Nome : Sport Club Rio Branco
Local : Alegre
Data : 17 de setembro de 1917
Estádio : Benedito Teixeira Leão
Capacidade : 3 mil
Títulos : Campeonato Sulino 1932 e 1933
|
Fachada do Estádio Benedito Teixeira Leão do Rio Branco de Alegre |
Sport Club Rio Branco tem como conquistas mais importantes o bicampeonato Sulino em 1932 e 1933, disputou o estadual em 1952 e 1953 quando o campeão da capital Taça Cidade de Vitória encarava o campeão do interior Campeonato Sulino, no início dos anos 70 encerrou suas atividades.
Estádio Benedito Teixeira Leão |
Hoje existe um clube em Alegre também Sport Club Rio Branco que serve apenas de local recreativo, não havendo nenhuma atividade ligada ao futebol profissional.
O Estádio Benedito Teixeira Leão localizado em Alegre Região Sul do Espírito Santo ainda pertence ao Sport Club Rio Branco com capacidade de 3.000 pessoas, já teve capacidade para mais de 5 mil.
O Rio Branco foi um dos clubes mais tradicionais do futebol do Sul do estado fez partidas memoráveis contra Commercial de Muqui, Cachoeiro e Estrela do Norte de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Ordem e Progresso de Bom Jesus do Norte.
Um registro de amistoso do Rio Branco foi em 1920 quando foi até Cachoeiro de Itapemirim encarar o Cachoeiro Futebol Clube, os visitantes acabaram perdendo por 3 tentos a 2.
Cachoeiro foi a campo com Alcides, Angelin, Mario, Marcondes, Jacob, Feliz, Jove, Antoniquinho, Eurico, Galo e José.
Rio Branco : Iracy, Tiloca, Sogra, Moacyr, Lacerda, Tatão, Zico, Peronio, Calmelio, Ranulpho e Sebastião.
Manoel Fragoso apitou a partida que mais tarde teve até uma festa com Lira de Ouro tocando.
Registro da partida |
Em 09 de setembro de 1983, o time do Caiçaras equipe de futebol de salão convidou o time da Rede Globo de TV para uma partida de confraternização, a partida aconteceu no Estádio Benedito Teixeira Leão em Alegre, Espírito Santo, do Sport Club Rio Branco, o Caiçaras tinha fama de jogar duro, além de não perder a muito tempo. Para provar que não eram violentos chegaram disputar alguns campeonatos de Futsal com apenas 5 jogadores. Do lado adversário Lima Duarte ainda era chamado de Zeca Diabo pelas ruas do país. Eliezer Motta fazia sucesso como o Batista no programa de Jô Soares, Nuno Leal Maia tinha acabado de retornar à Globo para participar da minissérie Bandidos da Falange e João Carlos Barroso era anunciado como integrante de “Pão Pão Beijo Beijo”, novela das seis exibida na época. Os visitantes acabaram surpreendendo e venceram por 1×0, dias depois o Caiçaras pediu uma revanche nas quadras “praia” deles, o placar foi mais de 15 gols de diferença. Mas nesta partida que parou o Sul do estado, os locais torcida para o time dos atores, o Caiçaras era considerado elitista pelos alegrenses, e os atores criaram uma empatia grande na cidade, após o jogo que começou ás 16h, todos foram a um baile regrado a boa e velha “pinga” do interior.
os dois times foram escalados com ...
Caiçaras: Sid; Elcinho, Binha, Willian e Tety; Ney, Cirlei, Tairzinho e Rubinho; Toniho e Guilherminho.
Rede Globo: Dalton; Josino, Eliezer Motta, Luiz Roberto e Antônio Jorge; Reinaldo, Lima Duarte, Nuno Leal Maia e Romeu Evaristo; João Carlos Barroso e Guaraci Valente.
Local: Estádio Benedito Teixeira Leão, Alegre, Espírito Santo.
Algo RARÍSSIMO encontrado pelo Memória Futebol Capixaba(MFC) o estatuto do Sport Club Rio Branco publicado no Jornal Diário da Manhã. |
Recorte com a data exata! |
No começo dos anos 2000 o estádio serviu de casa para o Alegrense Futebol Clube campeão capixaba em 2001 e 2002, ambos títulos conquistados dentro do Estádio Benedito.
Em 2001 o título veio na vitória por 3x1 sobre o Serra na 4ª rodada do quadrangular final com duas rodadas de antecedência, gols de Edmílson, Alexandre Baby e Éldio, com Tico Capixaba marcando o gol do Serra, foi uma grande festa em Alegre que via pela primeira vez um clube da cidade campeão capixaba.
Já em 2002 foi em grande estilo em uma final entre Alegrense e Rio Branco da capital, o bicampeonato foi conquistado após empate em 1x1, o Alegrense levantou o troféu por ter melhor campanha durante a competição.
Interior do gramado do Benedito |
Nenhum comentário:
Postar um comentário