quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Espírito Santo Futebol Clube

Espírito Santo Futebol Clube
Data : 19 de outubro de 2007
Local : Anchieta
Títulos : Campeonato Capixaba Série B 2015 
Campeão Copa Espírito Santo 2015
Campeão Seletiva Campeonato Brasileiro Série D 2017
Vice Campeão Capixaba Série A 2016
Vice Campeão Copa Espírito Santo 2016 e 2017



Quando o time era de Anchieta



Aqui a ligação com Anchieta estava encerrada





Espírito Santo Futebol Clube nasceu em Anchieta em 19 de outubro de 2007, em 2013 acabou paralisando suas atividades profissionais após sucessivos fracassos, tais como goleadas e participações pífias, além de quase nunca jogar em sua cidade de origem Anchieta, não foram mais que 3 partidas na cidade, isso foi o maior motivo da prefeitura romper com o clube e cortar qualquer tipo de incentivo financeiro, era uma espécie de clube itinerante jogando em Vitória, Cachoeiro, Vargem Alta, Aracruz, Serra, Cariacica e etc..Em 2015 um grupo de empresários transformou o clube em S/A com investimento e planejamento o clube foi campeão capixaba série B conquistando o primeiro título de sua história e agora se tornando clube da cidade de Serra na região metropolitana do estado.

Resultado de imagem para Espírito Santo Futebol Clube
Período em que a equipe era realmente de Anchieta


Sua primeira partida profissional foi em 10 de fevereiro de 2007 empate em 2x2 com o Grêmio Laranjeiras da Serra pela Série B. 
A primeira vitória só ocorreu no estadual do ano seguinte, onde apenas o Espírito Santo o Vitória e o Caxias disputaram as duas vagas na Série A, após perder na estreia para o Vitória por 3x0 derrotou o Caxias por 2x1 em 1º de fevereiro, no dia 21 sua primeira goleada aplicada, 3x0 sobre o Caxias resultado que lhe garantiu na Série A estadual do ano de 2010.
A estreia foi a pior possível, derrota de 7x0 para o Vilavelhense, justamente em um 7 de fevereiro, a equipe sofria por não conseguir regularizar vários jogadores com isso entrava sem reservas além de jogadores totalmente sem condições no 11 titular. Maior prova disso foi a humilhante derrota por 14x2 para o Rio Branco no Estádio Sumaré em Cacheiro onde o Espírito Santo usou um goleiro de apenas 16 anos, além de não possuir reservas. Com 57 segundos estava 1x0 para o adversário, quando Geovani aos 30 diminuiu para 3x1 marcando o primeiro gol do clube na Série A ninguém imaginaria o fim trágico desta partida, aos 30 do 2º tempo já estava 11x1...Luiz Mazioli de pênalti fez o outro gol do Espírito Santo aos 39 minutos quando já estava 12x1. 
Na rodada seguinte já com os reforços o Espírito Santo apronta e derrota o Serra por 2x1 no Estádio Robertão com gols de Marcelo e Jhonatan. Aos trancos e barrancos o Espírito Santo chega a última rodada com 14 pontos contra 13 da Desportiva Capixaba, as duas equipes decidiram o rebaixado em partida direta no Estádio Engenheiro Araripe, o Espírito Santo jogava pelo empate para escapar da degola, a partida foi catimbada cheia de confusão, aos 40 do 2º tempo Leo Mazazioli fez 1x0 Espírito Santo, agora a Desportiva precisava virar para escapar do rebaixamento com menos de 3 minutos para encerrar o tempo regulamentar, no lance do gol os jogadores grenás se revoltaram pedindo falta no início da jogada no meio campo. A bola voltou a rolar quando o 48 Ricardinho faz pênalti para a Desportiva, os jogadores do Espírito Santo cercam o árbitro e muita reclamação, mas nada muda e Fábio Augusto empata a partida, depois disso não aconteceu mais futebol, os jogadores e comissão técnica do rival partiram para cima do trio de arbitragem tentando agredi-los e a partida foi encerrada antes da saída de bola após o gol de penal, a revolta dos jogadores se explica pois na terça feira seguinte a partida o Espírito Santo seria julgado por escalação irregular do zagueiro Helder podendo ser punido com a perda de  3 ponto caindo para 11 contra 13 da Desportiva e com isso seria rebaixado, mas o Tribunal de Justiça Desportiva deu ganho de causa para o clube de Anchieta que se safou do rebaixamento. 

Em 2011 a campanha foi fraquíssima novamente prova disso foram os 14 pontos conquistados, só venceu o Aracruz o Linhares e o Serra, detalhe todos fora de casa. Neste ano não havia rebaixamento pois das 10 equipes previstas apenas 8 disputaram a Série A.

Em 2012 a campanha foi ligeiramente melhor, ou menos ruim para se dizer a verdade, o clube chegou a última rodada com 15 pontos contra 17 do Colatina, ambos brigando contra o rebaixamento, o Espírito Santo enfrentaria o já rebaixado Serra enquanto o Colatina encarava o Aracruz líder da competição, o Espírito Santo fez sua parte vencendo o Serra por 3x0 com dois gols de Bruno Bosi um de Rodolfo, e contou com ajuda do Aracruz que venceu o Colatina por 3x2 com isso o Espírito Santo alcançou 18 pontos se safando pelo 3º ano seguido da Série B.

Em 2013 o Espírito Santo não conseguiu escapar do rebaixamento que o assombrava 3 anos, foram 12 derrotas em 18 partidas e nenhuma vitória, foram 4 derrotas seguidas no início do torneio sendo duas por goleada, 5x0 para o Real Noroeste e 5x1 no primeiro reencontro com a Desportiva após a partida polêmica de 2010, aqui a Desportiva já era Ferroviária novamente. O rebaixamento veio com várias rodadas de antecipação, após esta queda o clube fechou as portas.

Em 2015  Espírito Santo após ser comprado por empresários enfim pode comemorar um título profissional, a conquista aconteceu na disputada da Série B, o campeonato foi disputado em turno e returno com os 4 melhores avançado ao quadrangular final, a classificação do Espírito Santo veio de forma tranquila, o time terminou 1ª fase invicto e líder isolado.

No quadrangular final da Série B a primeira partida foi com vitória por 3x1 sobre o Grêmio Laranjeiras, na outra partida Doze 2x1 Tupy. 
Na 2ª rodada nova vitória, 5x3 sobre o Tupy, enquanto isso Doze derrotou o Grêmio Laranjeiras por 1x0. 
Na 3ª rodada dois empates, 0x0 entre Doze e Espírito Santo e 1x1 entre Tupy e Grêmio Laranjeiras.
Na 4ª rodada Espírito Santo venceu o Grêmio por 2x1 e carimbou matematicamente a vaga na Série A 2016 devido empate entre Doze e Tupy em 0x0. 
Na rodada seguinte vitória por 4x0 sobre o Tupy enquanto o Doze venceu o Grêmio por 3x0 colocou os dois para decidirem o título na rodada final.
Em 13 de junho de 2015 Espírito Santo e Doze entraram em campo no Salvador Costa para decidir um título inédito para ambos, no campo Eduardo e Magno fizeram os gols do título invicto da Série B do renovado Espirito Santo Futebol Clube.

Turno 
Espírito Santo de Marilândia 1 x 3 Espírito Santo 
Tupy 0 x 1 Espírito Santo 
Espírito Santo 3 x 0 Grêmio Laranjeiras
Doze 2 x 2 Espírito Santo 
Espírito Santo 1 x 0 Vilavelhense 

Returno
Espírito Santo 1 x 0 Espírito Santo de Marilândia 
Espírito Santo 4 x 1 Tupy
Grêmio Laranjeiras 0 x 2 Espírito Santo
Espírito Santo 2 x 0 Doze 
Vilavelhense 2 x 2 Espírito Santo 

Quadrangular final 
Espírito Santo 3 x 1 Grêmio Laranjeiras
Espírito Santo 5 x 3 Tupy
Doze 0 x 0 Espírito Santo 
Grêmio Laranjeiras 1 x 2 Espírito Santo 
Tupy 0 x 4 Espírito Santo 
Espírito Santo 2 x 0 Doze 


No 2º semestre o clube foi para a Copa Espírito Santo como um dos favoritos por ter dinheiro para trazer reforços além de manter a base do 1º semestre. O time começou com duas derrotas o que gerou muita desconfiança, mas a equipe começou uma reação enorme e venceu 8 das 10 partidas seguintes classificando-se na liderança da chave, destaque para os 4x0 sobre o Doze e Linhares na 1ª fase. 
Nas semi finais duas partidas contra o Vitória, na ida o 0x0 deixava a equipe a um novo empate da final por ter melhor campanha, mas para não correr riscos a vitória por 1x0 selou a vaga na final inédita.
O Real Noroeste tricampeão da competição seria o adversário. Na partida de ida  Neto fez 1x0 para o Espírito Santo aos 4 minutos do 2º tempo, aos 15 Morotó empatou em 1x1 resultado final.
Na partida de volta no Engenheiro Araripe a história praticamente se repetiu, David Dener fez 1x0 para o Espirito Santo aos 3 minutos do 2º tempo, Ismael Gaúcho empatou aos 26, com este resultado em 1x1 o Espirito Santo conquistou a Copa Espírito Santo por ter melhor campanha na competição.

Campanha
Turno
Vitória 1x0 Espírito Santo
Espírito Santo 0x2 Real Noroeste 
Doze 1x3 Espírito Santo
Espírito Santo 2x0 Atlético Itapemirim 
Linhares 1x1 Espírito Santo
Espírito Santo 1x0 Espírito Santo

Returno
Espírito Santo 2x1 Vitória
Real Noroeste 0x2 Espírito Santo
Espírito Santo 4x0 Doze
Atlético Itapemirim 1x1 Espírito Santo
Espírito Santo 4x0 Linhares
Espírito Santo 2x0 Desportiva

Semi final
Partida de ida
Vitória 0x0 Espírito Santo 
Partida de volta
Espírito Santo 1x0 Vitória

Final
Partida de ida
Real Noroeste 1x1 Espírito Santo
Partida de volta
Espírito Santo 1x1 Real Noroeste 



Comemorando o título da Copa Espírito Santo 2015



Em 2016 o Espírito Santo entrava pela primeira vez em sua história no estadual para não brigar contra o rebaixamento, agora como clube de empresários aquele passado de goleadas e vexames seria esquecido. Na primeira fase caiu no grupo com Estrela do Norte atual campeão, Desportiva Ferroviária, Atlético Itapemirim e o Doze. Sua estreia não foi da forma que o time esperava, vitória por W.O sobre Doze outro time de empresários recém fundado no estado, no decorrer da competição o time passou por uma crise onde seu setor de criação era muito cobrado e criticado por não marcar gols, o primeiro gol só só foi sair na 7ª rodada na vitória por 2x0 sobre o Estrela, depois de avançar com muito susto vem o Hexagonal final onde o Espírito Santo se classificou para a final em 2º lugar atrás da Desportiva. 
Agora era a grande final, o adversário era um velho conhecido, já haviam ocorrido 4 partidas entre as equipes neste estadual, uma vitória para cada lado e 2 empates. 
Ambas partidas foram no Engenheiro Araripe, na partida de ida se encerrou com  vitória da Desportiva por 1x0 gol de Ramires aos 28 do 2º tempo, na partida de volta mesmo precisando vencer o Espírito Santo não era uma equipe de muita ofensividade, seu jogo era mais de paciência e esperar o momento certo, quando a Desportiva ficou com um a menos a esperança cresceu em fazer pelo menos um gol, mas o que se viu foi aos 39 minutos após escapada do ataque grená pênalti para a Desportiva que Edinho bateu e fez 1x0 colocando 2x0 de vantagem no placar agregado, fim de jogo e fim do sonho do 1º título capixaba do Espírito Santo.
Durante o Estadual o Espírito Santo disputou sua primeira competição nacional a Copa Verde, mas foi eliminada na 1ª fase pelo Aparecidense-GO após empate em 0x0 no Espírito Santo derrota por 2x0 em Goiás. 
Após o estadual veio a Série D onde o Espírito Santo avançou de fase com uma das piores campanhas e foi eliminado na 2ª fase pelo JMalucelli-PR perdendo as duas partidas, 1x0 no Espírito Santo e 2x1 no Paraná.

No 2º semestre o Espírito Santo disputou a Copa Espírito Santo em busca do 2º título, chegou a final, após empate em 1x1 na ida e derrota por 2x0 na volta o Espírito Santo ficou com o vice, perdendo a  final para o Rio Branco que após 4 vices conquistou o 1º título. 

Depois disso disputou a Seletiva do Brasileiro Série D onde chegou a final após derrotar o Atlético Itapemirim por 1x0 na ida na casa rival e ficar no 1x1 a volta. Na final contra o Real Noroeste depois do 0x0 na ida conquistou a competição com a vitória por 2x0.

No ano de 2017 no estadual o Espírito Santo só se livrou do risco de rebaixamento na penúltima rodada, e na última rodada contando com um pouco de sorte ainda conseguiu a classificação com uma  combinação de resultados após derrotar e rebaixar o Rio Branco. Nas semi finais veio a surpresa Doze F.C, e após dois empates em 0x0 o adversário acabou avançando.


Após o estadual veio a Série D do Brasileiro, no Grupo 14 o ESFC começou com 0x0 contra o Red Bull Brasil/SP no ES, 2x2 com Boa Vista no Rio de Janeiro, derrota por 1x0 para Caldense/MG em solo capixaba fechando o turno. No returno uma bela vitória por 2x0 sobre a Caldense fora de casa, mas veio novo empate em solo capixaba 1x1 com Boa Vista, na última rodada era vencer pu vencer e a equipe em confronto direto com Red Bull em São Paulo venceu por 1x0 e conquistou a vaga na fase seguinte! 
Contando com a regionalização o ESFC encarou o Boa Vista/RJ e após duas vitórias 1x0 no ES e 3x1 no RJ avançou com tranquilidade para encarar o Operário Ferroviário/PR, a equipe do PR que havia passado pela Desportiva Ferroviária na fase seguinte. Na partida de ida o Espírito Santo fez sua parte e venceu por 1x0, mesmo resultado da partida de volta, com isso a vaga foi para marca da cal e lá o Operário fez 4x2 e avançou de fase eliminando o "Santão".

Passando a ressaca da Série D o Espírito Santo disputou a Copa Espírito Santo na Chave A ao lado de Rio Branco, Real Noroeste e Serra, avançou na 2ª posição e entre aspas foi uma zebra contra a Desportiva que vinha da liderança da outra chave com um ataque muito forte e ainda abriu placar na partida de ida, mas com a vitória de virada por 2x1 e o empate em 1x1 na volta avançou a final. Mas lá parou no Atlético Itapemirim após dois empates a competição foi pela primeira vez para a decisão de pênaltis e a exemplo da Série D o ESFC acabou caindo com derrota de 5x3, a equipe a exemplo de 2016 terminava com vice. De consolo a vaga na Série D 2018 a 3ª da equipe.


Resultado de imagem para Espírito Santo Futebol Clube
Belo modelo usado no outubro rosa 








Nenhum comentário:

Postar um comentário