domingo, 1 de janeiro de 2017

Comercial de Alegre

Nome : Comercial Atlético Clube
Data : 1º de janeiro de 1927
Local : Alegre
Estádio : Arsílio Caiado Ferreira
Títulos : Campeão Sulino 1951
Campeão do Interior 1961
Campeão Torneio Início 1974

Modelo anterior que o time comercialino já utilizou







Dados do Estádio :
Nome : Arsílio Caiado Ferreira
Local : Rua 13 de Maio 256, Alegre.
Proprietário : Comercial Esporte Clube
Inauguração : 3 de março de 1929
Inauguração da iluminação : 8 de maio de 1998
Capacidade : 2.500 pessoas aproximadamente.

Em 1º de janeiro de 1927 era criado em Alegre, Sul do Espírito Santo o Comercial Atlético Clube, mais conhecido como Comercial de Alegre, Arsílio Caiado Ferreira é o seu Estádio, um dado sensacional é que o Comercial conta com aproximadamente 1500 sócios, além de possuir um estádio o clube possui uma sede social com piscina, quadra poliesportiva, sauna, fazendo com que mesmo afastado de competições oficias o clube tenha mais sócios que muito clube de série B, C e D do Brasileiro.

No profissional o clube disputou a série A capixaba de 1993 até 2000 consecutivamente.
Destacar os títulos no profissional conquistados pela equipe alegrense, Campeonato Sulino de 1951, Campeão de profissionais Interior 1961 e Campeão do Torneio Início em 1974.

O Estádio
Conhecido como Campo do Comercial, o Estádio Arsílio Caiado Ferreira foi inaugurado em 03 de março de 1929 na administração do Presidente que dá nome ao estádio. 
Entre 1996 e 1997 na administração do Presidente Mário Cezar Machado (Marinho), foi reconstruído após a enchente em 31 de dezembro de 1995  que danificou muito seriamente o estádio.
Em 08 de maio de 1998 inaugurou serviço de iluminação também na administração do Presidente Mário Cezar Machado (Marinho).

A casa do Comercial já viu de perto os maiores clubes do estado como Desportiva, Rio Branco e Vitória, além de clubes do Rio de Janeiro como Fluminense, Botafogo, São Cristóvão, Flamengo, Bangu, Bonsucesso e Madureira.



O Comercial recebeu o Fluminense/RJ para uma partida amistosa, o jogo ocorreu em 28 de maio de 1955 no Arsílio Caiado, o placar foi um 6x1 para o clube carioca.
O homenageado que dá nome ao estádio


Comercial nos estaduais.

1993 a estréia na Série A, o Comercial fez uma campanha surpreendente, chegou até as semi finais da competição, fez partidas interessantes na competição, vitórias contra Estrela do Norte em casa por 3x2, derrotou o Atlético em Jerônimo Monteiro por 2x0, derrotou o Castelo e casa por 3x1, conseguiu empates com Rio Branco e Rio Pardo por 0x0 fora de casa, com a boas campanha avançou para a 2ª fase. Nas quartas de final o Comercial foi responsável por uma grande zebra, derrotou a Desportiva em pleno Engº Araripe por 2x0 deixando a vantagem que já era grande ainda maior, na volta o Comercial suportou a grande pressão grená, e mesmo com a derrota por 2x0 avançou por ter melhor campanha, parou nas semi finais mas deixou ótima impressão. Em 1992 o vice campeão havia sido outro Comercial, este de Muqui após derrota para a Desportiva na final.

Em 1994 o Comercial jogava melhor fora de casa que no Arsílio Caiado, fora de seus domínios derrotou Linhares 1x0, Mariano em Aracruz por 2x1, Rio Branco no Kleber Andrade por 1x0, Rio Pardo em Iúna por 1x0 e o Vitória no Salvador Costa por 1x0, foram 5 vitórias fora de casa e 7 vitórias em casa, encerrou com  35 pontos em 30 partidas, 12 vitórias, 11 empates e 7 derrotas, 25 gols marcados contra 21 sofridos. Na classificação geral o Comercial ficou em 5º lugar 11 pontos atrás da Desportiva líder e campeã, neste ano a competição foi em turno e returno pontos corridos mesmo modelo do Campeonato Brasileiro atualmente.

