domingo, 27 de novembro de 2016

América de Aribiri

Nome : América Futebol Clube
Data : 27 de novembro de 1927
Local : Bairro Aribiri, Vila Velha
Estádio : Campo de Aribiri


Escudo com as cores invertidas usado no uniforme reserva como é comum nos Américas colorados.


Este modelo foi utilizado no aniversário de 92 anos de fundação, notem que curioso o "DO" Aribiri e não "DE" Aribiri.






Raridade vista por poucos até pouco tempo, sede do América


Em 27 de novembro de 1927 era fundado em Vila Velha o  América Futebol Clube, América de Aribiri o clube Vilavelhense é muito confundido com o América Football Club de Vitória primeiro campeão capixaba, os dois não tem relação alguma não ser a homenagem ao clube tradicional carioca, o América de Vitória foi fundado em 5 de março de 1916. Este América possuía um Campo em Aribiri onde mandava suas partidas, por nunca ter entrado em competições profissionais não construiu um estádio e usou para as partidas mais chamativas o Estádio  Manoel Araujo de Oliveira do Santos F.C. Sabia que neste estádio o América teve fama de invencível? a equipe ficou 19 partidas sem derrota no ano de 1955, acabou perdendo a invencibilidade para o Social de Vila Garrido também de Vila Velha, mesmo no amador 19 partidas invictas era extremamente difícil de se conquistar, ainda mais que os jogadores jogavam por amor a camisa de suas equipes e com isso todo jogo era uma nova batalha.

Estádio  Manoel Araujo de Oliveira América literalmente jogava em casa

O América de Aribiri Bairro onde foi fundado anos depois se criou uma rivalidade interessante com o Atlético Esporte Clube, fundado em 1944 em Paul mas com Estádio em Aribiri, por dividir o mesmo bairro os dois clubes criaram uma grande e sadia rivalidade. 
O América sempre voltou suas atenções ao esporte e lazer amador, era comum a realização de torneios comemorativos, contavam muitas vezes com a participação de equipes de Vila Velha que jogaram até o Campeonato Capixaba, como o próprio Atlético E.C, Corinthians, Glória  e Botafogo, além dos companheiros amadores entre eles, Íbes, Paulense, Americano E.C (não confundir com o S.C Americano de Vitória) Vilavelhense (não o atual), e Vasco Da Gama.
Em 1957 o América recebeu o Atlético para um amistoso, o Atlético era grande favorito pois disputava a 2ª divisão do Espírito Santo, o América não deu bola para isso aplicou 5x0 sem piedade.

O América até os dias atuais faz o encontro de ex atletas no campo do Santos em Aribiri mantendo o time em atividade.
Em 1945 foi eleita a diretoria do clube no mês de outubro Newtom Ribeiro (Presidente) Manoel Barros (Vice Presidente), Alberto Guadio (1º Secretário), Hilton Marques (2º Secretário), Vitória Vorotino Rauta (Tesoureira)

Emy Brandão (Diretor de Esportes), viram que existia uma mulher nesta nova diretoria algo que era quase impossível naqueles tempos extremamente machistas que "futebol era coisa de homem", "lugar de mulher é na coxinha", "Maria que gosta de futebol é João", sentimentos errôneos mas que perduram até os dias atuais.
O América em 3 de abril de 1955 foi até Domingos Martins enfrentar o Campinho S.C, acabou perdendo por 3x2. Dias depois recebeu o adversário para uma partida em Vila Velha, Estádio Manoel Araujo as duas equipes entram cada uma empunhando a bandeira do adversário. O América foi a campo com Gilson, Jonas, Padeiro, Lauro, Eraldo, Sydnei, Barros, Ailtin, dadá, Veraldo e Alcyr. Mas nenhuma das equipes conseguiu balançar as redes e o placar ficou mesmo em um 0x0. 

No mesmo ano o América fez um amistoso com a equipe da Rádio Espírito Santo
e goleou por 6 tentos a 2. Estrelinha de Santo Antônio também tentou desafiar o América no Manoel Araujo, saiu com 4x1 na bagagem. Incríveis 9x2 no Botafogo da Glória. Até o time da Marinha tentou uma encarar o América, o Unidos da Marinha de Guerra acabou sofrendo 8x1. O Santos estava incomodado com o sucesso do América dentro de sua casa e também entrou em campo para quebrar a sequência, em um jogaço acabou o América venceu por 4x3. O Corinthians de São Torquato foi outro a saber da fama de invencível, foi por a prova e voltou derrotado por 3x2 e outra bela partida. Centenário de Vitória foi outro a botar a série em cheque, derrota por 5x0. Após a sequência ser quebrada pelo Social outro time de Vila Velha voltou a derrotar o América no Manoel, Olímpico 3x2.



Um dos torneios de aniversário do América este de 10 anos.




Foto rara da equipe do América de Aribiri nos anos 60

América década de 80 : Everaldo, Pedrinho, Breda, Marcos, Fernando, Quinha, Pele', Luis Igreja, Pororoca, Sergio, Zulinha e Noquinha.

Time juniores que ficou invicto por 3 anos 



Outras imagens raras do América Futebol Clube de Aribiri




América campeão Vilavelhense Junior 1989.
De pé: Seu Maneco, Jaime, Robinho, Marleon, Cléber, Dinho, Geraldinho e Jabá.
Agachados: Claudio Koehler, Sarmento, Mimi, Coolmeia, Guta, Santclear, Marcelo e Davi.


Anos 70. Nandi, Breda, Marquinho, Caxixi, Noquinha, Pelé, Ernesto, Jaime, Quinha, Pororoca, Serginho, Ronaldo, Baianinho e Ricardo Carone.

Mais uma da década de 70. Delmo, Marcos, Breda, Pelé, Domicio, Ernestto, Jaime, Sr Maneco, Porococa, Quinha, Sergio, Almiro, Lauro, Carone e Eraldo.




Década de 70. Sérgio Amoroso, Marcos, Sérgio, Noquinha, Cabrita , João, Joel, Quinha, Ernesto Rauta, Ronaldo Cheiroso e Eraldo Bahia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário