sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Doze Futebol Clube


Nome : Doze Futebol Clube
Local : Vitória
Data : 18 de novembro de 2014
Títulos : Vice Campeão Campeonato Capixaba 2015



Doze Futebol Clube  foi fundado em 18 de Novembro de 2014 por um grupo de empresários liderados por Israel Levi, com intuito de aplicar um novo formato de gestão e entretenimento no futebol brasileiro, o Crowdmanaging.
Insatisfeito com o formato de gestão dos clubes brasileiros e como os torcedores são tratados por estes clubes, Israel Levi iniciou em 2012 estudos para desenvolver um novo método de gestão que potencializasse os resultados e tivesse maior participação dos principais interessados no futebol os torcedores. Daí vem o nome Doze pois o torcedores seria literalmente o 12º jogador.

O clube se filiou a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e confirmou a participação no Campeonato Capixaba  Série B já em 2015, o clube começou organizar o departamento de futebol e a busca por atletas para a formação do primeiro time profissional e de base.


O seu mascote é o pássaro, a escolha foi por segundo estudos o animal que melhor  representa o Crowdmanaging. A relação ocorre pois, embora tenham autonomia limitada de voo quando sozinhos, ao adotarem o sistema de voo em bando no formato “V” eles conseguem alcançar maiores distâncias e velocidade. Além disso, não há a figura de um líder permanente e sim um revezamento entre os pássaros na liderança do bando, atingindo assim um desempenho melhor.


Em 2016 o Doze entrou e sua primeira competição profissional, a Série B do estadual contou com Sorato e Carlos Germano ex-jogadores consagrados formando a comissão técnica, Joílson com passagens por Atlético-MG, Cruzeiro e Vasco  foi o escolhido para levar a tarja de capitão. Neste meio tempo a equipe treinava no Parque do China que conta com campo padrão FIFA. 

Na competição o Doze fez sua estreia no futebol profissional em 15 de março contra o Grêmio Laranjeiras no Estádio Salvador Venâncio da Costa em Vitória, o único gol da vitória foi de pênalti aos 31 do 1º tempo marcado por Luan. 
A equipe seguiu bem na competição, nas  partidas seguintes foram 4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, com isso a segunda melhor campanha na 1ª fase a vaga garantida no Quadrangular Final. 

Doze estreou no futebol profissional com vitória sobre o GEL, no Salvador Costa (Foto: Richard Pinheiro/GloboEsporte.com)
imagem da partida Doze 1x0 Grêmio Laranjeiras
Na 2ª fase a briga pelo acesso seria contra o Espírito Santo da Serra (ex-Anchieta), Tupy de Vila Velha e GEL. 
O Doze venceu o GEL e o Tupy abrindo 6 pontos dos dois rivais, fechando o turno empate com o Espírito Santo deixava a equipe com 7 pontos 6 a frente de Tupy e GEL que empataram em 1x1, ou seja na partida do returno uma vitória colocava o Doze na Série A de 2016, mas o empate em 0x0 com o Tupy adiou o acesso momentaneamente, dias depois o Doze encarou o GEL no Estádio Engenheiro Alencar Araripe em Cariacica  e conquistou o acesso em grande estilo, com gols de Willian Crispim, Diego Godinho e Danilo Silva goleou por 3x0 a equipe serrana. Já classificado para a Série A chegou a última rodada empatado com 11 pontos contra 14 do Espirito Santo, o Doze precisaria tirar 5 gols de diferença no saldo para conquistar o título mas a tarefa era quase impossível, a derrota por 2x0 no fim nem fez tanta diferença pois o objetivo se chegar a Série A estava garantido.
Resultado de imagem para charles doze
Doze x Estrela do Norte a partida que deixou o Doze praticamente livre do rebaixamento

Campanha Série B 2015
Turno
Doze 1x0 GEL
Vilavelhense 1x1 Doze
Doze 1x0 Tupy
Doze 2x2 Espírito Santo (Serra)
Espírito Santo (Marilândia) 0x1 Doze

Returno
GEL 0x1 Doze 
Doze 0x0 Vilavelhense
Tupy 1x0 Doze
Espírito Santo (Serra) 2x0 Doze
Doze 3x1 Espírito Santo (Marilândia)

Quadrangular final
Doze 2x1 Tupy
GEL 0x1 Doze
Doze 0x0 Espírito Santo (Serra)
Tupy 0x0 Doze
Doze 3x0 GEL
Espírito Santo (Serra) 2x0 Doze


No 2º semestre veio o primeiro teste contra equipes da Série A, o Doze disputou a Copa Espírito Santo pela primeira vez, a estreia foi desanimadora, derrota por 3x0 para o Atlético em Itapemirim, com salários atrasados a equipe em crise já nem treinava mais em Domingos Martins no Parque do China, só foi vencer na 10ª partida quando já estava eliminada, a vitória foi uma grande zebra, 1x0 sobre a Desportiva Ferroviária em pleno Eng Araripe, na partida seguinte outra vitória contra outro gigante capixaba, 1x0 sobre o Vitória, a equipe acabou não se classificando para a 2ª fase, e já sentiu que  a Série A 2016 não seria nada fácil.

Em 2016 chega a estreia na Série A, na verdade nem ocorreu realmente, o Doze não conseguiu regularizar jogadores e só contava com apenas 5 atletas liberados no BID, com isso a FES declarou o Espírito Santo vencedor por W.O com placar de 3x0. A estreia real ocorreu em 4 de fevereiro com derrota por 2x0 para o Estrela do Norte, seguindo a competição o Doze sofreu sua primeira goleada na Série A dentro de campo, 3x0 para a Desportiva, após nova derrota esta pata o Atlético Itapemirim o Doze finalmente venceu sua primeira partida na Série A, 1x0 sobre o Espírito Santo por 1x0 gol de Deivisson aos 16 minutos em partida  disputada no Eng Araripe, mas a vitória foi a única na 1ª fase e com isso o Doze foi obrigado a disputar o Quadrangular da Morte com as 4 equipes piores classificadas na 1ª fase.
Quadrangular
O Doze começou com tudo goleando o Sport Capixaba por 4x0 gols de Andinho aos 35 e Gabriel Fernandes aos 40 do 1º tempo, Charles aos 21 minutos e Alex Bahia aos 36 do 2º tempo. Na rodada seguinte derrota por 3x2 para o São Mateus, contra o Estrela do Norte atual campeão é que o Doze decidiria seu futuro na Série A. 
Na última rodada do turno Charles com um gol em cada etapa colocou o Doze com 2x0 no placar Robson só foi diminuir depois dos 45 do 2º tempo para o Estrela.
Na primeira rodada do returno Charles o herói do Doze nesta fuga pelo rebaixamento marcou novamente e o Doze venceu por 1x0 e praticamente rebaixou o  Estrela e pleno seu centenário, na rodada seguinte o empate em 1x1 com o São Mateus salvou ambas equipes, com isso Doze e Sport Capixaba nem entraram em campo para a rodada final.

Turno
Espírito Santo 3x0 Doze
Doze 0x2 Estrela do Norte
Desportiva 3x0 Doze
Doze 0x1 Atlético Itapemirim
Returno
Doze 1x0 Espírito Santo
Estrela do Norte 0x0 Doze
Doze 0x1 Desportiva
Atlético Itapemirim  0x0 Doze 

Quadrangular da Morte
Turno
Sport Capixaba 0x4 Doze
Doze 2x3 São Mateus
Doze 2x1 Estrela do Norte
Returno
Estrela do Norte 0x1 Doze
São Mateus 1x1 Doze
Doze adiado Sport Capixaba


Resultado de imagem para charles doze
Helder, Carlos Germano, Charles e Sorato, comissão técnica do Doze FC

Em 2017 o Doze foi um verdadeiro azarão, a fórmula do estadual colocava as 10 equipes se enfrentando em turno único onde 4 avançavam e 2 eram rebaixados, e diferente do que todos pensavam o Doze não foi um dos dois, e sim um dos quatro melhores da competição.
na estreia o início da surpresa o Doze apronta e derrota o Real Noroeste em Águia Branca por 2x1, na rodada seguinte a vítima é o Rio Branco derrotado por 3x1 gols de Joaquim, Nilo e Chiquinho, na 3ª rodada derrota por 2x0 para o Atlético Itapemirim,  contra o Tupy sua pior apresentação na competição e derrota por 3x0, a recuperação veio da Desportiva por 1x0, mostrando que não temia o trio de ferro da capital aplicou 4x2 no Vitória em pleno Salvador Costa derrotando os 3 mais tradicionais do estado no mesmo campeonato algo muito raro. A vitória por 2x1 sobre Linhares classificou o Doze de forma inédita para as semi finais, e o melhor de forma antecipada, na rodada seguinte 0x0 com Espírito Santo e fechando a 1ª fase bela vitória por 3x1 sobre São Mateus em pleno Sernamby, esta vitória além de eliminar o adversário colocou o Doze na vice liderança e com a vantagem de dois resultados iguais na próxima fase. E foi justamente isto que aconteceu diante do Espírito Santo, a exemplo da 1ª fase foram dois empates em 0x0 nas duas partidas da semi final.
Agora pela primeira vez em sua curta história o Doze chegava a final da Série A, o adversário o Atlético Itapemirim com quem o Doze dividiu o Estádio Olívio Soares como casa, mas as duas partidas não seriam no estádio do Atlético Itapemirim. A partida de ida aconteceu no Kleber Andrade, e o Doze conseguiu grande vantagem na 2ª etapa abrindo 2x0 na partida da final com Chiquinho aos 21 e Lucas Balbino aos 34 já no 2º tempo, era uma vantagem enorme, mas no futebol só termina quando acaba e o Atlético descontou aos 44 quando Marcone jogou contra as próprias redes, e aos 47 Wendel empata tudo após cobrança de pênalti sofrido por Luan Macaé. Aos 49 a partida se encerra e de forma espetacular Doze e Atlético ficam no 2x2 deixando totalmente aberta a disputa do título inédito para ambos.
Na partida de volta no Estádio Sumaré em Cachoeiro de Itapemirim pois o Olívio Soares não tinha capacidade mínima para receber a partida o Doze pulou na frente com golaço de Cassio aos 12 minutos já na 2ª etapa. Mas o Atlético empatou com Marcos Felipe 10 minutos mais tarde. Ao Atlético bastava o empate para levar o título, o Doze precisava vencer para ser o campeão, mas aos 31 Wendel outra vez de pênalti marcava 2x1 Atlético decretando o placar de 2x1. O Doze perdia o estadual mas fazia campanha histórica deixando várias equipes para trás, entre elas Espírito Santo, Desportiva, Vitória e o Rio Branco que acabou sendo rebaixado junto com Linhares.
Equipe Vice-Campeã do Capixabão 2017: Em pé: Luiz Armando, Leandro Costa, Lucas Rato, Vítor, Joaquim, Léo Breno,Robson Bahia, Paulo Vitor, Cássio, Rafael Bispo, Dr. Eduardo e Charles Lehrback.
Agachados : Marcone, Marquinho, Raphael, Vitinho, Vilmar, Zé Carlos, Deivison, Chiquinho, Jean, Michael, Mendonça e Lucas Balbino. Detalhe para modelo laranja adotado como uniforme número 2.







Nenhum comentário:

Postar um comentário