Outro modelo utilizado na década de 90
|
Um dos primeiros escudos do clube |
Fundado em 16 de novembro de 1938 "O mais querido de Vila Velha", tornou-se profissional apenas no dia 28 de junho de 1988, sua maior conquista é o campeonato estadual série B 2001. No amador o clube do Bairro Itapoã conquistou a Liga Vilavelhense 1966 e 1985. Taça Vila Velha de Master: 1985. Copa Metropolitana: 2009.
Nas categorias de Base a Copa Amizade Nacional de Futebol Infantil 2002.
O Tupy tem o Estádio Gil Bernardes totalmente nos anos 60, nome em homenagem a um dos grandes responsáveis pela existência do clube.
O Tupy carrega o charme especial de ser chamado clube de bairro sem ser na forma pejorativa, preserva um ambiente familiar raro nos tempos atuais, mantém seu estádio vivo em meio ao selvagem crescimento urbano e imobiliário, é cercado por casas, prédios e empresas em meio ao Bairro de Itapuã, vai sobrevivendo na cidade mais antiga do Espírito Santo com bravura.
Outro modelo já adotado pelo clube canela verde com claras semelhanças com o Palmeiras-SP |
Fachada do Gil Bernardes entrada dos visitantes |
2012 durante a Copa Espírito Santo Richard do Tupy quebrou a vidraça do prédio atrás de um dos gols do estádio ao finalizar errado no empate em 1x1 contra o Real Noroeste |
Na vista aérea do estádio se nota a selva de pedra que o cerca. |
Em 1989 o Tupy fez sua estreia em competições profissionais, mesmo assim não poderia ser chamado de inexperiente pois desde os anos 30 enfrentava equipes como Desportiva, Rio Branco e Vitória em partidas amistosas. Nos anos 90 o Tupy era participante frequente da segunda divisão capixaba, mas não figurava entre os finalistas devido à falta de apoio, o Tupy é uma equipe de bairro onde é difícil capitar recursos, em 1994 não se classificou para as semi finais por apenas 1 ponto, a equipe empatou em Cachoeiro de Itapemirim por 1x1 com o Gironda e viu o Guarapari vencer o Cachoeiro na mesma cidade por 2x0 e chegar aos 13 pontos contra 12 do time canela verde (apelido de quem nasce em Vila Velha). Esta era a melhor campanha da equipe até 2001
No Estadual Série B de 2001 o Tupy teve como rivais times tradicionais do futebol capixaba, o hoje centenário Vitória, o Castelo Futebol Clube que desde os anos 60 joga estaduais alternadamente, Esporte Clube Aracruz que foi campeão em 2012.
A forma de disputa colocou as 6 equipes jogando em turno e returno pontos corridos, o clube com maior número de pontos era declarado campeão, os dois times com mais pontos subiriam para a 1ª divisão de 2002 e o líder.
O Tupy estreou perdendo para o Vitória, a equipe canela verde só foi vencer na 4ª rodada, uma bela vitória 3x0 no Aracruz, na última rodada do turno o líder, CTE/Colatina (hoje Espírito Santo de Marilândia) que tinha 8 pontos na classificação, uma vitória dava vida ao sonho do Tupy uma derrota seria um desastre, e no placar vitória do Índio por 2x0.
Abrindo o returno venceu por 2x1 e devolveu a derrota ao Vitória, perdeu para o Castelo único clube que não foi derrotado por eles nesta competição. Após derrotar o Veneciano por 1x0 e empatar com o Aracruz em 2x2 o Tupy chegava a última rodada com 15 pontos, empatado com Vitória , Veneciano e CTE/Colatina vinham logo atrás com 12 pontos.
O Veneciano encararia o Vitória em casa, e o Tupy jogaria contra o CTE em Colatina, enquanto o Veneciano derrotava o Vitória por 1x0 e garantia vaga a série A, o Tupy empatava com o CTE/ Colatina em 0x0 e conquistava seu primeiro título profissional e de quebra a vaga na série A capixaba pela primeira vez naquele 07 de outubro de 2001!
Campanha
Turno
Vitória 1x0 Tupy
Tupy 1x1 Castelo
Veneciano 0x0 Tupy
Tupy 3x0 Aracruz
Tupy 2x0 CTE/Colatina
Returno
Tupy 2x1 Vitória
Castelo 1x0 Tupy
Tupy 1x0 Veneciano
Aracruz 2x2 Tupy
CTE/Colatina 0x0 Tupy
Equipe em julho de 2000 |
A estreia na Série A não poderia ser melhor, em 1º de fevereiro o Tupy derrotou a Desportiva por 4x2 detalhe com dois gols de Índio jogador do Tupy que curiosamente levava o apelido do clube, Flavinho e Cristiano marcaram os outros dois, Léo Gonçalves e Nielsen descontaram para a Desportiva. A equipe só voltaria a vencer depois de 4 derrotas e 2 empates, e esta vitória é a primeira fora de casa da história do time na Série A, 3x1 sobre o Veneciano em Nova Venécia em 16 de março com Índio marcando mais duas vezes. o Tupy não foi rebaixado como muitos apostavam, pelo contrário caíram a Desportiva e o Linhares os bichos papões dos anos 90, mas que viviam grave crise financeira. Inclusive o jogo que salvou o Tupy foi diante do próprio Linhares fora de casa, o Linhares fez com Willian e Júnior empatou tudo, o Tupy tinha saldo de 0 contra -6 do Linhares era uma vantagem muito confortável.
Em 2003 o Tupy novamente contraria as apostas que seria o rebaixado e fica em 7º lugar entre 10 equipes, foram 6 vitórias em 18 partidas a fuga do rebaixamento veio apenas na última rodada o Tupy chegava com 19 pontos contra 19 do São Mateus e 17 do Veneciano. Tupy e Veneciano decidiram quem estava rebaixado para o ano seguinte, jogando em casa o Tupy levou a melhor após o empate em 2x2 rebaixando a equipe de Nova Venécia.
No segundo semestre disputou pela primeira vez a Copa Espírito Santo. Estreou contra o Serra em 29 de outubro no Robertão derrota por 2x1 Lira marcou o 1º gol da equipe, sua primeira vitória veio na partida seguinte em 1º de novembro em Cachoeiro de Itapemirim, 2x0 sobre o Cachoeiro 2 gols de Alex.
Poucos sabem que o Tupy está na lista dos mil gols do folclórico Túlio maravilha marcados, na verdade o Tupy aparece 5 vezes, na Copa Espírito Santo de 2003 Túlio anotou 5 gols pelo clube capixaba, contra o Cachoeiro não fez dois pois Rodrigues catou um penal dele na partida em que o Tupy perdeu por 3x2.
Em 2004 não deu para o Tupy, desta vez a equipe não se segurou na elite capixaba, acabou fazendo campanha muito fraca sendo rebaixada antes mesmo da última rodada, destaque para os polêmicos confrontos entre as equipes de Vila Velha o ue não acontecia muitas décadas na Série A. No turno Tupy 2x5 Vilavelhense, no returno Vilavelhense 2x2 Tupy. Em 2001 Tupy emprestou o nome oficial ao Vilavelhense. Depois do fim do Estadual, os dirigentes do Tupy e do Vilavelhense romperam relações e o Tupy ficou com a vaga pela qual lutava desde 38.
|
Em 2005 não disputou a Série B, retornando em 2006 quando contribuiu para um dos maiores vexames na história da Desportiva, ao empatar com o clube grená por 1x1 o Tupy avançou a semi final eliminando o rival ainda na 1ª fase. Na semi final brigou pela vaga com o Pinheiros, a derrota por 2x0 deixou a missão muito difícil, o 0x0 na volta impediu o retorno a série A.
Em 2007 mais uma vez caiu no grupo da Desportiva, mas desta vez não conseguiu aprontar, derrota por 3x0 na estreia e empate em 2x2 no returno, nada que atrapalhasse a classificação as semi finais. Veio o Rio Bananal como rival na briga pela vaga na final, na partida de ida o Tupy venceu por 1x0, mas a derrota por 2x0 na volta fez mais uma vez o sonho de voltar a série A ser adiado.
Empate em 2x2 entre Tupy e Desportiva Série B 2007 |
2008 foi ano para se esquecer na Série B, o índio foi lanterna na sua chave com apenas 2 pontos em 16 disputados.
2009 não disputou campeonato profissional, jogou amistosos e conseguiu grande resultado aos empatar em 1x1 com o Vasco da Gama-RJ que fazia pré temporada no Espírito Santo. No mês de dezembro o Tupy foi o campeão da 1º Copa Metropolitana ao derrotar o Cariacica na grande final, após 0x0 na partida de ida, na volta jogando no Gil Bernardes venceu por 1x0 gol aos 21 minutos do segundo tempo. Depois de escanteio pela direita de ataque, a bola foi desviada no primeiro pau e sobrou limpa para o lateral-esquerdo, Marcelo Teodoro, que nem precisou subir muito para marcar de cabeça. Além disso conseguiu feito de conquistar a primeira Copa Metropolitana que é disputada por equipes da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Fundão, Serra, Cariacica e Guarapari), o título foi conquistado após um empate em 0x0 e uma vitória por 1x0 sobre o Cariacica.
Em 2010 o Tupy disputou apenas duas partidas na Série B, depois disso abandonou a competição perdendo as outras 6 podas por W.O (2x0)
Após punição de 1 ano sem poder disputar competições oficiais o Tupy retorna para a Série B de 2012, e fez bonito na 1ª fase ficando atrás apenas de Estrela do Norte e Desportiva Ferroviária.
Nas semi finais a Desportiva pela frente. Na partida de ida o Tupy acabou sendo derrotado por 2x1, obrigando o Tupy vencer por 2 gols de diferença para não cair mais uma vez a um passo da Série A.
A partida teve um retiro digno de cinema, pênaltis, expulsões, gols e muita emoção, a Desportiva abriu o placar aos 34 do 1º tempo, isso quando Paru do Tupy havia sido expulso aos 22 após cometer penal e agredir o árbitro com soco, Edgar defendeu a cobrança. Aos 10 do 2º tempo Hércules perdeu o 2º pênalti da Desportiva na partida batendo para fora, aos 21 Carlos Vitor fez 2x0 e praticamente sepultava as chances do Tupy com um a menos marcar 4 gols, aos 38 outro pênalti para a Desportiva desta vez Hércules que perdeu dois deu lugar a David que também perdeu o dele chegando a incríveis 3 penais perdidos na mesma partida, já aos 49 do 2º tempo com dois a menos pênalti para o Tupy, Marcelo Pelé na bola e...para fora! após 4 pênaltis perdidos e 2 expulsões e vitória da Desportiva por 2x0, novamente o Tupy batia na trave.
Uma das 4 partidas entre Tupy e Desportiva na Série B 2012 |
2013 Lá vai o Tupy novamente brigar pelo sonho de retornar a Série A capixaba, na 1ª fase sem muito susto o Tupy e classificou com uma rodada de antecipação a golear o CTE Colatina por 4x0 no Gil Bernardes. Na próxima fase a maldição das semi finais novamente volta a atacar...o Tupy enfrentou o mesmo CTE que havia goleado 15 dias atrás. Na partida de ida 1x1 foi o resultado final, na volta em Colatina não deu de novo para o Índio, derrota por 1x0 e outra vez as semi finais eram o ponto final da equipe canela verde.
Em 2014 a maldição das semi finais seria impossível pois a 2ª fase seria quadrangular entre os 4 melhores, mas o Tupy nem chegou lá com sua 7ª posição. na Copa Espírito Santo do segundo semestre o time terminou a 1ª fase em terceiro lugar sendo eliminado pois apenas 1º e 2º avançavam. Neste ano o Tupy foi tema de um documentário sobre times de futebol, isso devido a luta de se manter vivo e não aceitar ofertas pelo terreno onde se localiza o estádio que se valoriza mais a cada ano.
Em 2015 o Tupy consegue vaga no quadrangular final após a 3ª colocação na 1ª fase. não foi bem nesta fase ficando 5 pontos do 2º colocado que garantiu vaga na Série A de 2016.
2016 o Tupy entrava com promessa de acesso, e agora a equipe canela verde não queria bater na trave novamente, na 1ª fase a classificação foi sofrida, em 4º lugar um ponto a frente do Grêmio Laranjeiras, as semi finais colocavam o Tupy diante do Rio Branco de Venda Nova líder da 1ª fase mesmos sendo punida com a perda de 3 pontos chegou 8 a frente do Tupy que marcou 21 pontos.
Na partida de ida no Gil Bernardes o Tupy em uma partida emocionante venceu por 4x3 invertendo a vantagem do time de Venda Nova. na partida de volta na Região Serrana o Tupy exorcizou a maldição das semi finais, atropelou por 3x0 garantindo a vaga na final da Série B e consequentemente finalmente o retorno a Série A em 2017. O primeiro gol foi de Geovani, filho de Rogério Pedrini o presidente do clube, atacante Lambiru grande nome do Tupy na disputa marcou mais dois.
Jogadores do Tupy após a conquista do acesso em Venda Nova do Imigrante |
Gil Bernardes dentro do campo |
No estadual de 2017 após vários anos afastado o Tupy surpreendeu a todos que pensaram que a equipe lutaria contra o rebaixamento, até passou leve risco, mas além de não cair ainda avançou as semi finais.
No seu retorno à Série A o Tupy ficou no 1x1 com Rio Branco no Kleber Andrade em 29 de janeiro. A primeira vitória veio sobre o Real Noroeste por 2x0 na rodada seguinte no Salvador Costa. Empate em 1x1 com São Mateus e goleada sobre o Doze por 3x0.
Nas rodadas seguintes duas péssimas partidas e derrotas por 4x0 para Atlético Itapemirim e Desportiva respectivamente ligavam o alerta, mas o Tupy contou com a sorte e a incompetência dos rivais já que venceu Espírito Santo por 2x1, ficou no 0x0 com Linhares e perdeu para o Vitória por 1x0 ficando com 12 pontos, mesmo assim avançou pois o São Mateus que jogava apenas pelo empate com o Doze em casa levou de 3x1 no Sernamby e deu adeus a classificação.
Nas semi finais parou no Atlético Itapemirim após derrota na ida por 2x0 e empate na volta em 1x1, Atlético que conquistou estadual de forma invicta. Tupy encerrava a campanha de forma altamente positiva, além de não cair ficou na frente do trio de ferro, Desportiva, Vitória e Rio Branco que acabou rebaixado, encerrou em 4º lugar sua melhor participação na Série A estadual até então.
Registro de quando o Tupy disputava apenas amador |
Título pouco conhecido do Índio |
bom dia, onde você achou aquele escudo do meio? nunca tinha visto esse
ResponderExcluirBoa tarde, no clube tem a imagem deste escudo foi usado na primeira década de fundação.
Excluir