sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

América de Linhares


Nome : América Futebol Clube 
Fundação : 05 de janeiro de 1951
Local : Linhares
Estádio : Joaquim Calmon 
Capacidade 3.500


Modelo adotado por certo tempo pelo clube






Bela panorâmica do Joaquim Calmon, infelizmente ficou só a lembrança, em 2018 o estádio foi demolido deixando Linhares sem um estádio para pratica de futebol profissional.

América Futebol Clube de Linhares como é conhecido pelo Espírito Santo foi fundado em 5 de janeiro de 1951, o nome é uma homenagem ao América carioca, possuiu o maior estádio de Linhares, o Estádio Joaquim Calmon, no futebol profissional disputou Capixaba Série A, B e Taça Cidade de Vitória.


Estádio em 1975

Joaquim Calmon é homenagem ao doador da área  da construção do estádio

O América estreou em estaduais em 1971, começou até bem mas quando perdeu o goleiro Azevedo que foi para Desportiva a campanha foi bem tímida  não empolgando nem sua torcida.

Em 1972 o América disputou a última edição da Taça Cidade de Vitória que até a década de 60 era o Campeonato Capixaba quando se transformou em outra competição separada e distinta, o clube do Norte não chegou na fase final mas entrou para história no estado participando da 1ª partida da Loteria Esportiva, no dia 12 de março de 1972 no Estádio Joaquim Calmon na derrota por 2x0 para a Desportiva
Voltou ao estadual em 1973, a campanha foi fraquíssima onde conquistou apenas uma vitória, 3x0 sobre a UACEC Colatina em casa. Neste ano aconteceram os primeiros dois encontros entre os grande rivais de Linhares, América e Industrial, vantagem para o Industrial que venceu no turno por 1x0 e empatou no returno por 1x1.



Em 1974 apenas duas vitórias, ambas já no returno. Jogando  no Engenheiro Araripe o América surpreendeu o Vitória em venceu por 1x0  (preliminar rodada dupla  de Desportiva 1x0 Ferroviária de João Neiva). A outra vitória foi no encerramento da competição por 1x0 na Ferroviária em Linhares. A campanha terminou com 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, 9 gols a favor 12 contra, foram 7 pontos 5º entre 6 equipes. 
Uma visão interna do gramado do antigo Joaquim Calmon
 O América só voltaria disputar o estadual em 1979, parece que este tempo afastado fez muito bem pois foi a sua melhor participação até então, começou empatando em 0x0 no clássico contra o Industrial, na rodada seguinte foi implacável contra o Ordem e Progresso de Bom Jesus do Norte aplicando 5x0 em casa. Empatou com Colatina fora em 1x1 e em 0x0 em casa com o Leão de São Marcos de Nova Venécia, só foi perder na 6ª rodada 2x1 para o Rio Branco fora de casa. Após dois 0x0 com Veneciano e Santos de Barra de São Francisco e derrota por 2x1 para o Vitória o América derrotou a Desportiva por 2x1 fechando o turno deixando sua torcida esperançosa para o returno, foram 11 pontos e a 6ª posição apenas 4 pontos atrás do Vitória líder com 15. 
No returno nem a derrota no clássico por 2x0 para o Industrial desmotivou ou abateu o América, foram 4 vitórias em 10 jogos, 2x1 sobre Veneciano fora, 1x0 sobre Rio Branco m casa, 1x0 sobre Santo Antônio fora e 3x2 sobre o Colatina em casa, estas últimas 3 partidas seguidas inclusive, o que deu uma alavancada no América jogando eles para o topo da tabela, nem a derrota por 2x0 para a Desportiva atrapalhou o time que conquistou a classificação após 0x0 com Leão de São Marcos em Nova Venécia, o América encerava o returno em 3º lugar com 13 pontos apenas 2 da Desportiva líder.
Com isso o América chegava a 2ª fase do estadual pela primeira vez. No Quadrangular Final mediu forças com Desportiva, Rio Branco e Vitória, imaginem o trio de ferro e apenas o "intruso" América  do interior.
Todos sabiam que a missão era muito difícil, ficou ainda pior com a derrota por 1x0 para o Rio Branco no Joaquim Calmon, depois dois empates em 1x1, com a Desportiva no Araripe e com Vitória em Linhares.
Agora com 6 pontos em jogo o América precisava de um milagre para tirar os 4 de diferença da Desportiva líder com 6 (vitória valia 2 pontos apenas). A torcida empolgou com a vitória por 3x2 sobre, com o empate da Desportiva em 0x0 com o Vitória a diferença caiu para 7x4 na classificação e na rodada seguinte o América enfrentava a Desportiva chegando a diferença de 7x6 em caso de vitória, mas se o América poderia botar pressão na Desportiva por outro lado também entrava muito pressionado, em caso de empate a Desportiva já poderia se sagrar campeã dentro do Joaquim Calmon, e para a tristeza dos americanos foi justamente o que aconteceu, a Desportiva com o 1x1 se tornou campeã capixaba de 1979, ao América restou  comemorar a sua melhor campanha no estadual, 4ª colocação na classificação final. 

