Escudo dos anos de amadorismo do clube |
Este também com as letras em escada |
Modelo inédito do Ibiraçu em 1975 |
Estádio Marcos Jorge Campagnaro "Marcão" |
Ibiraçu Esporte Clube fundado em 9 de outubro de 1959 na cidade de mesmo nome, não possui relação com o Ibiraçu Sport Club fundado em 03 de maio de 1945.
A equipe nasceu do América e Vitória locais, a princípio chamado de Congregação Mariana.
O América mandava seus jogos no campo onde hoje é o Estádio Marcão e usava uniforme vermelho. Já o Vitória possuía um campo na localidade de São Cristóvão, onde hoje é o Posto Padre Eustáquio e seu uniforme era azul.
O clube tem como maior conquista o capixaba da série A 1988, manda suas partidas no Estádio Marcos Jorge Campagnaro, o Marcão, que suporta aproximadamente 3 mil pessoas. Disputou consecutivamente a Série A estadual entre 1983 e 1992.
Modelo adotado na "era" profissional nos anos 80 |
Em 1983 venceu 07 em 24 partidas, conseguiu sua primeira vitória fora de casa na série A , 1x0 sobre o Estrela no Sumaré em 12 de junho.
Em 1984,1895 e 1986 campanhas discretas, em 84 o Ibiraçu caiu em uma chave ingrata com Rio Branco campeão de 83, Vitória vice em 80 e Colatina vice de 1981, encerrou em 4º lugar eliminado. Em 1986 destaque para a goleada por 4x1 sobre o Rio Branco que era o atual campeão.
1987 a melhor campanha até então, e equipe se classificou entre os 4 melhores para o grande quadrangular final, lá encarou Desportiva, Estrela e Guarapari, com 3 empates e 3 derrotas acabou na lanterna da ase mas o 4º lugar era a melhor campanha do clube, isso até 1988...
Fachada do Estádio Marcão |
Na sua maior glória curiosamente o elenco foi montado com vários jogadores escanteados, o próprio Zuza treinador que montou o time titular com 8 jogadores dispensados por Desportiva, Vitória e Rio Branco também era um dos excluídos da capital.
A primeira fase Desportiva, Vitória, São Mateus e Colatina foram os adversários, somente 1º e 2º colocado avançavam a fase final. Sem mais problemas o Ibiraçu passou de forma invicta e líder da chave, com 4 vitórias em 8 partidas.
Tabela da 1ª Fase do estadual na Revista Placar |
A primeira derrota do Ibiraçu na competição 2x1 para o Rio Branco aconteceu no Kleber Andrade na rodada inicial da fase.
Na segunda rodada a recuperação, mostrando que era candidato ao título goleou por 3x0 a Desportiva que era uma pedra em suas chuteiras, só lembrar da primeira partida da equipe na Série A em 1980, esta vitória.
Na rodada seguinte o Ibiraçu mostrou que se sentia bem no Sumaré em Cachoeiro de Itapemirim e venceu sua segunda partida lá, 2x1 sobre o Estrela, na outra partida a Desportiva venceu o Rio Branco por 2x0 embolando tudo.
Na 4ª rodada 0x0 com o Rio Branco no Marcão deixou ambos com 5 pontos, e a Desportiva ao derrotar o Estrela por 1x0 pulava para 6 pontos.
Na penúltima rodada outro 0x0, este com a Desportiva no Araripe , o resultado não foi tão ruim pois o Estrela derrotou o Rio Branco por 4x3 deixando a decisão do título para a ultima rodada...
Na rodada final apenas o Estrela não tinha mais chances de título...Desportiva com 7 pontos enfrentava o Rio Branco com 5 pontos no Kleber Andrade, Ibiraçu com 6 pontos encarava o Estrela com 2 pontos no Estádio Marcos Jorge Campagnaro...
O Ibiraçu atropelava o Estrela no Marcão, mas e na outra partida? de nada adiantaria o Ibiraçu vencer se a Desportiva também fizesse o mesmo, porém no Kleber Andrade o que se viu foi o Rio Branco vencendo por 3x0 o clássico (maior placar contra o rival) e o Ibiraçu pra alegria dos presentes no Marcão também goleando o Estrela por 3x0 e conquistando seu 1º título estadual da história. Marcelo aos 12 do 1º tempo abriu caminho , Carola pênalti aos 32 e Marcelo aos 35 do 2º tempo decretaram a goleada do título.
Ibiraçu no jogo do título |
Campanha Primeira Fase
Primeiro Turno
Ibiraçu 1x1 Desportiva
São Mateus 2x2 Ibiraçu
Ibiraçu 1x0 Vitória
Colatina 1x1 São Mateus
Segundo Turno
Desportiva 0x1 Ibiraçu
Ibiraçu 2x0 São Mateus
Vitória 1x1 Ibiraçu
Ibiraçu 3x1 Colatina
Quadrangular final
Turno
Rio Branco 2x1 Ibiraçu
Ibiraçu 3x0 Desportiva
Estrela do Norte 1x2 Ibiraçu
Returno
Rio Branco 2x1 Ibiraçu
Ibiraçu 3x0 Desportiva
Estrela do Norte 1x2 Ibiraçu
Returno
Ibiraçu 0x0 Rio Branco
Desportiva 0x0 Ibiraçu
Ibiraçu 3x0 Estrela do Norte
Em 1989 o Ibiraçu se quer chegou ao quadrangular final. Durante o estadual foi primeiro clube capixaba disputar a Copa do Brasil (1989), enfrentou Grêmio/RS, perdendo a partida de ida no Engenheiro Araripe em Cariacica por 1x0, e na volta no Estádio Olímpico levou um sonoro 6x0, sendo assim eliminado sem marcar gols, detalhe que o clube gaúcho foi o campeão desta competição!
Sobre o Ibiraçu não se pode citar sem tocar no nome de Marcus Vicente, ele presidiu o clube nos anos 80 depois disso foi presidente da FES (Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo por longos 21 anos, ali ele alavancou sua carreira política e no futebol infelizmente.
Desportiva 0x0 Ibiraçu
Ibiraçu 3x0 Estrela do Norte
Matéria sobre os campeões, na foto do Ibiraçu no Estádio Eng. Araripe em Cariacica no quadrangular |
Campeonato Capixaba de 1991. Repórter Carlos Cavalcante, zagueiro Cacau do Colatina, atacante Rogério do Ibiraçu |
Sobre o Ibiraçu não se pode citar sem tocar no nome de Marcus Vicente, ele presidiu o clube nos anos 80 depois disso foi presidente da FES (Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo por longos 21 anos, ali ele alavancou sua carreira política e no futebol infelizmente.
1990 novamente ficou fora da fase final da competição, em 1991 brigou pela vaga na semi final até a última rodada, chegou com 18 pontos na penúltima rodada contra 21 do Linhares, 15 de Colatina e Desportiva, mas a derrota por 1x0 dentro de casa para o Colatina eliminou a equipe que tinha uma partida a mais e foi ultrapassada pelo próprio Colatina e pela Desportiva que terminaram com 21 pontos.
Em 1992 veio a última disputa de Série A
Em 1992 veio a última disputa de Série A
Partida de ida na Copa do Brasil 1989 |
Grêmio x Ibiraçu em 1989 no Estádio Olímpico |
Grêmio x Ibiraçu em 1989 no Estádio Olímpico |
Ibiraçu na década de 70 em pé, da esquerda para a direita: Valério ( presidente), Jorge, Maurício, Rapadura, Tarugo, Vando, Jaiminho e Jauber ( técnico ); agachados: Netinho (massagista), Jaime, Beto, Pipiu, Waltinho e Zé Luiz |
Sede social do clube |
Saudades dos amigos. Trabalhei 9 anos e nesta cidade fiz grandes amigos. Abraços a todos.
ResponderExcluirReginaldo Izoton
ResponderExcluirJoguei nesse glorioso time nos anos 50.
ResponderExcluirFaz um tempinho...