terça-feira, 13 de dezembro de 2016

São Mateus do Espírito Santo

Nome :Centro Educativo Recreativo Associação Atlética São Mateus
Data : 13 de dezembro de 1963
Local : São Mateus
Estádio : Manoel Moreira Sobrinho "Sernamby"
Capacidade : 
Títulos : São Mateus é Bicampeão capixaba série A 2009 e 2011.
Vice Campeão Capixaba em 1994, 1997, 1998 e 1999.
Bicampeã Campeonato Capixaba da série B 1987 e 2008.
Torneio Início 2003

Modelo com as cores invertidas também utilizado oficialmente
 
Escudo a partir e 1975, o atual possui as 4 estrelas referentes aos títulos das Séries B e A do capixaba

Em 2024 o São Mateus posta esta atualização em seu perfil do Facebook







Arquibancada principal do Sernamby


São Mateus fundado em 13 de dezembro de 1963 no município de São Mateus Norte capixaba, o clube nasceu nas mãos de seminarista da Congregação Mariana, O clube já mudou de nome 3 vezes, seu 1º nome foi Associação Atlética Paroquial no período amador. 
Quando se profissionalizou passou a se chamar Associação Atlética Desportiva em 1971.
Ano de 1966 ainda como Paroquial 

Em 1975 o Centro Educativo Recreativo foi fundido ao clube se tornando parte do nome agregado a Associação Atlética São Mateus nome atual, que é em homenagem a cidade de mesmo nome. As suas cores, azul e branco, são uma homenagem ao manto de Nossa Senhora.
o São Mateus apelidado de Pit Bull do Norte manda suas partidas no Estádio Manoel Moreira Sobrinho popularmente conhecido com Sernamby. O nome Sernamby e referencia a comunidade onde o clube construiu o Estádio e sede, uma área de 16.046 m2, cedida pelo prefeito Otívio de Almeida Cunha que apostou também no movimento da comunidade. O bispo Dom José Dalvit deu sua aprovação ao movimento, colocando-se a inteira disposição da comunidade do Sernamby para ajudar no que pudesse. Com o trabalho incontestável de vários elementos do bairro e o dinamismo de Padre Antônio Pianca, o Centro Educativo e Recreativo foi inaugurado em 5 de março de 1965. As instalações do centro contavam com três salas de aula, uma sala para a escola de datilografia e um amplo salão para reuniões e festas da comunidade do Sernamby. Em 1975 o primeiro lance de arquibancadas foi construído no estádio, que atualmente é conhecido como arquibancada velha.
Em 1996 houve a conclusão do segundo lance de arquibancadas, num movimento que ficou conhecido como Campanha do Cimento, aonde líderes políticos, empresários e torcedores se mobilizaram para a conclusão da arquibancada. Após a conclusão da expansão, o clube conseguiu, no ano de 1998, junto ao governo do estado, um sistema de iluminação, que é utilizado até hoje pelo clube.
Em 2004, na administração do presidente Paulo Nardoto, um novo lance de arquibancadas foi construído atrás do gol que fica na rua Monsenhor Guilherme Schmidt, ampliando a capacidade do estádio para 7.500 pessoas, mas é comum os Bombeiros liberarem bem menos que esta capacidade, 5,000 mil por exemplo.


Escudo período Associação Atlética Paroquial
No início a agremiação era dividida nos setores educação, dirigido por João Nardoto e futebol, quem contava com a direção de Walter. Nardoto permaneceu no cargo até 1968, cedendo seu posto para Belmiro Barvin, com José Carlos Almeida sucedendo Walter no futebol, ficando no Cargo até 1970. Concluindo a construção do muro do estádio na sua administração, sempre com o apoio do padre Antônio Pianca, Belmiro Bravin permaneceu na presidência até 1974, sendo substituído por Ebes Lima Guimarães.

  
Escudo período Associação Atlética Desportiva

Durante os anos o São Mateus "cultivou" rivalidades ferrenhas, como com o Matheese vizinho de bairro onde no Sernamby possuía seu campo, durante as décadas de 70 e 80 as duas equipes dividiam as atenções e torcidas do município. Na década de 70 começou também rivalidade com o América e o Industrial ambos de Linhares.

Em 1975 é que o São Mateus começou sua caminhada na briga pelos títulos no Norte capixaba. Nesse mesmo ano de 1975 conquistou o 1º Campeonato do Norte do Estado, com isso lhe foi dado o direito de disputar a Série A capixaba pela primeira vez, já que naquele ano não existia série b o campeão do Norte e do Sul tinha a vaga na Série A do ano seguinte confirmadas.  

Na melhor de 4 pontos na ida em João Neiva empate em 1x1 diante da Ferroviária, Claudio fez para os donos da casa e Pelota para Sama. Na 2ª partida com gol de Pelota o São Mateus venceu por 1x0, na 3ª partida com gol de Pelezinho em 31 de agosto de 1975 no Estádio Joaquim Calmon em Linhares. 
No mesmo ano sagrou-se campeão do 1º Torneio de Verão, realizado pela extinta Liden (Liga Desportiva do Norte), em finais disputadas contra o Santos de Barra de São Francisco., neste período que recebeu o apelido de "O Gigante do Norte".
Partida de ida em João Neiva. De pé: Ribon, Bacalhau, Paulinho, Chicão, Joelson e Gilson. Agachados: Pipo, Dirceu, Pelota, Sonha e Gildasio
Em 1976 sua primeira aparição na Série A estadual, e terminou não fazendo feio, em 14 partidas foram 5 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, 21 gols a favor 22 gols contra, o Sama encerrou em 4º lugar atrás apenas do trio de ferro Rio Branco, Desportiva e Vitória. Grand destaque foi os 6x0 sobre o São Silvano de Colatina em 4 de abril no Sernamby. A equipe por ser a melhor do interior levou o teféu de Campeão do Interior.

Em 1977 o São Mateus terminou a primeira fase em 8º lugar entre 14 participantes, avançou ao Octogonal Final no limite, a classificação só veio na última rodada após vitória por 1x0 sobre o Caxias em Vitória, isso fez a equipe empatar com Santo Antônio, Guarapari e Veneciano com 15 pontos, 1 a mais que o Leão de São Marcos que chegou aos 14 ao derrotar o Santo Antônio no Eng Araripe que acabou ficando de fora.

Na 2ª fase o desempenho foi péssimo, a equipe acabou sofrendo 3 goleadas e vencendo apenas 3 das 14 partidas terminando em 7º a frente apenas do Veneciano lanterna da fase.

Em 1978 o São Mateus repete a goleada de 6x0 em casa, desta vez sobre o Ordem e Progresso de Bom Jesus do Norte em 10 de setembro. No 1º turno o Sama termina em 7º entre 10 equipes, no returno a lanterna desanima os dirigentes da equipe que em 1979 decidi voltar a disputar torneios amadores, por serem mais rentáveis. Nesse período o São Mateus foi tri-campeão do Campeonato Estadual de Amadores (1984, 1985 e 1986) e bi-campeão do Campeonato do Norte Capixaba (1984 e 1985). Nessa época, a diretoria do então presidente José Geraldo de Andrade entrou com uma ação na justiça reivindicando a posse do estádio. A justiça entendeu que era correta a reivindicação e a posse do estádio foi dada ao clube.


Empolgados com as conquistas no  amador em 1987 o clube voltou ao cenário profissional, jogando a Série B estadual ela primeira vez. Acabou sendo o campeão  Capixaba da Série B, retornando assim a Série A em 1988.O título foi conquistado diante do Santo Antônio após duas vitórias na final. 2x0 no Eng Araripe em 1º de novembro e 2x1 no Sernamby em 8 de novembro. 

Campanha
Turno
Industrial 0x0 São Mateus
São Mateus 2x0 Santo Agostinho
Santo Antônio 2x1 São Mateus
São Mateus 1x2 Castelo
Returno
São Mateus 1x0 Industrial
Santo Agostinho 4x2 São Mateus
São Mateus 4x1 Santo Antônio
Castelo 1x3 São Mateus

Final

Santo Antônio 0x2 São Mateus 
São Mateus 2x1 Santo Antônio
Os campeões de 1987.
Time base do Sama no campeonato: Zecão (Chico); Fumaça (Carlinhos), Amarildo, Batata e Lido; Toni, Gilson (João) e Zé Olimpio; Vando (Anselmo), Melito e Romildo; Treinador Cosme Maia. Sargento Pacheco Preparador Físico. Jamil Massagista.