Em 1995 o Comercial disputou a 1ª fase no Grupo B ao lado de outras 8 equipes jogando em turno e returno, ao final da 1ª fase 6 equipes de cada grupo avançavam a fase seguinte, o Comercial passou aperto para avançar, a classificação só foi alcançada na última rodada com a vitória por 3x1 sobre o Rio Pardo em Alegre.
Na 2ª fase o Comercial enfrentaria outras 6 equipes em turno e returno onde as duas melhores avançavam, o clube caiu na Chave C com Desportiva, Mimosense, Vitória, Colatina e Rio Pardo. 
As duas derrotas nas rodadas iniciais foram cruciais para o seguimento da fase, 3x0 para o Mimosense em Mimoso do Sul e 4x0 para a Desportiva no Arsílio Caiado. Venceu o Vitória por 1x0 em casa mas acabou perdendo na rodada seguinte para o Colatina por 3x0. Depois de nova derrota por 3x0, esta no Engº Araripe o Comercial reagiu e não perdeu mais, empatou com o Vitória em 0x0 na capital, derrotou o Colatina no Justiniano por 4x3 em partida cheia de reviravoltas e 1x0 no Rio Pardo em casa, mas a reação veio tarde demais e o Comercial ficou de fora da semi final.

Em 1996 o pior desempenho até então, o Comercial chegou a última rodada com apenas 4 vitórias em 15 jogos, isso deixava a equipe de Alegre com 14 pontos empatados com Mimosense, São Mateus com 12, o Vitória com 11 pontos todos brigando contra o rebaixamento. 
O Comercial dependia apenas de seu resultado, mas quando viu que apenas o Mimosense estava perdendo sua partida ligou o alerta, conseguiu se segurar até o fim e arrancou empate em 0x0 com Rio Branco no Kleber Andrade e escapou do rebaixamento por 1 ponto já que Vitória e Mimosense rebaixados terminaram com 14 pontos. 

No estadual de 1997 o Comercial volta ficar na parte de baixo da tabela, após 22 partidas apenas 3 vitórias, 2x0 sobre Rio Pardo em casa e 2x0 no Estrela do Norte e 1x0 no Vitória ambas fora de casa. A equipe foi apenas a 10ª entre 12 equipes. 

No ano seguinte em 1998 o Comercial não ficou muito longe da parte de baixo da tabela, conquistou apenas 5 vitórias, derrotou o Serra por 1x0, 4x2 no Estrela do Norte e 4x2 no Linhares todas em casa, além de um W.O contra o Mimosense, jogando fora voltou a aprontar com a Desportiva vencendo por  2x0 no Engº Araripe.


Em 1999 entre 12 equipes encerrou em 9º lugar com 7 vitórias em 22 jogos, destaque para as goleadas de 3x0 no São Gabriel e no Rio Branco de Venda Nova e no Nacional em Itaguaçu. 
O risco de rebaixamento foi afastado na penúltima rodada após empate em 1x1 com o Rio Branco no Kleber Andrade igual em 1996. 


Raro registro do Comercial em ação 1999, aqui pela Série A no Engenheiro Araripe diante da Desportiva, mas esta partida ao contrário da do ano anterior terminou com placar desfavorável ao Comercial, derrota por 3x0.
O ano de 2000 marcou de forma melancólica a despedida do Comercial da 1ª divisão estadual, em 22 partidas conquistou apenas uma vitória, no dia 30 de abril no Arsílio Caiado sobre o Aracruz por 1x0, sua última da Série A . 
Sua despedida da Série A foi contra o mesmo Aracruz, ambos chegaram rebaixados nesta rodada e o Comercial perdeu por 3x0 no Eugênio Bitti em 18 de junho. A última partida oficial pela 1ª divisão do estadual foi em 14 de junho de 2000 Comercial 1x2 Vitória. 

Curioso é que o Comercial não disputou a Série B em sua história, é uma raridade um clube ter participações disputado a Série A sem participar da Série B.




Comercial em casa em ação pelo Campeonato Sulino



Master Comercial no Estádio Engenheiro Araripe em Cariacica









Um comentário:

  1. Sou danutiba tive o privilegio d pizar neste gramado em 1971 pelo anutibacontra o comercial d muqui um abraco anutialegrense v c intende ausente com muito orgulho

    ResponderExcluir