segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Centenário Futebol Clube


Nome : Centenário Futebol Clube
Data : 06 de janeiro de 1929
Local : Bairro Praia do Canto, Vitória
Título : Campeonato Capixaba Série B 1956




Outro modelo utilizado nos primeiros anos de vida 

Modelo com as bordas verdes também foi oficial por muitos anos






O Centenário Futebol Clube fundado em 06 de janeiro de 1929 na Praia do Canto em Vitória até hoje sobrevive lutado contra o crescimento urbano e imobiliário. 

Sua sede fica na Reta da Penha em área muito valorizada, o clube hoje é local  apenas de eventos festivos mas nas décadas de 30 e 40 se arriscou no campeonato capixaba de futebol, e aprontou algumas vezes como em 1937 quando goleou o forte Santo Antônio por 4x1, ou em 1940 derrotando o poderoso América 1º campeão capixaba por 2x0, marcou 4x2 no Americano, incríveis 6x3 no Vasco da Gama de Vila Velha. 
Seu grande rival era o Recreio Futebol Clube da Praia do Suá com que fazia o chamado "Clássico da Praia".


Uma curiosidade é que o clube nem sempre foi alviverde, durante um tempo o Centenário foi tricolor, vermelho ,verde e branco, o motivo da mudança ainda é um daqueles mistérios que o futebol capixaba esconde!



Final da década de 30, provavelmente 1939


Em 1936 o Centenário disputou a Série B Capixaba, na verdade era chamado de Campeonato Suburbano onde amadores poderiam disputar e o campeão conquistava a chance de disputar a Série A do ano seguinte. 
O título foi conquistado na última rodada do certame, o Centenário encarava o Portugal e com uma simples vitória levantaria o troféu inédito. 
No 1º tempo Portugal parecia que ofereceria grandes dificuldades ao Centenário, que e foi para o intervalo com a vantagem de 1 a 0 apenas, gol de Getúlio. 
Na segunda etapa o Centenário voltou bem melhor e logo chegou aos 2x0 com Darly, Calabrez marcou o 3º tento do Centenário que com isso conquistava o título em Jucutuquara para alegria de sua torcida que compareceu e soltou foguetes de alegria. O Santos mesmo goleando o Recreio por 4x1 ficou com o vice campeonato devido triunfo do Centenário por 3x0. 



Registro do feito do Centenário campeão capixaba da segunda divisão de 1936


No estadual de 1937 uma partida que merece registro foi o atropelo do Centenário sobre o Americano, no confronto dos alviverdes, Centenário e Americano. Em 10 minutos de jogo o Centenário já vencia por 3x0, Angelim cometeu penal que Calabrez converteu, Bidó pouco depois fez 2x0, Ernesto fez 3x0 , o Americano só chegou ao seu 1º gol quando o Centenário jogava com um a menos através de Theotonio. na 2ª etapa quem esperava reação do Americano viu Getúlio marcar 4x1 e antes do fim Calabrez fez 5x1 Centenário placar final.Centenário jogou com Duyllo, Bomfilho, Amadeo, Theotonio, Bidó, Waldomiro, Calabrez, Getúlio, Domingos, Dady, Eraldo (Sant' Anna).
O Americano foi a campo com Grimaldo (Mario), Clodoaldo, Angelim, Larué, Palita, Theotonio, Aladir, Marcelinho, Anibinha e Itagibe.
Outra vitória expressiva foi diante do Santo Antônio, o Centenário goleou pelo score de 3x0, Caboclinho, Dady e Amadeu (pênalti) fizeram os gols. O Centenário jogou com Duyllo, Eufrosio (Anisio), Theotonio (Luiz), Bidó, Valdereno, Calabrez, Getúlio, Caboclinho, Dadye Amadeu.  