Em 1988 no retorno a Série A uma bela vitória por 2x0 sobre o Vitória no Salvador Costa. Mas depois de vencer uma e empatar duas  não venceu mais e acabou eliminado na primeira fase sendo lanterna no Grupo Norte.


Voltou a Série A apenas em 1991 onde a Chave Norte ficou em 9º lugar atrás apenas do Rio Branco Atlético Clube que fazia a pior campanha de sua história até então.


Nos anos seguintes o clube seguiu sem fazer campanhas de encher os olhos, até que em  1994,o São Mateus enfim montou um time competitivo om chances de título, com este time foi Vice-campeã Capixaba após a Desportiva Ferroviária conquistar os dois turnos da competição e levar o título antecipado. O São Mateus não foi campeão mas pode se gabar de ter vencido a Desportiva campeão por 3x0 dentro do Eng Araripe.



No ano de 1995 o São Mateus conseguiu avançar para a segunda fase na Chave Norte, para variar a classificação foi com dificuldade e drama, o Sama tinha 17 pontos contra 169 do Aracruz, as duas equipes que brigavam pela última vaga, o São Mateus para não dar sopa ao azar fez sua pare e venceu o Vitória por 1x0 em casa pulando para os 20 pontos enquanto isso o Aracruz só empatava com o Nova Venécia em 1x1 e ficava apenas com 17.

Na 2ª fase o São Mateus também chegou brigando pela última vaga, mas a chance era muito pequena precisando vencer o Alfredo Chaves fora de casa por goleada e contar com derrotas do Rio Branco de Venda Nova, após só vencer por 1x0 viu a chance acabar quando o Rio Branco derrotou o Muniz Freire ora de casa por 2x1 chegando aos 17 pontos contra 16 deles.
Sem tempo para lamentar o time disputou o seu primeiro campeonato nacional, o Campeonato Brasileiro da Série C, vaga conquistada com o vice-capixaba do ano anterior. A estreia foi em 28 de agosto no Clássico do Norte contra o Linhares, empate em 1x1 no Sernamby. Em 6 jogos contra Linhares, Vitória-ES e Itaperuna-RJ o Sama acabou empatando 4 perdendo duas eliminado na 1ª fase encerrando em 89º entre incríveis 128 equipes.

Entre 1996 e 1997 o São Mateus fez uma espécie de fusão com Matheense e durante estes dois anos utilizou o escudo acima.


Em 1996 o desempenho foi um dos mais fracos onde o Sama se safou do rebaixamento apenas na última rodada ao derrotar o Rio Pardo em casa por 3x1.

Já em 1997 a história foi totalmente diferente, o São Mateus veio de ótima 1ª fase, mesmo que os 3x0 sofridos para o grande rival Linhares na estreia tinha acontecido, isso foi apagado na rodada seguinte com os 6x0 aplicados no Estrela do Norte. Depois o Sama aplicou mais goleadas, 4x1 no Rio Branco de Venda Nova, 4x0 no Rio Branco da capital e 4x0 no capixaba de Guaçuí. Após os dois turnos o São Mateus avançou como o 2º melhor  colocado na classificação geral.
Na semi final encarou a Desportiva melhor campanha na 1ª fase e após empate em 1x1 em São Mateus o Sama aprontou uma zebra no Eng Araripe quando suportou grande pressão e venceu por 1x0 avançando para sua primeira final na Série A. 
O Adversário seria o maior rival nesta década, pela proximidade das cidades São Mateus e Linhares era sempre clima tenso dentro de fora de campo (É até hoje independente de qual seja o Linhares, Esporte Clube extinto ou Futebol Clube em atividade atualmente).
Na partida de ida o lado azul de Linhares acabou sorrindo pois venceu por 2x1 e aumentou a vantagem na partida de volta.
E na volta o São Mateus tentou mas não conseguiu vencer e o empate em 1x1 deu o título ao rival e o segundo vice ao Sama na Série A.

Em 1998 o São Mateus voltou a fazer boa campanha no estadual, na 1ª fase a equipe confirmou a vaga no Quadrangular Final após humilhantes 6x1 no Vitória dentro de casa. 

No Quadrangular o Sama terminou invicto com 1 vitória em 5 empates isso deu mais um vice campeonato a equipe, conquista que foi pouco valorizada pois o Linhares era campeão novamente.

Em 1999 seguiu fazendo boa campanha e após ser líder do turno com 6 pontos de vantagem sobre o Serra vice líder já garantiu a vaga no Quadrangular Final.
A equipe seguiu jogando bem e encerrou em 3º lugar o returno mesmo já classificada.
No Quadrangular acabou participando da festa do Serra campeão com uma rodada de antecipação justamente ao derrotar o São Mateus por 1x0 no Robertão, o consolo veio na rodada seguinte ao derrotar o Linhares por 1x0 o São Mateus conquistou o vice campeonato que desta vez foi valorizado por ser sobre o rival carrasco dos últimos anos.
No mesmo ano disputou sua primeira Copa Centro-Oeste, se destacou ao aplicar a maior goleada da competição, vitória por  8 a 0 sobre o Ivinhema-MS, teve a defesa menos vazada da competição sofrendo apenas 2 gols.

Em 2000 novamente o Sama seguiu com ótima participação no estadual, no turno foi líder com isso classificando-se para a semi final do turno, na semi final aplicou 3x0 sobre o Santa Maria e avanço a final do turno, lá acabou perdendo na ida por 1x0 para o Rio Branco e na volta o 0x0 tirou a chance de classificação antecipada. No returno não conseguiu classificação para a semi final e na pontuação geral acabou sendo o 3º melhor colocado onde apenas os 2 melhores avançava, e a despedida do estadual foi com melancólico 4x1 para o Estrela no Sumaré.

Ainda em 2000 o São Mateus chegou ao terceiro lugar na Copa Centro-Oeste, após empatar, nas semi-finais, em ambos os jogos por 1 a 1 com o Vila Nova-GO, que conquistou a vaga por ter melhor campanha. Foi depois de se classificar como o líder do Grupo B qe o São Mateus começou ser chamado de "O Pit Bull do Norte".

Em 2001 e 2002 não seguiu o ritmo de ótimas campanhas e não brigou pelas vagas na final ficando penas no meio da tabela.


Em 2003 inclusive brigou para não cair quando se safou apenas na penúltima rodada após empate em 1x1 com CTE Colatina somado a derrota do veneciano por 3x1 para o Serra. Em 2004 voltou para o meio da tabela.


Em  2005 o clube novamente fez boa campanha e voltou a brigar pelo título. Após boa campanha na 1ª fase encerrou com a 2º melhor colocação, graças a vitória por 3x1 fora de casa sobre o Vilavelhense, o Vitória que venceu o Estrela por 2x0 era quem ameaçava a vaga do Sama.
Nas semi finais o São Mateus acabou enfrentando o Estrela do Norte de melhor campanha na 1ª fase com isso jogando por dois empates que aconteceram, 1x1 em São Mateus e 0x0 em Cachoeiro de Itapemirim, sendo assim encerrando em 3º lugar geral.

No ano de 2006, foi montada uma equipe em parceria com uma empresa de Ibiraçu e o São Mateus fez o maior papelão de sua história, a campanha foi péssima com 0 vitórias, 1 empate e 8 derrotas, 9 gols marcados 27 sofridos, foram 5 goleadas, as piores 6x2 para o Vitória em pleno Sernamby e a despedida no Sumaré com derrota de 5x1 para o Estrela, com isso o São Mateus sofria seu primeiro rebaixamento para a Série B estadual.

Em 2007, sob a presidência de Joelson de Oliveira, o clube foi quinto colocado no Campeonato Capixaba da Série B onde na Chave Norte ficou atrás de Rio Bananal e Aracruz e a frente de Grêmio Laranjeiras.


Ano de 2008 o São Mateus entra para conquistar o acesso, na 1ª fase termina na liderança com isso a semi final seria jogando por dois resultados iguais. O adversário foi o tradicional Vitória, na ida em Bento Ferreira empate em 2x2, na volta a festa do acesso foi completa, goleada pior 3x0 e muita festa com isso o São Mateus estava de volta a Série A em 2009. Na final contra o Grêmio Laranjeiras, na ida empate em 2x2. No jogo de volta, em São Mateus, os donos da casa abriram o placar, mas o GEL virou para 2 a 1, placar que persistia até 37 minutos do segundo tempo, quando  Ferrugem, empatou o jogo com um chute de fora da área fazendo o gol do título pois o São Mateus tinha vantagem por ter melhor campanha. No mesmo ano empolgado pelo título jogou a Copa Espírito Santo pela primeira vez mas foi lanterna da sua chave eliminado com apenas uma vitória 3x2 sobre o Atlético Colatinense.


Em 2009 um ano inesquecível, mas começou com ameaça de nem disputar o estadual por falta de verba (papo que todo ano acontece no Espírito Santo com pelo menos duas equipes no mínimo).
Na primeira fase a vida foi tranquila, 11 vitórias em 18 jogos e 5 pontos a frente do 2º lugar.
Nas Semi Finais, o São Mateus enfrentou o Vilavelhense, na ida o Vila venceu por 1x0, mas na volta o Sama se impôs e venceu por 2x0 avançando para a grande final.
A final os dois melhores da 1ª fase, o Rio Branco vinha de um jejum de 24 anos sem ser Campeão Capixaba e sofria forte pressão, mas do outro lado também tinha pressão afinal o São Mateus jamais havia sentido o gostinho de levantar a taça de campeão capixaba. 
No Primeiro jogo, no Engenheiro Araripe o Rio Branco venceu por 2x1 na partida que o árbitro saiu lesionado e teve que ser substituído pelo 4º árbitro.
Na partida de volta, no Sernamby, o Rio Branco saiu na frente  e não satisfeito fez 2x0 agora o São Mateus teria que virar para 3x2 o que, parecia um título certo começou a tomar ares de vergonha histórica. 


Um dos vários atritos na partida de volta.


Após o Sama descontar "o pau quebrou", após vários minuto de paralisação a partida reinicia e o São Mateus empata em 2x2, novamente a partida é paralisada por conta da confusão, devido as brigas Devarly do Rosário árbitro da partida expulsa vários jogadores, mas é aos 16 minutos do 2º tempo que algo bizarro e vergonhoso acontece, Elder do Rio Branco se contundi após batida de um, pasmem lateral, com isso o Rio Branco que já havia feito as 3 substituições e ficaria com apenas 6 jogadores em campo já que  possuía apenas 7 jogadores em campo devido as 4 expulsões, com isso a partida foi encerrada, e o que se viu foram as duas equipes comemorando o título dentro de campo, mas o São Mateus que havia tido 3 expulsos e estava com 8 jogadores  contra 6 do rival foi declarado o Campeão Capixaba de 2009. Título conquistado no TJD da FES que decidiu que o título deveria ser dado ao São Mateus pelo artigo 33 do Regulamento Geral da Campeonato e após alguns meses, o Pleno do STJD decidiu o mesmo, e homologa definitivamente o São Mateus como Campeão Capixaba de 2009.


SÃO MATEUS 2x2 RIO BRANCO
Local: Sernamby (São Mateus - 16h10);
Público: 4.900; Árbitro: Devarly do Rosário (ES);
Gols: Evandro 10'(RB), Evandro 29'(RB) e Nino 34'(SM) do 1º; Bombom 37'(SM) do 2º;
Cartões Amarelos: Hélder, David, Moisés e Caio; Expulsões: Nino,
Gustavo, Luciano Baiano, David, Agnaldo, Caio e Wédson
SÃO MATEUS : Róbson Bahia, Frank, Luciano, Nino e
Róbson Araújo (Bombom); Rincón, Juninho (Paru),
Gil Baiano e Gustavo; Dinho e Marcelo Pelé. Técnico: Vevé.
RIO BRANCO : Everton, David, Nenzão e Wédson;
Flávio, Guaçui (Maxuel), Agnaldo, Ronicley e Hélder;
Evandro (Caio) e Moisés (Flávio). Técnico: Paulo Marcos.

