sábado, 1 de outubro de 2016

Sport Club Capixaba



Nome : Sport Club Capixaba
Fundação : 24 de novembro de 1917
Local : Vila Velha
Estádio : Francisco Lacerda de Aguiar
Capacidade 1,500 aproximadamente
Título : Campeão Capixaba Série B 1995
Vice Campeão Capixaba Série B 1996
27 Campeonatos Municipais de Guaçuí


Em 2022 o Capixaba passa por uma mudança gigantesca, muda de cidade, cores e escudo deixando Guaçuí se mudando para Vila Velha.

Outro modelo oficial que já foi utilizado pelo clube



Modelo raro do Capixaba encontrado pelo blog MEFUCA


Outra raridade levantada pelo blog, em 1952 este foi o escudo era utilizado nos mantos da equipe




Panorâmica do Estádio Francisco Lacerda de Aguiar



Registro do Capixaba em amistoso comemorativo de 1956


Em 24 de novembro de 1917 foi fundado o Sport Club Capixaba na cidade de Guaçuí, disputou a Série B em 1995, 1996, 2010 e 2011. Na verdade nasceu União Veadense Futebol Clube e Sociedade Esportiva, o nome era inspirado na Vila de Veado, nome que era como se chamava  Guaçuí que antes também se chamou Siqueira Campos.
Wlademiro Azevedo de Carvalho, Joaquim Machado o Machadinho, Hermes de Azevedo, Ernesto, Jovelino, Eduardo, Lino Guimarães, Francisco Lacerda de Aguiar, Agenor Luiz Tomé, Adauto Barbosa Lima, José Machado o Zeca Machado, Furval Emery, foi a primeira formação comandados por Belotti que era o técnico. Em 31 de março de 1935 foi que o 
Veadense passou a se chamar Sport Club Capixaba após reunião no Bar 7 de Setembro. 
Passou de associação para clube empresa em 08/07/2009, quando foi adquirido por novo grupo gestor. Em 2023 é que mudou-se para Vila Velha.


Na sua  galeria de títulos uma Série B Capixaba  1995, e um vice em 1996 além de 27 títulos do Campeonato Municipal de Guaçuí. 
A Série B de 1995 contou com 5 equipes, Associação Atlética Canário de Pedro Canário, Associação Esportiva Iunense de Iúna, Botafogo Futebol Clube de Jaguaré, Sport Club Capixaba  de Guaçuí e o Tupy Esporte Clube de Vila Velha.
O sistema de disputa foi pontos corridos  turno e returno todos contra todos. 
Com 3 rodadas o Canário se destacou  conquistado 7 pontos,  o Capixaba conquistou apenas 2, na 4ª rodada o Capixaba encarou o  Canário em casa, uma derrota deixaria o Capixaba 8 pontos atrás do Canário, de quebra uma vitória deixaria com apenas 2 de desvantagem, e foi o que ocorreu vitória do Capixaba por 1x0, porém no fechamento do turno a derrota para o Botafogo em Jaguaré deixou equipe com 5 pontos atrás de Canário com 7 e Botafogo com 8.
No returno o Capixaba com duas rodadas chegava aos mesmos 11 pontos do canário  contra 12 do Botafogo, faltavam duas rodadas para cada time, o Capixaba teria dois confrontos diretos contra seus rivais na briga pelo título, seriam duas finais praticamente. 
Na primeira "final" o adversário foi o Canário no Estádio Osman Santana Moura em Pedro Canário empate em 1x1.
Na rodada final o Capixaba 12 pontos em casa encarou o Botafogo de Jaguaré com 13 pontos, como o canário havia empatado com o Tupy em Vila Velha o empata dava o título ao time de Jaguaré, ao Capixaba restava apenas a vitória como única saída para o título inédito...O Capixaba fez sua parte naquele 05 de novembro de 1995 e venceu por 1x0 em casa levantando o troféu de campeão estadual Série B. Foram 4 vitórias,3 empates e 1 derrota, 8 gols a favor e 4 sofridos.

Campanha da Série B 1995

Capixaba 1x1 Iunense
Tupy 1x1 Capixaba
Capixaba 1x0 Canário
Botafogo de Jaguaré 1x0 Capixaba
Iunense 0x2 Capixaba
Capixaba 1x0 Tupy
Canário 1x1 Capixaba
Capixaba 1x0 Botafogo de Jaguaré 

Capixaba campeão Série B 1995

Mesmo conquistando o troféu o Capixaba não disputou a Série A por um impasse com a prefeitura de Guaçuí que impediu o repasse do dinheiro que seria patrocínio na competição. Em 1996 com patrocínio em dia foi para a Série B novamente, este torneio inclusive saiu na Placar como sendo o menor campeonato do Mundo, devido a ser ano eleitoral, Aracruz, Botafogo de Jaguaré, Castelo, Nova Venécia, Guarapari e Santa Teresa todos desistiram da competição. Eram todos times de prefeitura que não conseguiriam garantir a saúde financeira até o fim da competição devido aos gastos na campanha eleitoral. Com isso apenas Capixaba e Estrela do Norte disputaram a competição, isso mesmo apenas dois times. o Capixaba foi vice após um empate em 0x0 e uma derrota por 2x0 para o Estrela do Norte.





Em 1997 debutou na Série A Capixaba. No turno apenas uma vitória, fora de casa 2x1 no Comercial em Alegre. No returno o desempenho melhorou um pouco, agora foram 3 vitórias,  2x1 no Aracruz, 2x0  no Rio Pardo e 1x0  Vitória
todos no Francisco Lacerda de Aguiar. Na soma geral dos turnos o Capixaba acabou na 12ª posição sendo rebaixado.

Campanha estadual de 1997

Turno 
Capixaba       1x2  Rio Branco de Venda Nova
Aracruz        3x1  Capixaba
Capixaba       0x0  Rio Branco
Comercial      1x2  Capixaba
Capixaba       0x2  Estrela 
Capixaba       0x1  Desportiva
Rio Pardo      2x0  Capixaba
São Mateus     4x0  Capixaba
Capixaba       2x2  Muniz Freire
Vitória        1x0  Capixaba
Capixaba       2x3  Linhares

Returno

Rio Branco de Venda Nova  3x1  Capixaba
Capixaba       2x1  Aracruz
Rio Branco     1x0  Capixaba
Capixaba       0x0  Comercial
Estrela        1x0  Capixaba  
Desportiva     1x0  Capixaba
Capixaba       2x0  Rio Pardo  
Capixaba       0x1  São Mateus
Muniz Freire   4x0  Capixaba
Capixaba       1x0  Vitória
Linhares       3x0  Capixaba

Em 2010 após enorme hiato retorna as competições oficiais na Série B estadual mais uma vez. Sua Chave contou com Estrela do Norte (outra vez) e Castelense, o Capixaba fez péssima campanha perdendo seus 4 jogos.
  
Em 2011 disputa novamente a Série B. Estreia vencendo Grêmio Laranjeiras por 2x0 fora de casa, mas perde para o Botafogo de Jaguaré em casa por 1x0, sofre 321 do Atlético Itapemirim fora, fica no 0x0 com Castelo e fecha o turno perdendo por 1x0 para o Real Noroeste.
No returno volta derrotar o Grêmio Laranjeiras agora por 1x0, fica no 1x1 com Botafogo de Jaguaré e aplica sonoro 3x0 no Atlético Itapemirim ficando vivo na competição com chances reais de avançar de fase. Mas a derrota por 1x0 para o Castelo foi um banho de água fria, já eliminada sofre 2x0 para o Real Noroeste se despedindo em 4 lugar entre 6 equipes.

No mesmo ano disputa sua primeira Copa Espírito Santo. O Capixaba jogou sua ultima competição profissional inclusive abandonando-a antes da ultima rodada por falta de dinheiro novamente. A campanha não era das piores, 0x0  Rio Branco, derrota por 1x0 para o Vilavelhense, 0x0  Serra, surpreendente vitória por 2x0 sobre a Desportiva em pleno Eng. Araripe, novo empate em 1x1 com o Rio Branco, mas depois da derrota por 2x1 para o Vilavelhense o clube abandonou a competição, sendo declarada derrotada por Serra e Desportiva  por W.O equivalente a 2x0.

De 2020 em diante Capixaba retorna ao profissional mas sai de Guaçuí, em 2020 por exemplo disputou a Série b por Vargem Alta, avançou para as semi finais venceu o Vilavelhense na ida por 1x0, mas perde pelo mesmo placar na volta e vê o rival conquistar o acesso por ter melhor campanha. a equipe disputa partidas em Vila Velha no Estádio Gil Bernardes do Tupy e Eng Araripe da Desportiva, em 2022 como foi postado aqui se torna um clube vilavelhense. 
Em 2021 na Copa Espírito Santo o Capixaba já por Vila Velha, foi muito bem, liderou a primeira faze, foram 04 vitórias, 02 empates 01 derrota, marcando 12 gols sofrendo 06, destaque para os 4x1 no Aster Brasil.
Nas quartas de final enfrentou Rio Branco de Venda Nova do Imigrante, na partida de ida em Venda Nova vitória por 2x1 do Capixaba, na volta venceu por 3x2 no Eng Araripe e avançou com tranquilidade.
Nas semi finais o Aster Brasil foi o rival, se na primeira fase Capixaba atropelou agora foi diferente, perdeu por 2x0 na ida e ficou em dificuldades para avançar, culpa disso foi o 2º gol já no final da partida, na volta a vitória por 1x0 não foi o bastante para avançar para final.



Capixaba em 1950, equipe campeão de Guaçui. De pé da esquerda para direita: Darcy, Aguiar, diretor esportivo, Badaró, Lola(técnico)Nilton, Hermes, Atalibinha, Doerdely, Salim, Lula, Paulinho, Angenário Gumercindo, Grande(vice presidente). Agachados: Caixote, Osvaldo, Filhinho, Gildo, Armindo, Luquinha e Nina




Capixaba na década de 40


Capixaba década de 50

Fachada do Estádio Francisco Lacerda de Aguiar






Abaixo algumas imagens do Capixaba em ação e de seu estádio, detalhe são os vários torcedores presentes










Modelos da era Capixaba em Guaçuí





Nenhum comentário:

Postar um comentário