 1ª fase líder de sua chave, terminou com 15 pontos em 6 partidas, 5 vitórias 1 derrota, 12 gols marcados contra 7 sofridos.
Nas semi finais o adversário foi o Laranja da Terra, o São Domingos passou empatado fora e vencendo em casa.
Na grande final o tradicional Santos de Barra de São Francisco o "Terror do Norte" com participações até na Série A do estadual. Na partida de ida em Barra de São Francisco, o Santos foi melhor na primeira etapa e aos 35 minutos o atacante Binha fez 1x0 Santos, mas nem deu tempo de comemorar muito pois Índio com passagens por Desportiva, Serra e tantos outros clubes cruzou e Gustavo empatou aos 40 minutos, o gol exaltou os ânimos e no final do primeiro tempo houve um princípio de tumulto entre os jogadores, que teve que ser contido pela Polícia Militar, na 2ª etapa a rede não balançou mais deixando a decisão para São Domingos.
Na partida de volta o placar de 1x1 se repetiu em São Domingos , Júnior fez 1x0 para o Santos de pênalti aos 42 do 1º tempo. Na saída para o intervalo, Betinho agrediu o zagueiro Mazinho, do Santos, causando uma confusão generalizada, novamente a PM precisou fazer intervenção igual na ida, ambos foram expulsos pelo árbitro João Luiz Oliveira. Mesmo sem o seu principal atacante, o time da casa colocou pressão no adversário e empurrado pela torcida que lotou o estádio, chegou ao empate de pênalti de Fabiano em Dedé, que Gustavo converteu aos 25 minutos, fim de jogo em 1x1. Com isso a decisão foi para os pênaltis. Gean, Gustavo e Dedé converteram para o São Domingos, Dênis se tornou o herói do título ao catar os penais de Samarone, Fabiano e Careca do Santos, “Eu nunca saio antes. Olho o posicionamento do jogador e espero pelo chute. É preciso também ter sangue frio na hora”. Afirmou Dênis. Já o veterano Índio, 37 anos, que conquistou o bicampeonato da Copa Norte, não pensa em
pendurar as chuteiras tão cedo e elogiou a torcida da casa. “A torcida empurrou o time”, disse ele. Com isso o São Domingos venceu por 3x2 e comemorou o bi campeonato da Copa Norte 2006-2007, Índio, Betinho, Alex Passos e Nenzão, e Dedé eram alguns dos jogadores que reforçavam o São Domingos todos com carreiras de sucesso no futebol profissional capixaba.
2007 a história se repete São Domingos levantando a taça. |
O Grêmio São Domingos tem rivalidades ferrenhas com equipes de cidades vizinhas, São Gabriel da Palha, Águia Branca, Colatina, Pancas, Vila Pavão, Governador Lindemberg e Rio Bananal, são jogos pegados que a torcida gremista sempre comparece, como em 2006 quando derrotou o Itarana na final da Copa Norte a torcida foi em peso até Itarana também.
Entre elas, uma rivalidade muito grande que destacamos aqui é contra o Guarany de Águia Branca, é tanta rivalidade que na Copa Norte de 2007 por exemplo em uma partida no Estádio Adelino Rodrigues Alves em Águia Branca a Polícia Militar fez cordão de isolamento entre as torcidas a fim de evitar alguma confusão. Na campanha de 2007 o São Domingos enfrentou o Guarany duas vezes na primeira fase e levou a melhor nas duas, a primeira vitória por 3x1 em plena casa do rival, já na 2ª vitória teve um gosto especial, na última rodada do returno o São Domingos chegava classificado por antecipação, e o Guarany com 7 pontos brigava pela 2ª vaga com o Santos de Barra de São Francisco, precisando da vitória de qualquer jeito o Guarany começou ver a vaga ir embora ao sofrer 1x0 logo aos 5 minutos com Fabinho. Aos 25 a coisa ficou ainda pior quando Betinho de falta fez 2x0. Aos 29 Neguinho descontou para o Guarany, mas ficou por ai a reação, com a vitória o Grêmio chegava a melhor campanha da 1ª fase e de quebra eliminava um grande rival.
Grêmio em Conceição da Barra no ano de 1958 |
Grêmio ano de 1966 |
Ajudou muito na minha pesquisa!
ResponderExcluirQuem bom,esta é a nossa intenção, abraço.
ExcluirTenho fotos do grêmio de São Domingos do norte da copa norte 2006.
ResponderExcluirSe precisar para o acervo entra em contato do watzap 27 999784938.