 1º Turno
América  0x0  Industrial
América  5x0 Ordem e Progresso
Colatina  1x1 América 
América  3x2 Santo Antônio
América  0x0 Leão de São Marcos
Rio Branco 2x1 América 
América  0x0 Veneciano
América  0x0 Santos Barra de São Francisco 
Vitória  2x1 América 
América  1x0 Desportiva 

2º Turno
Veneciano  1x2 América 
Industrial 2x0 América 
América  0x0 Vitória 
Ordem e Progresso  1x1 América 
América  1x0 Rio Branco
Santo Antônio 0x1 América 
América  3x2 Colatina 
Desportiva  2x0 América 
Leão de São Marcos 0x0 América 

Quadrangular Final
América  0x1 Rio Branco
Desportiva  1x1 América 
América  1x1 Vitória 
Rio Branco 2x3 América 
América  1x1 Desportiva 
Vitória  3x2 América 

Imagem rara do América em ação, aqui durante o empate com a Desportiva em 1x1 no Joaquim Calmon pelo Quadrangular

Em 1980 o América voltou a repetir boas partidas, inclusive dentro de casa era um adversário duro de se encarar, sofreu apenas uma derrota em casa para o Barrense de Barra de São Francisco que contava com o lendário Zezinho Bugre até hoje o jogador com mais gols por uma equipe capixaba na 1ª divisão do Brasileiro (15 gols pela Desportiva Ferroviária). Na 1ª fase o América aprontou com São Mateus vendendo por 2x0, aplicou 4x0 no Leão de São Marcos, 2x0 no Barrense, 1x0 sobre Leão de São Marcos, 3x1 no Ibiraçu, terminou em 4º lugar na sua chave entre 7 equipes. 
No returno o desempenho não foi tão satisfatório mesmo assim o América brigou pela 4ª vaga no Quadrangular final contra Colatina, Rio Branco, Estrela e Vitória, mas junto com Estrela do Norte acabou não conquistando a classificação.
Uma passagem que vale registro é que no Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza de Barra de São Francisco estava marcado confronto entre Barrense e América para o dia 12 de outubro, mas a prefeitura alugou o estádio para festa do dia das crianças, com isso o América visitante foi declarado vencedor dos 2 pontos da partida por W.O.
América em 1980. De pé: Nilo, Lulinha, Chiquinho, Laedes, Miranda e Cláudio; Agachados: Valdecir, Samuel Batista, Silvino, Orlando e Santana

Equipe no estadual nos anos 80 sem data exata


Em 1981 o América fez uma campanha terrível, só conseguiu uma vitória 2x1 sobre a Desportiva que havia os derrotado por 5x1 no turno. Aquela campanha para jamais ser repetida ou comentada, exemplo disso foi a marca de 9 derrotas consecutivas.


