terça-feira, 1 de novembro de 2016

Esporte Clube Guarany


Nome : Esporte Clube Guarany
Data : 1º de novembro de 1951
Local : Bairro Itacibá, Cariacica




O Esporte Clube Guarany foi uma das 5 equipes que integraram a fusão que deu vida a Associação Desportiva Ferroviária CVRD, o Bugre era formado por funcionários das oficinas da Cia Vale do Rio Doce localizadas em Itacibá Cariacica, onde tinha seu campo chamado Praça de Esportes Engenheiro João Linhares, disputou campeonatos Suburbanos com frequência antes da fusão em 1963, por duas vezes disputou a Série B capixaba. 

Era mais uma equipe para divertimento dos funcionários das oficinas que se reuniam aos finais de semana após a semana de trabalho pesado nas locomotivas. 
As cores  oficias vermelha e branca foram homenagem ao Valério-MG de onde muitos ferroviários vieram para trabalhar tanto na ferrovia Vitória-Minas quanto nas oficinas da Companhia Vale do Rio Doce. Todo ano no dia 1º de novembro o Bugre fazia um festival em comemoração data de sua fundação, começava hasteamento da bandeira, depois uma missa, e partidas dos torneios comemorativos.
Uma das diretorias do Guarany

Nos torneios Suburbanos o Guarany  não fez feio, foram boas campanhas em 1956 e 1957.
Em 56 entrou no Chave Zona Sul, ao lado de Ferroviário (também de trabalhadores ferroviários da CVRD), Atlético de Aribiri e Bonsucesso. 

Em 57 o Guarany mostrou sua força ao derrotar o Atlético de Vila Velha por 2x1, Atlético que foi o campeão daquele Suburbano. Os escalados na vitória no Estádio Governador Bley foram : Hurubatão, Tininho, Haroldo, Pedro Vermelho, Fabiano, Zulmaro, Wilson, Arthur, Telmo e Escurinho. o Atlético era o atual vice campeão.


Um outro registro de vitória da equipe foi contra a forte equipe do Glória em plena sua casa, Lulmiro, Wilson e Antelmo marcaram na vitória por 3x1. O Bugre colorado foi a campo com Lafaiete, Gildo, Haroldo, Pedro Edézio, Vermelho, Zulmiro, Arthur, Antelmo, Wilson e Fabinho (Escurinho).
Durante o ano de 57 o Guarany encarou o Bangu e atropelou por 3x0. Jarbas, Stelio, Arthur, Juarez, Samuel, Pedro, Gildo, Benedito, Zulmiro, Doca e Claudio fora a campo, com Claudio, Gildo e Samuel marcando os gols do triunfo. 

O que poucos sabem é que o Guarany tem participação essencial na fusão da Desportiva Ferroviária, sem o bugre a equipe grená provavelmente não existiria, foi de um de seus conselheiros o voto final em 17 de junho de 1963. Antes de Waldomiro se pronunciar haviam votado 14 conselheiros do Ferroviário, 5 da A.A Vale, 3 do Cauê, 1 do Valério e 1 do Guarany, eram 12 votos pelo sim da fusão e 12 votos pelo não. Waldomiro seria o voto que decidira a calorosa votação do conselho, ele votou "sim" e ali nascia um dos clubes mais simpáticos do Brasil.



Waldomiro Pereira Lima o voto final.


Bandeira do Esporte Clube Guarany o Bugre colorado de Itacibá.



Alguns trabalhadores na  estação em Itacibá




Mefuca Instagram




Nenhum comentário:

Postar um comentário