domingo, 18 de dezembro de 2016

Colatina Sociedade Esportiva


Nome : Colatina Sociedade Esportiva
Data :18 de dezembro de 2009
Local : Colatina
Estádio : Justiniano de Melo e Silva (Municipal)
Título : Campeonato Capixaba Série B 2013
venceu também o Campeonato Capixaba de futebol feminino em 2011



Outro modelo oficial do Colatina




Justiniano de Melo e Silva a casa do Colatina como mandante



Fundado em 18 de dezembro de 2009 o Colatina Sociedade Esportiva disputou a Série A 3 vezes, e a Série B em 2010 e 2013, é mais uma tentativa do povo colatinense de criar um clube com força e que represente bem a cidade que ama futebol, a Associação Atlética Colatina é o clube local que obteve mas sucesso no futebol a nível estadual, tanto que se tornou campeão capixaba em 1990 após bater na trave algumas vezes, chegou a disputar até as  Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. 

Em 2010 veio a estréia no profissional, sua primeira partida aconteceu em 7 de março diante do GEL Laranjeiras, vitória por 3x2 com Júnior Rosa sendo o herói da partida marcando os 3 gols do Colatina. A 1ª fase o Colatina disputou na Chave A ao lado de Aracruz, GEL, Tupy e CTE Colatina que também buscava resgatar a tradição do A.A Colatina, nos dois confrontos entre os Colatinas, um empate em 0x0 uma vitória para o Sociedade Esportiva por 3x2 com Júnior Rosa marcando os 3 gols da vitória novamente, ele que foi o artilheiro da competição com 9 gols.



Resultado de imagem para Junior rosa jogador Colatina
Júnior Rosa com modelo já postado

O Colatina avançou de fase em 2º lugar com 17 pontos 3 atrás do líder Aracruz 5 a frente do 3º CTE Colatina, foram 5 vitórias em 8 jogos.
Nas semi finais enfrentou o Estrela do Norte. Na partida de ida em Colatina empate em 2x2, na volta em Cachoeiro de Itapemirim derrota por 3x2 que acabou eliminado a equipe.

Em 2011 veio uma boa notícia, com a punição do Estrela do Norte o Colatina 3º colocado da Série B 2010 entrou na Série A em sua vaga. A estréia aconteceu em 24 de janeiro em Colatina, empate em 1x1  com o Serra Jefferson marcou o 1º gol, do clube na Série A. A primeira vitória veio em 7 de fevereiro na 3ª rodada, 2x1 sobre o Espírito Santo Futebol Clube Fabrício e Kalu marcaram os gols do triunfo.
Nas 5 partidas seguintes o Colatina entrou e uma péssima fase perdendo todas as partidas. A péssima sequência foi encerrada na vitória por 1x0 sobre o Serra no Robertão com Gean marcando. Com a campanha de muitas derrotas o Colatina só não chegou brigando contra o rebaixamento pois neste ano não havia rebaixamento pois de 10 clubes 8 foram para a disputa.

Menção honrosa ao Colatina no estadual de futebol feminino de 2011, a equipe colatinense que vinha do 3º lugar em 2010 começou empatando em 1x1 com Ipiranga por 1x1 no Robertão a Serra, outro 1x1 agora no Justiniano em Colatina com Vila Nova, depois de perder por 2x0 para Comercial em Castelo não perde mais, sua primeira vitória é por 3x1 sobre o Projeto S.E.L.C em casa. No returno abre com 2x0 sobre Ipiranga, fica no 2x2 com Vila Nova, mesmo placar diante do Comercial, na rodada final jogando no Estádio Robertão na Serra o Colatina aplica 6x0 no projeto S.EL.C  e avançam para a final, lembrando que apenas os dois melhores times avançavam. 
Na grande final em Colatina empate em 1x1 com Vila Nova o 3º seguido na competição, agora só a vitória interessava e naquele 18 de junho o Colatina se impôs e aplicou 3x1 no placar levantando o troféu da competição. 


Em 2012 o Colatina novamente não fez boa campanha e desta vez sim brigou para escapar da Série B, chegou na última rodada após 17 partidas com apenas 3 vitórias 8 empates e 6 derrotas com 17 pontos, seu adversário na fuga pelo rebaixamento era o Espírito Santo que chegava com 15 pontos. O Colatina enfrentaria o Aracruz um dos líderes do campeonato já o Espírito Santo tinha vida mais fácil contra o lanterna rebaixado Serra. O Colatina dependia apenas de seu resultado, mas acabou perdendo por 3x2 para o Aracruz enquanto isso o Espírito Santo goleava o Serra por 3x0 decretando o rebaixamento do Colatina.

Dois modelos reais do clube
Em 2013 o Colatina  alcança sua maior façanha, conquistou o Campeonato Capixaba série B.
Na 1ª fase o Colatina não teve dificuldades, o time venceu 8 de suas 12 partidas, perdeu 3 vezes, uma delas poupando o time titular. 
A campanha começou com vitória sobre o Espírito Santo de Marilândia ex CTE Colatina por 2x1 fora de casa, após a derrota por 2x1 em casa para o Castelo o Colatina ficou 5 partidas sem perder, destaque para o 5x0 sobre o Vilavelhense em casa a maior goleada da competição, a campanha foi tão boa que garantiu a classificação com duas rodadas de antecedência após vencer 3 partidas seguidas, 2x0 no Grêmio Laranjeiras, 2x1 no Vilavelhense, 4x2 no Serra, o Colatina chegava na penúltima rodada já classificado e com a liderança garantida.

Semi final
Uma coisa curiosa, o Tupy adversário do Colatina havia goleado eles na ultima rodada da 1ª fase por 4x0, mesmo com time do Colatina se poupando foi uma grande goleada que poderia dar confiança ao Tupy, mas na ida em Vila Velha o empate em 1x1 obrigava o time de Vila Velha a derrotar o Colatina fora de casa, uma missão quase impossível, eram 6 jogos em casa com 5 vitórias seguidas, e a 6ª veio com o 1x0 para o Colatina garantindo vaga na final.

Final
Agora valia título, com a vaga na série A garantida viria a cereja do bolo, o Castelo adversário da final foi o único além de não ser derrotado pelo Colatina na 1ª fase ainda os derrotou duas vezes, 2x1 em Colatina e 1x0 em Castelo se tornando o favorito ao título. 

Na ida no Justiniano e Melo e Silva o Colatina deu grande passo rumo ao título, com gols de Gabriel Buru e Parley venceu por 2x0. 
Na volta no Estádio Sumaré em Cachoeiro de Itapemirim pois o Emilio Nemer em Castelo não tinha capacidade mínima para a final, voltou a vencer, Gedeon marcou o gol da vitória do 1º título profissional do Colatina S.E, título muita festa, porém esta festa foi apagada fora das 4 linhas, devido aos prejuízos causados pelas chuvas torrenciais no final do ano de 2013, Colatina decretou estado de calamidade pública de tão grave que foram os estragos.

Campanha
Espírito Santo de Marilândia 1x2 Colatina
Colatina 1x2 Castelo
GEL 2x3 Colatina
Colatina 5x0 Vilavelhense
Serra 2x2 Colatina
Colatina 3x1 Tupy
Colatina 4x2 Espírito Santo de Marilândia
Castelo 1x0 Colatina
Colatina 2x0 GEL
Vilavelhense 1x2 Colatina
Colatina 4x2 Serra
Tupy 4x0 Colatina

Semi final
Tupy 1x1 Colatina
Colatina 1x0 Tupy

Final
Colatina 2x0 Castelo
Castelo 0x1 Colatina

Elenco do Colatina na partida de ida


Jogo do Título
CASTELO 0 X 1 COLATINA 
Campeonato Capixaba Série B (Finais - Jogo de volta)
Data: 1º de junho (sábado)
Hora: 17h (Horário de Brasília)
Local: Mário Monteiro - 'Sumaré' (Cachoeiro de Itapemirim, ES)
Público: 823 pagantes
Renda: R$ 7.055,00
Gol: Gedeon (COL), aos 41 minutos do 1º tempo
Castelo: Wendel, Netinho, Caboclo, Ruan e Sandro (Juninho); Edgar, Neilor, Geovani (Tainan) e Naldinho; Cafezinho e Zé Afonso.
Técnico: Cipriano Alexandre.
Colatina: Hiran, Netinho (Gabriel), Riso Surubim, Marcão e Ratinho; Parley, Gil Baiano, Rodolfo (Luciano Beré), Amaral (Eltinho) e Gedeon; Gabriel Buru.
Técnico: Zinho Sarmento.

Em 2014 as primeiras 4 rodadas mostraram como seria a participação do Colatina na Série A, foram 2 empates e 2 derrotas, sendo um deles goleada por 4x0 para a Desportiva no confronto dos atuais campeões das Séries A e B.
Nas 16 partidas do estadual apenas 3 vitórias uma delas sendo por W.O devido a desistência do Conilon (nome fantasia adotado pelo Botafogo de Jaguaré durante 2012 e 2014), dentro de campo apenas 1x0 sobre o próprio Conilon e 4x2 sobre o Real Noroeste, a equipe foi a 8ª colocada a frente apenas do Conilon que abandonou a competição no meio dela sendo rebaixado junto com o Aracruz que desistiu quando a tabela já havia sido divulgada pela FES.

Colatina adotou modelo inspirado no PSG da França em 2014

Em 2015 o Colatina não disputa o estadual alegando falta de dinheiro, a prefeitura não poderia ajudar o time por sofrer com a grave situação que passava devido as fortes chuvas citadas nesta matéria. Desde então o Colatina está afastado de competições oficiais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário