terça-feira, 25 de outubro de 2016

Esporte Clube Riachuelo


Nome :Esporte Clube Riachuelo
Data: 25 de outubro de 1978
Local: Barra do Riacho, Aracruz
Estádio: Ariobaldo Vieira 
Capacidade: 3,000 pessoas

Escudo utilizado até a Série A de 2001

Outro estilo já utilizado oficialmente 





Aqui nota-se a proximidade com o mar

O Riachuelo "Gigante da Orla" fundado em 25 de outubro de 1978, entrou para os profissionais apenas no final dos anos 90, disputou sua primeira competição profissional mais precisamente em 1999 quando jogou o estadual Série B.

Sua estreia foi em 06 de outubro de 1999 em casa no Ariobaldo Vieira contra o Esporte Clube Rio Branco de Cariacica (criado a partir de dissidentes do Rio Branco Atlético Clube), empate em 1x1. Novo empate na rodada seguinte em 0x0 com Cariacica no Kleber Andrade, na rodada seguinte uma derrota desastrosa em casa para o Cariacica por 1x0 deixava o Riachuelo com 2 pontos contra 4 do Cariacica, como eram 3 clubes e 2 classificavam o Riachuelo era obrigado a derrotar o já classificado Esporte Clube Rio Branco no Kleber Andrade e o fez, em 31 de outubro conseguiu sua primeira vitória nos profissionais por 1x0 e a vaga na segunda fase.
Riachuelo após a classificação para a 2ª fase da Série B.

Interessante é que os times jogariam mais vezes na 2ª fase que na 1ª, Riachuelo, Rio Branco, Ypiranga de Marataízes e Estrela do Norte estavam na briga pela Série A 2000.

Na primeira partida 0x0 com o Ypiranga em Marataízes, 1x0 no Rio Branco em Barra do Riacho, na 3ª e 4ª rodadas as partidas mais complicadas, ambas contra o Estrela do Norte, na 1ª 2x2 no Sumaré, na 2ª 0x0 no Ariobaldo.
O Riachuelo chegava aos 6 pontos contra 4 do Rio Branco e a 5ª rodada poderia premiar o Gigante da Orla com o acesso por antecipação, em 5 de dezembro o grande dia, o Riachuelo venceu o Ypiranga por 1x0 em casa e somado a goleada do Estrela por 4x1 no Rio Branco conquistou o acesso inédito.
Na última rodada se despediu da Série B com derrota por 2x0 para o Rio Branco fora de casa.
Matéria mostrando a empolgação dos  moradores de Aracruz principalmente os de barra do Riacho.
 
Vem o ano de 2000 e a estreia na elite capixaba. Na sua primeira participação fez campanha surpreendente no 2º turno, mas sua estreia na série A não foi empolgante pois perdeu em casa para a Desportiva por 2x1, pelo menos perdeu para o time que seria o campeão daquele ano. Sua primeira vitória aconteceu na 3ª rodada, 1x0 no Comercial em Alegre, o time acabou em 9º lugar entre 12 equipes no 1º turno.
No segundo turno o Riachuelo começou perdendo duas seguidas Desportiva (1x0 fora), e para o Linhares (3x1 em casa), após estas derrotas o time entrou no caminho das vitórias e venceu 5 partidas seguidas, 1x0 Comercial em casa, 4x0 São Mateus fora, no clássico da cidade 1x0 Aracruz em casa, 1x0 Vitória fora de casa, 3x1 Estrela do Norte em casa, depois disso o time caiu de rendimento e perdeu 2 e empatou outras duas, chegou na última rodada precisando vencer e torcer por uma combinação de resultados para chegar a semi final do 2º turno, fez sua parte derrotou o Santa Maria fora de casa por 1x0 e foi beneficiado pela incrível goleada do Vitória por 6x1 no Linhares que também brigava pela vaga, ficou com os mesmos 19 pontos do Linhares porém com 15 gols marcados contra 10 sofridos, contra 15 marcados e 16 sofridos do Linhares.
Na semi final enfrentou o Serra e se classificou para a final com vitória por 1x0, na final enfrentou o Estrela do Norte e acabou perdendo por 2x0 em casa na ida, na volta até venceu por 1x0 no Sumaré, mas ficou com o vice do returno. 


Capixaba 2000
Turno
Riachuelo         1x2 Desportiva
Linhares          1x0 Riachuelo
Comercial         0x1 Riachuelo
Riachuelo         1x1  São Mateus
Aracruz           1x1  Riachuelo
Riachuelo         2x0  Vitória
Estrela do Norte  2x2  Riachuelo
Riachuelo         1x1  Rio Branco
Serra             1x0  Riachuelo
Nacional          3x0  Riachuelo
Riachuelo         0x2  Santa Maria

Returno

Desportiva        1x0  Riachuelo
Riachuelo         1x3  Linhares
Riachuelo         2x1  Comercial
São Mateus        0x4  Riachuelo
Riachuelo         1x0  Aracruz 
Vitória           0x1  Riachuelo
Riachuelo         3x1  Estrela do Norte
Rio Branco        0x0  Riachuelo
Riachuelo         0x1  Serra
Riachuelo         2x3  Nacional
Santa Maria       0x1  Riachuelo

Semi final returno
Riachuelo         1x0  Serra

Final 
Ida
Riachuelo 0x2 Estrela

Volta

Estrela 0x1 Riachuelo


Em 2001 o Riachuelo disputou a Seletiva capixaba para a Copa do Brasil onde o campeão disputaria a Copa do Brasil do mesmo ano, o Gigante da Orla encarou o Vitória e não tomou conhecimento, goleou por 4x1 eliminando a partida de volta devido o placar elástico, na fase seguinte o Linhares foi o rival, na partida de ida fora de casa 0x0 no placar, na volta o Riachuelo fez 3x1 e se avançou para a final da Seletiva, deixando a torcida com sonho de disputar uma competição nacional muito forte. Mas o sonho virou pesadelo logo na ida no Estádio João Daros em Soturno Cachoeiro de Itapemirim, o Cachoeiro goleou por 4x1. Precisando de uma vitória por 3 gols de diferença o Riachuelo ficou no 1x1.
Depois da Seletiva o Riachuelo acabou não desenvolvendo um bom futebol e culminou com rebaixamento para Série B, foram apenas três vitórias em 18 partidas. Uma partida muito conturbada foi contra o Estrela do Norte, as duas equipes vinham tendo embates ríspidos nos último 3 anos, o jogo no Ariobaldo foi tenso. A partida foi paralisada aos 23 do segundo tempo com placar de 2x1 para os visitantes após José Luís Vieira ser atingido na cabeça por uma pedra e desmaiar, a federação encerrou a partida aos 25 e deu vitória ao Estrela, além de perder os pontos o time de Barra do Riacho acabou perdendo o mando de três partidas seguintes, o Riachuelo acabou usando o Estádio Marcão em Ibiraçu. A equipe até ameaçou a abandonar o estadual, na verdade através do
 presidente Valdir Vieira protocolou na FES documento de abandono.
A diretoria do Riachuelo considerou injusta a punição imposta pela Federação e enviou na para imprensa, por fax, cópia de um boletim de ocorrência policial feito pelo soldado Sampaio, para provar que o torcedor que atirou o objeto não foi identificado. No texto, Não citado que "o Árbitro auxiliar disse que um torcedor do Estrela teria efetuado várias pedradas minutos antes de ser atingido, mas que o objeto lançado poderia ser de outro torcedor não identificado".

Mas o árbitro do jogo, Walace Valente, quando soube do boletim de ocorrência mostrado pela TV Gazeta, estranhou o fato. Ele apresentou o documento original, em que a caligrafia e o conteúdo do texto não coincidem com o que foi apresentado pelo Riachuelo. Na cópia mostrada pelo árbitro, o boletim de ocorrência feito pelo soldado Adilson e recebido pela agente policial local. No documento, identificado como Emanoel Delgado da Silva o torcedor detido pelos policiais Gean e Loureiro, vestindo a camisa do Riachuelo, e que teria atirado o objeto no assistente.
O presidente da Federação, Marcus Vicente, que estava em Brasí­lia, disse por telefone, que a entidade desconhece outro documento que não seja o apresentado pelo árbitro do jogo e pelo delegado. "Não quero comentar a existência de outro boletim de ocorrência. Eu quero que tudo seja feito dentro da decência e da imparcialidade. Nem que isso implique punição", disse o dirigente. Ele afirmou que se o Riachuelo desistir do Campeonato, o caso será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva. Pelo Código Brasileiro Disciplinar de Futebol, o clube fica dois anos suspenso. 
Poucos dias depois um novo capítulo nessa "novela", o Riachuelo desiste e não abandona o Campeonato Estadual. Toda a diretoria do clube de Barra do Riacho comandada pelo presidente Valdir Vieira pede demissão, a nova diretoria que assume a agremiação presidida por Washington Luí­s Azeredo Cordeiro, vice, Ismael Darós Auer, e o diretor de futebol, Anâncio Bobbio, que já foi presidente. Também reintegram ao elenco alguns jogadores demitidos pelo ex-presidente Valdir Vieira. O goleiro Marcio os zagueiros Hudson e Tobi e o meia Marlo que ficaram à disposição do técnico Luís Carlos Hippie. Alvinegro até buscou reverter a punição e jogar os 22 minutos restantes, mas não conseguiu. Esta punição que mexeu com a tabela diretamente, o Estrela do Norte por exemplo classificou para o quadrangular final pelo saldo de gols já que ficou empatado em pontos com a Desportiva que defendia o título, o Riachuelo terminou com 15 pontos 3 atrás do Rio Branco com 18 primeiro fora da zona de rebaixamento. 


Em 2002 a equipe voltou a jogar a Série B, mas sem sucesso, após turno e returno todos contra todos, os 2 melhores subiriam, a equipe ficou em 7 lugar longe da zona de classificação do chamado G-2. Desde então o Esporte Clube Riachuelo de Barra do Riacho Aracruz está licenciado.


O seu Estádio Ariobaldo Vieira fica na beira da praia, é o estádio mais perto do mar no Espírito Santo, um dos mais próximos do mundo com certeza, ele é tão próximo do mar que um chute forte para a lateral a bola vai para a praia literalmente, diz o ditado, "Bola para o mato que o jogo e de campeonato", em Barra do Riacho e "Bola para o mar que o jogo é de campeonato". Outro caso curioso foi um Índio invadindo o campo em 2002 para agredir o árbitro, detalhe com Arco e Flecha, por sorte nada mais grave aconteceu nesta passagem.



Ariobaldo casa cheia returno de 2000



Mais uma da boa campanha do returno de 2000


Um chute forte para lateral e a bola vai ao mar.


 


 









8 comentários: