domingo, 1 de janeiro de 2017

Castelo Futebol Clube


Nome : Castelo Futebol Clube
Data : 01 de janeiro de 1930
Local : Castelo
Estádio : Emílio Nemer
Título : Campeonato Capixaba Série B 1988
Vice Campeão Capixaba Série B 2013


O modelo com a bola do título mundial da copa de 1970 do Brasil já foi oficial também.


Modelo já adotado como oficial







Emílio Nemer ferve em dias de jogos.

Fundado em 1º de 1930 o Castelo Futebol Clube na cidade de mesmo nome ao Sul capixaba por Emílio Nemer, que é homenageado com nome do estádio do clube, tem como maior conquista a Série B  do Campeonato Capixaba de 1988, tem mais 13 participações registradas na Série A do Campeonato Capixaba, além de várias Séries B e Copa Espírito Santo. 

A cidade de Castelo tem várias equipes que rivalizam com o Castelo, o Comercial que já foi vice campeão capixaba da 1ª divisão, o América outra equipe bem tradicional, e o Caxias Castelense. 
Em relação ao Castelo Sport Club as equipe não possuem ligação, O Castelo F.C tem ligação com o Sport Club Alfaiate equipe que foi substituída pelo Castelo F.C.

A primeira equipe da história do Castelo F.C. em 1934
O Estatuto do Clube foi aprovado em Assembleia Geral, realizada em 06 de dezembro de 1932, e publicada no Diário Oficial do Estado em 17 de dezembro de 1948. 

Em 1º de junho de 1955, o Castelo Futebol Clube foi reconhecido como entidade jurídica de direito privado de “Real Utilidade Pública”, pelos relevantes serviços prestados à educação cívica, física, moral e social da mocidade castelense, por força da Lei Municipal nº 140, de 01 de junho  de 1955.



O maior responsável pela fundação da equipe do Castelo.
Sua primeira participação na 1ª divisão estadual foi em 1967, foram 3 vitórias 1 empate e 7 derrotas com 16 gols a favor 25 gols contra, 6º posição com 7 pontos entre 7 equipes.
Em 1969 ficou na 1ª fase quando o melhor do interior disputava com o melhor da capital o título estadual.

O Castelo focou no futebol amador e só votou ao estadual em 1978 onde estreou com vitória, 1x0 sobre o Guarapari em 30 de agosto no Emílio Nemer. A equipe repete a colocação de 1969 e termina em 6º, porém entre 10 equipes, detalhe é que o Castelo quase não perdia, mas também empatava demasiadamente, foram 4 vitórias, 10 empates e 4 derrotas  em 18 jogos marcando e sofrendo 13 gols encerrando com 0 de saldo.

Em 1980 a campanha foi mesmo padrão das anteriores, o Castelo vencia uma, perdia outra, empatava outra e assim ficava pelo meio da tabela.

Na década de 80 o Castelo novamente volta seu foco para competições amadoras, e se dá bem prova disso é o título de forma invicta do Campeonato Sulino em 1982 que pode ser visto na imagem abaixo.





Em 1987 o retorno a competições profissionais o Castelo disputa a Série B do Capixaba pela primeira vez, acaba ficando de fora da final vendo os dois Santos, Mateus e Antônio disputando a ela e subindo. 

Os campeões da Série B de 1988


Mas em 1988 a história foi diferente, o Castelo deixou para trás o Santo Agostinho  e Gironda ambos de Cachoeiro de Itapemirim, 
Sauassu (atual Aracruz) e Industrial de Linhares. O grande adversário foi o Muniz Freire nesta competição, foram 6 embates entre os rivais. 
Em 28 de agosto no José Ibrahim Nicolau o 1º deles, O Muniz Freire levou a melhor e venceu por 1x0 na abertura da competição. Na 2ª partida esta no Emílio Nemer o Castelo foi as forras e venceu por 3x1 em 18 de setembro. na 2ª fase mais duas partidas, em 6 de novembro em Castelo empate em 1x1, em 27 de novembro em Muniz Freire vitória do dono da casa por 4x2.
Agora com as duas equipes já classificadas para a final e com acesso garantido chegou a hora de decidir o título.
Na partida de ida no Estádio José Ibrahim Nicolau em 11 de dezembro os visitantes aprontaram, o Castelo conquistou bela vitória por 2x0 abrindo uma boa vantagem para a volta no Emílio Nemer dia 17 de dezembro na volta. O Muniz precisaria de devolver o resultado de 2 gols de diferença para sonhar com o título mas o Castelo não deu mole e voltou a vencer por 3x2 conquistando seu primeiro título profissional a nível estadual. 

Taça de Campeão Capixaba Série B


1989 chega o esperado retorno a elite capixaba, o Castelo fez boa campanha brigando por uma das vagas na fase final, um jogo marcante foi no Kleber Andrade diante do Rio Banco que após o empate em 0x0 a partida foi para a disputa de pênaltis e o Castelo venceu por 5x4, naquele ano os jogos empatados na 1ª fase eram decididos na marca da cal.

Castelo anos 90
Em 1990 nova campanha tímida, nas duas partidas contra o Colatina campeão derrotas, no turno 2x1 em Colatina e no returno 2x0 em casa.

Em 1991 o Castelo novamente termina a competição na 6ª posição na Chave Sul que continha 9 equipes. Desta vez foram 5 vitórias, 3x1 sobre o Atlético tanto em Castelo quanto em Jerônimo Monteiro, 1x0 sobre Alfredo Chaves e 2x1 sobre o Comercial de Alegre em casa, mas a vitória mais marcante foi no clássico contra o Estrela do Norte em pleno Sumaré vencendo por 1x0.
Em 1992 vem a melhor campanha do Castelo até então, após uma primeira fase equilibrada o Castelo consegue a classificação para as Quartas de Final da competição, mas para o azar da equipe o adversário era a Desportiva Ferroviária que havia conquistado o acesso a Série A do Campeonato Brasileiro no primeiro semestre.
Na partida de ida em 8 de novembro no Emílio Nemer o placar fica no 0x0, agora o Castelo precisava vencer em pleno Engenheiro Araripe, a imprensa dava como certa a classificação grená, muitos apostavam em goleada, como a sofrida pelo Castelo na década de 60 quando quando foi goleado pela Desportiva no Engenheiro Araripe por 7x0 pela Desportiva. Mas nada disso aconteceu, o Castelo foi valente e dificultou muita a partida, resultado final foi apertado 3x2 para a Desportiva.
Em 1993 o desempenho não foi repetido mas a campanha não foi ruim, o Castelo seguia dando dificuldades aos seus adversários dentro e fora  de casa.

1994 o Castelo bate seu recorde de vitórias no estadual, foram 10 ao todo, O castelo demorou a vencer na competição, nas primeiras 5 partidas foram 3 derrotas e 2 empates, a 1º vitória veio diante do Colatina por 1x0 fora de casa, a equipe ficaria 3 rodadas sem marcar 3 pontos, até que veio o Vitória e o Castelo goleou por 3x0 em casa. 4 rodadas depois a vitória com maior diferença de gols do Castelo, em 8 de maio aplicou 5x1 no Aracruz no Emílio Nemer, duas rodadas depois outra bela vitória, 5x2 sobre o Alfredo Chaves, 3 rodadas depois outra goleada por 3x0 sobre o Colatina, com as vitórias de 1x0 sobre o Nova Venécia fora e 2x1 sobre a Desportiva em casa o Castelo conquistava pela primeira vez 3 vitórias seguidas na Série A, nas últimas 4 rodadas o Castelo conquistou 3 vitórias 2x2 no Muniz Freire, 4x0 no Rio Branco de Venda Nova e 2x0 no Aracruz e 1 empate 1x1 com Estrela do Norte, a equipe foi apenas a 9ª colocada entre 16 participantes mas mostrava que estava cada vez mais a vontade na Série A.     

Mas em 1995 o Castelo e sua torcida tivera uma enorme decepção, a equipe chegou na rodada final do Grupo B com 19 pontos empatados com Estrela do Norte, contra 22 do Comercial de Alegre e Rio Branco de Venda Nova, 21 do Muniz Freire e 20 do Rio Pardo todos brigando pela vaga. O Castelo enfrentava o eliminado Guarapari no Davino Matos precisando da vitória de qualquer jeito, a equipe tinha o saldo de 6 negativo, com isso precisava vencer e torcer por uma combinação de resultados, fez muito bem sua parte goleou o Guarapari por 3x0 mas viu Rio Pardo vencer e ir para 23 pontos, Muniz Freire vencer e ir para 24 pontos, a decepção é que o Castelo terminou com os mesmos 22 pontos de Comercial e Rio Branco sendo eliminado no saldo de gols que era negativo, esta partida em 20 de março de 1995 foi a despedida do Castelo da Série A nos anos 90.


Castelo anos 90

Mais uma vez a equipe se afasta das competições profissionais, retornando apenas em 2001 quando disputaram a Série B, a participação foi decepcionante, em 10 jogos perdeu a metade, terminou lanterna da chave com apenas duas vitórias, 4x2 sobre o Aracruz (maior freguês do Castelo no futebol profissional) e 1x0 sobre o Tupy ambas em casa.

Em 2002,  3x0 no Jaguaré, 2x1 sobre o Canário, 1x0 sobre o Riachuelo e 3x1 sobre o Vitória foram as únicas vitórias da equipe que novamente termina uma competição em 6º lugar, e para piorar sofre uma goleada de 4x0 do Aracruz dentro de casa. A última rodada nem entra em campo pois acerta com o Ypiranga de Marataízes o cancelamento da partida que já não valia mais nada, ambos estavam sem chance de classificação.

Novamente o Castelo se afasta do futebol profissional e foca no amador retornando apenas em 2011. Na série B o Castelo terminou em 3º lugar onde líder e vice líder subiam para a série A após turno e returno todos contra todos disputado por 6 equipes.. 

Em 2012 a Série B foi muito disputada, equipes como Desportiva Ferroviária (que voltava após se transformar em clube empresa de 2000-2010), Estrela do Norte, Vilavelhense e Tupy brigavam diretamente com o Castelo pelas 4 vagas na semi final. Durante a competição o Castelo em casa era muito forte mas fora não conseguia bom desempenho, prova disso é que das 6 partidas em casa perdeu apenas na estreia por 2x0 para a Desportiva, nas rodadas seguintes derrotou todos os adversários. 2x0 no GEL, 2x1 no Tupy, 2x1 no Vilavelhense, 3x0 no espírito Santo de Marilândia e 3x1 no Estrela do Norte. Mas o péssimo desempenho fora de casa custou caro, com apenas uma vitória (2x0 sobre o Espírito Santo em Marilândia) o Castelo viu a classificação escapar mesmo goleando o Espírito Santo na última rodada por 3x0 pois o Vilavelhense ao derrotar o GEL por 4x2 chegou aos 13 pontos contra 10 do CFC.

Em 2013 o ótimo rendimento em casa foi mantido, e a diferença é que desta vez fora de casa o futebol era bem jogada, tanto que o Castelo passeou nas primeiras 5 rodadas vencendo todas as partidas, em 12 jogos na fase inicial foram 8 vitórias e apenas uma derrota.
Na semi final valendo a vaga na série A 2014 o Espírito Santo de Marilândia foi o adversário, na 1ª fase duas vitórias, 2x1 em casa e 4x2 fora, o Castelo era grande favorito, na ida o empate em 2x2 deixava o Castelo a um simples 0x0 do acesso, fez melhor e venceu por 3x2 carimbando a volta a Série A.
Na grande final o Colatina como adversário, na 1ª fase duas vitórias 2x1 em casa e 1x0 fora, mesma história da semi final, porém o Colatina na ida aprontou e venceu por 2x0 ficando muito bem na disputa pelo título. Na partida de volta o Colatina volta a vencer e conquista o título ao Castela resta o vice mas a festa por retornar a Série A após quase 20 anos.  