Após o fracasso chega 1982, este ano foi o último estadual em que o América disputou a Série A, em 18 partidas a equipe venceu 6, destaque para os 2x0 no Vitória 1x0 na Desportiva e os 3x0 no Ordem em Progresso, empatou, perdeu outras 6, se despediu sem muito brilho. 
A última partida que e tem registro do América na Série A foi em 27 de outubro de 1982 em Cachoeiro de Itapemirim, empate em 0x0 com o Estrela do Norte no Sumaré para um inacreditável público de 73 pagantes. A última vitória foi 3 dias antes no Joaquim Calmon, 2x1 sobre o Colatina.
 
Em 1989 o América disputou a Série B sendo sua última aparição no futebol profissional. Em 1991 o América faz uma fusão com o Industrial Futebol Clube e com isso em 15 de março do mesmo ano dá origem ao Linhares Esporte Clube, Campeão Capixaba em 1993, 1995, 1997 e 1998 e até hoje clube do Espírito Santo com melhor campanha na Copa do Brasil chegando as semi finais em 1994, pouco tempo depois desfez a fusão pois a diretoria do Industrial queria unir 100% dos patrimônios, sede de ambos e o Estádio Joaquim Calmon, o América não aceitou. Hoje o clube joga futebol amador e categorias de base, seu estádio é usado como  casa de outro Linhares, este Futebol Clube sem ligação com o extinto Linhares E.C.


América de Linhares na década de 50  no antigo seu campo onde  hoje se encontra a Igreja Matriz de Linhares

 Essa vem da década de 60. De pé: Ica, Jota, Nagibim, Noel, Caíte, Honório e Arildo. Agachados: Maneca, Haroldo, Guerrinha, Wilson, Beleléu e Acrísio.








13 comentários:

  1. Muito bom esta página sua divulgando clubes e fatos desconhecidos dos torcedores do futebol capixaba. Queria fazer duas correções a este texto do América: em 1971 o América fez um excelente primeiro turno, terminando empatado com Rio Branco e Vitória, o que forçou a disputa de um supercampeonato (como chamaram essa decisão), que terminou com o Rio Branco campeão. Foi no América em 71,que se revelou o goleiro Azevedo, que depois se transferiu para Vitória e Desportiva. A outra correção seria sobre a disputa da Taça Cidade de Vitória 72,a última disputada em face da entrada da Desportiva no Campeonato Brasileiro. Acompanhei este campeonato e o América não disputou. Se não me engano, neste ano ele foi campeão do Norte, campeonato disputado paralelamente à Taça de Vitória e que indicava um representante do Norte pro estadual do ano seguinte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição, é muito bem vinda, pois é difícil encontrar material e tem que garimpar e nisso acaba sempre escapando alguma coisa, bela lembrança de Azevedo grande atleta, abraço.

      Excluir
  2. Boa noite! Gostaria de informações sobre um jogador chamado Edalmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edalmo, foi um dos melhores goleiros do Estado do Espírito Santo, tendo defendido as cores da Desportiva Ferroviária, por mais de uma década. Era conhecido como o "Aranha", geralmente usava um uniforme todo nas cores pretas. Faleceu há mais de quinze anos.

      Excluir
    2. Edalmo era fora de série mesmo. https://www.ogol.com.br/player.php?id=795751&epoca_id=107

      Excluir
  3. Se alguém se lembrar do master do america Divulgue para todos se lembrarem

    ResponderExcluir
  4. tinha um jogador chamado Delvo,era o numero 10 o melhor jogador do clube que fim levou?tem alguma foto do américa da época?obridado abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ficar devendo por enquanto, mas estamos sempre em busca se encontrar comentamos aqui

      Excluir
  5. Cadê o Zé Carlos.. Pancho .. Orion ..Tião boi .. orlando

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho umas fotos do América de Orion!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos envie se puder, pode ser até no Facebook ou na página do instagram

      Excluir
  7. Essa foto aí em cima tem meu pai que jogava no ano de 50 o nome dele era Moacir...e depois tornou árbitro junto com Jonas .e Ari Tristão ..

    ResponderExcluir