Ainda em 1937 um amistoso interessante registrado foi entre Centenário e Brasil de Cariacica, a vitória foi do clube verde e branco por 3x2 com Calabrez sendo destaque balançando as redes por 3 vezes, Josué e Nito marcara para o Brasil.
Centenário foi a campo com Duyllo, Bomfin, Anisio, Theotonio, Adaneto, Walfredo, Calabrez, Cabral, Getúlio, dady e Amadeu.
Já o Brasil foi com Americo, Sylvino, Clerio, Alfredo, Altamiro, Bigodeiro, Wilsin, fredolino, Josué, Nilo e Osear. Partida em 17 de março de 1937.



Em 1937 Centenário dando trabalho ao Bicho Papão Rio Branco


Registro raro do Centenário em ação em 1940.

Em 1940 O Centenário em 1940 ficou do meio da tabela para trás no estadual, destacando aqui os dois confrontos com o Americano campeão daquele ano, uma vitória por 4x2 no turno, no returno o Americano venceu por 1x0. Duas outras boas vitórias foram 2x0 sobre o América primeiro campeão capixaba e 6x3 sobre o Vasco da Gama.


Aqui um registro da partida entre Centenário e Atlético de Vila Velha pela Série B de 1957. A partida começou em 1957 mas só terminou em 1958, na ocasião Darly Cunha árbitro paralisou a partida em 1º de dezembro de 57 por falta de segurança, por falta de tempo no calendário ela foi finalizada apenas em 1958, e só restavam 5 minutos para o fim da partida, o que poderia acontecer? Carlinhos do Centenário respondeu marcando o gol do empate em 2x2 que foi o placar final e provando que futebol qualquer segundo é importante.
O Centenário foi a campo com Jorge, Marquinhos, Hamilton, Carlinhos, Aderaldo, Paulo, Israel, José Angelo, Waldemar, Getúlio e Ormelino.

O Atlético foi a campo com José Vieira Antônio, Manoel, João Augusto, Osman, José, Ezequiel Nonaldo, Zata , Taciano e Átila.  
Em 1945 o Centenário havia sentido na pele o que é sofrer um gol com apenas 5 minutos de jogo restante, naquela Série B enfrentou o Santa Cruz para finalizar 5 minutos devido a paralisação causa por uma chuva violenta, perdeu por 1x0 sofrendo gol nestes minutos restantes, no mesmo dia enfrentou o Santa Cruz agora pelo returno e perdeu novamente, com isso sofrendo duas derrotas no mesmo dia.



Registro de um dos aniversários do clube.




O "Clássico da Praia" em 1958 teve uma de suas últimas exibições. 
Foi um dos mais movimentados pois ambos lideravam a liderança da Série B com apenas 1 ponto perdido, e o clássico foi clássico literalmente. 
Centenário foi a campo com Edson, Rubens, Marcos, Crispim, Demetrio, João, Carlinhos (Fernando), João Luiz, José Angelo e Morais.
O Recreio foi com Luiz, Alberico, Zambelli, Djalma, Antônio, Douglas (Avanza), José Américo, Ivo, Altamir, José e Frederico.
Gabino Rios apitou, Hermenegildo Gave e Roberto Musielo auxiliaram. 
João Luiz fez 1x0 Centenário, Frederico empatou para o Recreio, José Angelo fez 2x1 Centenário mas Altamir empatou novamente para o Recreio, José Angelo faz 3x2 Centenário e Altamir novamente deixa tudo igual, fim do Clássico da Praia com empate eletrizante em 3x3, quem agradeceu foi o Santa Cruz de Vitória que com isso chegava a liderança junto com os dois com 2 pontos perdidos na competição.

O time de futebol foi extinto a várias décadas restando apenas a sede social, que parece ter perdido a guerra para o crescimento urbano selvagem que fez com que a sede fosse colocada a venda.

Fachada do antigo Clube Centenário (2015).


Aqui podemos ver Pito zagueiro do Centenário com o uniforme titular verde e branco





Raridade Centenário estadual de 1940 na partida diante do Rio Branquinho



Raro registro de 1939 em Aimorés/MG onde o Centenário derrotou o Botafogo local por 2x1 em partida amistosa
 


Florienio pelo Centenário no Kleber Andrade foi a foto mais "recente" do clube atividade encontrada






Nenhum comentário:

Postar um comentário