Em 2010 vem a primeira participação na Copa do Brasil, o adversário foi o Remo/PA, acabou eliminado perdendo tanto a ida por 2x1 em cassa quanto a volta por 4x1 fora. No estadual a briga pelo bi campeonato foi substituída pela briga contra o rebaixamento, a uga só aconteceu na penúltima rodada devido a incompetência dos adversários, São Mateus 15 pontos perdeu para o Vitória por 3x0 em casa, mas Espirito Santo perdeu por 5x0 para o Linhares e a Desportiva por 3x2 para o Serra após estar vencendo por 2x0, como na última rodada os dois se enfrentavam e apenas um cairia o São Mateus se salvou.


Em 2011 página virada e o São Mateus entrava para briga pela parte de cima da tabela e conseguiu, chegou brigando pela quarta vaga contra o Aracruz, o Pit Bull, precisava derrotar o Colatina fora de casa e torcer por derrota do Aracruz também fora de casa contra o Vitória. Acabou perdendo por 3x2 e viu a vaga ir embora, pior era que o Aracruz também perdia, 1x0 para o Vitória, porém o Aracruz é punido com perda de pontos por escalação irregular do zagueiro Nem caindo para 18 pontos contra 22 d São Mateus que  com isso avançava em 4º lugar para a segunda fase.
As semi finais o reencontro com o Rio Branco após a polêmica de 2009, as duas equipes já haviam se enfrentado na 1ª fase com goleada histórica do São Mateus por 5x0, o que enchia o Sama de confiança mesmo encarado o líder, Marcelo Pelé carrasco capa preta marcou duas vezes a exemplo dos 5x0, abrindo enorme vantagem para o Sama na partida de volta. 
Na volta o para confirmar que merecia a vaga na final o São Mateus votou a vencer, desta vez por 2x1.
Na grande final o Clássico do Norte torna decidir um título, desta vez é o Linhares Futebol Clube e não mais o Linhares Esporte Clube extinto, melhor para o São Mateus que não dava sorte contra o antigo Linhares, mas na ida o empate em 1x1 deixou muitos torcedores com a pulga atrás da orelha, ainda mais que a partida aconteceu em Colatina no Justiniano de Melo e Silva pois o Sernamby não teve a capacidade mínima de 5 mil pessoas liberada pelos bombeiros.
Mas a volta também seria lá em campo neutro. E desta vez o São Mateus enfim pode comemorar o título sobre o Linhares, com gols de Regílson e Jânio Baiano venceu por 2x0 conquistando o bicampeonato.

LINHARES 0x2 SÃO MATEUS
Local: Justiniano Silva (Colatina - 16h00);
Público: 2.408; Árbitro: Devarly do Rosário (ES);
Gols: Regílson 38' do 1º; Jânio Baiano 16' do 2º;
LINHARES: Hiran, Wilker, Diego Martins, Patrick e Ratinho (Arthur);
Serginho, Giovanni, Igor (Gagai) e Kesley (Washington);
Bombom e Zé Augusto. Técnico: Wildson dos Anjos.
SÃO MATEUS: Róbson Bahia, Kênio, Luciano, Jaílson e Rubem;
Rincón (Roberto Formiga), Juninho, Jânio Baiano (Nei) e
Badinho; Regílson e Marcelo Pelé. Técnico: Vevé.


Ainda em 2011 veio a participação na Série D do campeonato Brasileiro, a torcida de expectativas depois do título estadual foi a total decepção com o desempenho horrível do time em campo. Foram 8 partidas 5 derrotas 3 empates nenhuma vitória sequer...Para piorar conseguiu ser goleado pelos 3 times da chave por 4x1, Villa Nova em Minas, Volta Redonda no Rio e pelo Audax/RJ (Sendas na época) em casa



Em 2012 e 2013 ficou pelo meio da tabela e não brigou diretamente por título ou vaga na 2ª fase ne corre risco de rebaixamento. Em 2012 pelo menos na Copa Espírito Santo deu esperanças a torcida de brigar por um título, após uma primeira fase sem muito brilho foi para as semi finais contra o Rio Branco, mas desta vez não teve o sucesso dos outros recentes confrontos, após 2x2 em casa viu a vaga ir embora após derrota por 1x0 fora de casa. Pela Copa do Brasil conquistou sua primeira vitória ao derrotar a Chapecoense/SC por 2x1 no Estádio Justiniano de Melo e Silva em Colatina por não conseguir liberação do Sernamby para mais de 5 mil pessoas, mas na partida de volta não conseguiu segurar o adversário e acabou derrotado por 3x1 sendo eliminado na 1ª fase novamente.


Em 2014 voltou a brigar pela vaga na fase final quando classificou-se em 2º lugar na 1ª fase encarando o Estrela do Norte com a vantagem de dois resultados iguais, vantagem esta que só aumentou depois da vitória por 2x1 fora de casa. Mas o oba oba da classificação quase certa fez a equipe entrar de salto alto e sofrer uma goleada de 3x0 sendo eliminada de forma vexatória dentro do Sernamby. No segundo semestre disputou a Copa Espírito Santo acabou dando vexame ao ser suspendo da competição faltando duas rodadas para o fim devido dívidas de borderô com a Federação, com isso foi declarado derrotado por W.O com placar de 3x0 para o Real Noroeste e Linhares rivais nestas partidas respectivamente.


Nos anos seguintes de 2015 e 2016 a briga do São Mateus foi contra o rebaixamento, nas duas edições depois de campanhas fraquíssimas na 1ª fase foi para o Quadrangular da Morte, disputa entre os 4 piores do campeonato e escapou em ambas. 



Outras conquistas do clube Mateense através dos anos

Primeiro Turno do Campeonato Capixaba: 1 vez (1999)

Segundo Turno do Campeonato Capixaba: 1 vez (2005)
Campeonato Estadual de Futebol Amador: 3 vezes (1984, 1985 e 1986).
Campeonato Estadual do Interior: 1 vez (1976).
Copa do Norte Capixaba: 3 vezes (1975, 1984 e 1985).
Torneio de Verão: 1 vez (1975).
Torneio 1 de maio 1 vez (1994)
Taça Cinquentenário de A Gazeta: 1 vez (1978).
Taça da Amizade 1 vez (1988) (São Mateus versus Seleção de Teixeira de Freitas)
Taça Cidade de São Mateus: 1 vez (2004) (São Mateus versus Matheense)

Categorias de Base

Campeão  Capixaba sub-20 em 2013
Campeão  Capixaba sub-15 em 2013
Campeonato Capixaba de Futebol Sub 17: 2 vezes (2003 e 2012).
Campeonato Capixaba de Futebol Sub 17 da Série B: 1 vez (1988).
Copa A Gazetinha Sub 17: (1995).
Taça Nacional São de Mateus Sub 17: 2 vezes (2000 e 2001).
Time Campeão da Copa A Gazetinha de 1978 - Estádio Engenheiro Araripe. Em pé: Quebinha, Adelson, Wilson, Bai, Maurício, Tião, Lulu, Bartô, Leonizo, Paulinho. Agachados: Vandro, Domingos, Toninho, Serginho, Capeta, Fredinho e Deinha.







1976. Arquibancadas e Alambrado recém construídos. Em pé: Bacalhau, Gilberto, Gilson, Pelota, Pipo e Ribon. Agachados: Paulinho, Ademir, Chicão, Cuíca e Sonha.  São Mateus que foi o campeão do interior.


1976 -  Gilson Setimi se aquecendo, detalhe interessante as traves de madeira, atrás uma arquibancada de madeira onde hoje está o lance de arquibancadas de concreto.




Um comentário:

  1. grande time associacao atletica sao mateus 1977 adilson solimar paulinho joelson damaseno delio dario ribon ribeirinho bene pelota xou bola

    ResponderExcluir