Campanha 2013
Turno
Castelo       2x0  Tupy 
Colatina      1x2  Castelo 
Castelo       2x1  Espírito Santo em Marilândia 
GEL           0x2  Castelo 
Castelo       1x0  Vilavelhense 
Serra         4x4  Castelo 

Returno
Tupy          0x0  Castelo 
Castelo       1x0  Colatina 
Espírito Santo em Marilândia  2x4  Castelo 
Castelo       2x1  GEL 
Vilavelhense  1x0  Castelo 
Castelo       0x0  Serra 

Semi Final
Partida de ida
Espírito Santo em Marilândia 2x2  Castelo 

Partida de volta
Castelo       1x0 Espírito Santo em Marilândia

Final
Partida de ida
Colatina      2x0  Castelo 

Partida de volta
Castelo       0x1  Colatina 

O retorno a Série A foi com empate em 26 de janeiro em Linhares contra os donos da casa em 1x1. A primeira vitória aconteceu no Sernamby por 3x2 sobre o São Mateus em 21 de fevereiro, na partida seguinte um resultado histórico, pela primeira vez o Castelo goleia a Desportiva, jogando em Vargem Alta o placar termina em 4x1. O time estava empolgado e venceu Real Noroeste por 3x2, Linhares por 1x0 e Colatina por 3x0, estava a 6 partidas sem derrotas brigando pela vaga na semi final, depois da derrota por 2x1 para o Vitória, derrotou o Estrela do Norte por 1x0 e ficou no 0x0 com São Mateus, por ter 3 pontos garantidos por W.O contra o Botafogo de Jaguaré (Conilon na época) o Castelo poderia avançar de fase já na partida contra a Desportiva que era confronto direto, porém no Salvador Costa perdeu por 2x0 vendo a própria equipe grená e o Vitória ameaçarem sua vaga, mas após 1x1 com Real Noroeste fora a vaga estava assegurada.
Nas semi final o Linhares líder da 1ª fase e com vantagem de dois resultados iguais. Na ida o Castelo consegue grande vitória por 2x0 destruindo a vantagem do Linhares. Mas não e que na volta o Castelo "consegue" ser derrotado por 3x1 e ser eliminado deixando sua torcida totalmente decepcionada, mesmo que esta seja sua melhor campanha na Série A com 4º lugar.

No segundo semestre o Castelo disputa pela primeira vez a Copa Espírito Santo. Em casa em 4 jogos onde a equipe era tão forte nenhuma vitória, inclusive sofrendo o troco da Desportiva perdendo por 4x1. A única vitória na competição foi no incrível 7x3 sobre o Vitória no Salvador Costa.

Em 2015 após a goleada de 5x0 no Engenheiro Araripe na Copa ES do ano anterior o Castelo volta encarar a Desportiva, e nesta partida consegue algo inédito pela primeira vez em sua história derrota a equipe de Cariacica em casa, placar de 2x1. O Castelo até vence a Desportiva novamente (1x0) e o Sport Linharense (2x0), mas acaba mesmo sendo obrigada a disputar o Quadrangular da Morte que reunia os 4 piores da 1ª fase, Castelo, São Mateus, Vitória e Sport com todos os 4 começando do zero.
Busca empate em 0x0 em São Mateus contra os donos da casa em 1x1 na primeira rodada, na rodada seguinte a derrota por 1x0 e cassa para o Sport tira a paciência da torcida que já era pequena. No empate, 2x2 com o Vitória em Bento Ferreira. Quando perdeu para o São Mateus em casa o Castelo via a Série B mais perto, mas na partida seguinte mesmo com toda pressão de se perder estava rebaixado o Castelo consegue vencer o Sport por 3x1 e ganhar vida respirando sem os aparelhos. 
A briga contra o rebaixamento era com o mesmo Sport que enfrentava o São Mateus único já livre do rebaixamento, o Castelo encarava o já rebaixado Vitória dentro de casa, com 5 pontos o Castelo precisava secar o Sport com 7, o Castelo derrotou o Vitória mas por 1x0 mas o Sport também derrotou o São Mateus com isso chegando aos 10 pontos contra o do Castelo que era rebaixado.
Um dado curioso é que o Castelo somando todas as partidas do estadual terminou com 20 pontos, a frente de São Mateus e Linhares 19, Sport 14 e Vitória 9 pontos. 

No ano de 2016 o Castelo mostrava que era um dos candidatos ao acesso, derrotou o Rio Branco em Venda Nova por 2x1 e na rodada seguinte se aproveitou da fragilidade do Espírito Santo de Marilândia com vários desfalques com problemas na inscrição de jogadores e "enfiou" 7x0, encerrou a primeira fase com 27 pontos com 8 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, 25 gols a favor 11 contra.
Na semi final encarou o Vitória que havia sido rebaixado junto com ele em 2015. na partida de ida em Castelo empate em 0x0, agora no Salvador Costa era obrigado a vencer para subir, mas para a tristeza da torcida castelense perdeu por 2x1 vendo o sonho de retornar a série A adiado por mais 1  ano.    



Arquibancada principal do Emílio  Nemer

Castelo se apresentando a torcida no Emilio Nemer lotado
Uma curiosidade sobre a primeira partida do Castelo, ela aconteceu  fora da cidade, e o carro que transportava os jogadores acabou quebrando e eles tiveram que continuar o caminho até o campo a pé. Os mais bem preparados fisicamente chegaram e foram colocando a roupa rapidamente e apenas 8 jogadores entraram em campo para o apito inicial, porém, pela pressa de estarem prontos, mesmo com um a menos o Castelo abriu o placar, mas quando todos os 11 estavam em campo sofreu a virada por 2x1, muito culpa dos 8 que chegaram tiveram que correr dobrado e os demais que chegaram já estavam cansados da correria para chegar ao local da partida.
A maior revelação do clube é Cícero com passagens no São Paulo/SP, Santos/SP e Fluminense/RJ. 




Na década de 40 o Castelo adotou um modelo semelhante ao do Vasco e Ponte Preta, esta imagem é de 1947




Castelo durante campeonato Sulino na década de 70.



Em 1953 a primeira pedra  é posta no local da construção do Estádio Emílio Nemer



Pito apelido por vender pirulitos, começou com 14 anos no juvenis do Castelo. Não demorou muito para que seu irmão Sérgio Roberto jogador do Fluminense, leva-lo para a base do time tricolor. Atraiu a atenção do Vasco, onde foi jogar nas categorias de base e onde  se tornou o Luiz Fumanchu, apelido dado após assistir um filme de Karatê e ser perturbado pelos demais jogadores do Vasco, que deixaram o apelido de "zoação" marcado na história de Luiz. Quando ultrapassou a idade da categoria juvenil, em 1976, Fumanchu foi emprestado ao Sport Recife, mas logo voltou para o clube cruzmaltino, onde fez inclusive dupla de ataque com Roberto Dinamite, neste mesmo ano  conquistou  Taça Guanabara, Campeonato Carioca . Mesmo obtendo destaque no Vasco, o jogador foi vendido com passagem de volta a Pernambuco, mas dessa vez para o Santa Cruz. Marcou época também no Santa, e depois voltou para o Fluminense, contratado junto ao atacante Nunes. Fumanchu atuou pelo Fluminense entre os anos de 1978 e 1979, nessas temporadas marcou vários gols sendo um dos principais artilheiros do time junto com Doval e Nunes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário