sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Associação Esportiva Gironda



Nome :Associação Esportiva Gironda
Data : 18 de novembro de 1983
Local : Cachoeiro de Itapemirim
Estádio : José Zampirolli


Este escudo aparece várias vezes como oficial o clube mas não é oficial


Esta é a marca oficial da Mineração Capixaba usada no uniforma da escolinha de futebol até poucos anos atrás.







Fachada do Estádio José Zampirolli

Associação Esportiva Gironda de Cachoeiro de Itapemirim é um daqueles times misteriosos do futebol capixaba, o desleixo com a história das equipes é o maior adversário dos historiadores, minha maior dificuldade em  resgatar a história dos clubes é que até mesmo seus criadores não tem esta preocupação. 
Antes de conhecer o Gironda vamos conhecer um pouquinho da história de seu criador. José e Dozolina tiveram 9 filhos...Maria, Jacinta, Antônio, Luiz, Affonso, Domingos, Josephina, Rosa e Benjamin. 
Em 1890 os pais de Benjamin chegaram ao Brasil pouco depois de se casarem no próprio navio que os trouxe da Itália para o país. Benjamin Zampirolli nasceu em 1930, um dos pioneiros na exploração de mármore e granito em Cachoeiro de Itapemirim. Mais tarde foi para o Distrito de Gironda em Cachoeiro de Itapemirim onde se instalou, eram apenas duas casa na localidade e nem energia se tinha quando ele chegou, sua empresa trouxe desenvolvimento ao local mas a falta do esporte incomodava Benjamin, o local ainda era muito isolado, até as partidas no rádio eram raridade. Isso fez Benjamin tomar uma atitude e assim resolveu criar o seu próprio time de futebol, assim em 1983 nascia a Associação Esportiva Gironda conhecido como "Rubro Negro da Mineração" foi fundado dentro da Empresa Mineração Capixaba e quando escrevo dentro é literalmente, seu Estádio José Zampirolli (homenagem a seu pai) fica dentro da empresa. As cores são preta e vermelha pois Benjamin se tornou flamenguista na infância. 

Senhor Benjamin fundador da empresa e do time!


O Estádio recebeu até equipes de fora do Brasil, equipes de empresas parceiras da Mineração Capixaba mandavam suas equipes para confraternizações, uma delas veio da Coréia do Sul. No ano de sua fundação o Gironda já partiu para um belo desafio, convidou o Estrela do Norte Série A estadual uma das grandes forças do interior capixaba. Nesta partida o Gironda foi a campo com Paulinho (Morcego), Zé Luiz (nenê), Vadão. Itamar, Chiquinho, Tobias, Wellington (Itamar de Oliveira), Zé Baiano, Edmílson, Mandel e Evaldo. Moria era o treinador.
O Estrela do Norte foi a campo com João Luís, Beto Macaé (Mudica), Julinho (Marcelo), Amy (Nenêm), Rogério, Amaral Nascimento (Índio), Zé Neto (Edmílson), Sérgio (Cacá), Camilo, Careca e Ney (Edmílson).

Com gols de Careca e Cacá o Estrela encerrou a primeira etapa vencendo por  2x1, Manoel havia marcado o gol do Gironda. Na 2ª etapa a equipe mandante com Edmílson e Itamar de Oliveira virou a partida para 3x2, grande destaque para o gol de Itamar do meio de campo, com o gol  que Pelé não fez o Gironda vencia a peleja por 3x2 de virada.


Sala de troféus com as conquistas do clube
Em 1994 Gironda disputou a Série B do Campeonato Capixaba, a equipe foi para a Chave Sul ao lado Cachoeiro Futebol Clube (Cachoeiro do Itapemirim), Guarapari Esporte Clube (Guarapari), Mimosense Futebol Clube (Mimoso do Sul), Sociedade Esportiva Santa Maria (Santa Maria De Jetibá) Tupy Esporte Clube (Vila Velha). Foram 2 turnos com os 2 melhores de cada grupo as semi finais. A estreia na Série A foi em Mimoso do Sul e acabou com derrota por 2x0 em 11 de setembro no Estádio Paiva Gonçalves. Em nova partida fora o Gironda conseguiu seu primeiro grande resultado 1x1 com Guarapari no Estádio Davino Matos. 
A primeira partida em casa era cercada de grande expectativa, o adversário tradicional Cacheiro F.C, no placar grande vitória por 3x1 em 25 de setembro.
na rodada seguindo a torcida se empolgou de vez com a grande goleada por 5x0 sobre o Santa Maria. Mas justamente depois desta goleada as coisas desandaram e o caminhão de Granito tombou na BR (Quem mora no Espírito Santo sabe o que isso significa, para que não é do estado explico...Imaginem você na estrada de repente se depara com um quadrado maciço de granito pesando toneladas no meio do caminho.) Foram 4 jogos sem vencer, derrota para o Tupy fora 2x0, derrota 2x0 para o Mimosense a primeira em casa, empate em  1x1 com Guarapari em casa e derrota por 2x0 para o Cachoeiro fora. A esperança retornou após a vitória contra o Santa Maria fora por 3x2, o Gironda chegava aos 8 pontos contra 11 do Tupy adversário da última partida e 10 de Mimosense, Guarapari e Cachoeiro. O Gironda infelizmente não passou de um empate em 1x1 com o Tupy e acabou encerrando em 5º lugar na chave com 9 pontos morrendo abraçado com o Tupy.

Chave Sul
1º Turno
1 ª Rodada
11/set
Mimosense     2x0  Gironda 

2 ª Rodada
18/set
Guarapari     1x1  Gironda 

3ª Rodada
25/set
Gironda       3x1  Cachoeiro     

4ª Rodada
02/out
Gironda       5x0  Santa Maria   

5ª Rodada
09/dez
Tupy          2x0  Gironda       

2º Turno
6ª Rodada
12/out
Gironda       0x2  Mimosense

7ª Rodada
16/out
Gironda       1x1  Guarapari

8ª Rodada
23/out
Cachoeiro     2x0  Gironda

9ª Rodada
30/out
Santa Maria   2x3  Gironda

10ª Rodada
02/nov
Gironda 1x1 Tupy



Vista panorâmica do Estádio
Após esta disputa o Gironda não entrou novamente em competições profissionais. Hoje o seu estádio é aberto a comunidade, inclusive qualquer equipe pode marcar jogos lá que não é cobrada nenhuma taxa  para usar o José Zampirolli. 



Ginásio anexo ao estádio, o Gironda também tem responsabilidade social com a comunidade


Uma das partidas da Copa Gironda realizados pela empresa Mineração Capixaba



Uma rara imagem da equipe do Gironda nos anos 90






Em 28 de fevereiro de 2009 foi fundado Mineração Capixaba Futebol Clube que nada mais é que veteranos do Gironda que manda os jogos no Estádio José Zampirolli



Memória Futebol Capixaba 
Mefuca Instagram


13 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BELO TRABALHO DE HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  2. Seu trabalho é fantástico. Também sou colecionador de escudos de futebol e só descobri seu site agora. Já tirei várias dúvidas. Sou daqueles que ia ao estádio só pra ver o escudo de determinado time. Inclusive vc tem aqui no seu site vários deles que desenhei e coloquei na internet. Alguma informação sobre o Industrial de Santa Maria de Jetibá ? Tenho uma foto da época do Edilson em que não entendi o escudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fritz!
      O Santa Maria tenho sim, se você mandar mensagem em nossa página do Face enviamos ele.

      Excluir
  3. Parabéns, pessoas dedicadas e que busca divulgar a história real das equipes capixabas são dignas de aplausos e até de homenagens por parte da Federação.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Meu Primo trabalhava em uma pedreira lá perto, vou pedir pra fazerem pra mim um time de futebol de botão desse time pra aumentar a minha coleção de times de botão aqui do ES

    ResponderExcluir
  7. No ano de 1988 eu treinei na equipe de Junior desse time para o estadual da segunda divisão, mas não joguei a competição porque em 1989 incorporei o Exército no Rio. Belas lembranças!

    ResponderExcluir