domingo, 1 de janeiro de 2017

Associação Esportiva Valerio

Nome : Associação Esportiva Vale do Rio Doce
Data : 01 de janeiro de 1959
Local : Bairro Itacibá, Cariacica



A Associação Esportiva Vale do Rio Doce de Cariacica, ou simplesmente Valerio,  foi fundado em 1º de janeiro de 1959 por trabalhadores ferroviários da empresa Companhia Vale do Rio Doce no bairro Itacibá. O Valerio ficava em uma das oficinas de manutenção das locomotivas da Cia Vale do Rio Doce, também foi chamada de Valeriodoce, o escudo do time foi uma homenagem ao clube mineiro Valério de Itabira de onde vieram vários destes trabalhadores. 
A equipe adotou este nome para não ser confundida com a Associação Atlética Vale, outra equipe também de Cariacica de trabalhadores ferroviários.   
O Valerio foi sempre uma equipe amadora que os operários das ferrovias usavam para se divertir nas horas vagas, não almejava muita coisa, apenas diversão, era diferente da Associação Atlética Vale e do Ferroviário Sport Club que buscavam títulos e reconhecimento, a equipe é conhecida mesmo por ser uma das cinco equipes que se fundiram para a criação da Desportiva Ferroviária, a Associação Esportiva Valerio ao lado de Associação Atlética Vale, Associação Atlética Cauê, Guarany Esporte Clube e Ferroviário Sport Club deram origem a Desportiva em 1963. Isso foi um pedido da diretoria da Cia Vale do Rio Doce que queria forçar o repasse de dinheiro para apenas uma equipe de futebol, já que todos tendo trabalhadores ligados a empresa buscavam apoio o tempo todo causando um alvoroço entre eles, como Vale e Ferroviário disputavam competições contra equipes do estadual cobravam mais investimento que os demais. A equipe teve direito a um conselheiro dos 25 na diretoria da Desportiva Ferroviária, pouco comparado aos mais de 10 do Ferroviário e da A.A Vale, mas como era uma equipe para diversão ficaram satisfeitos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário