domingo, 11 de setembro de 2016

Recreio Futebol Clube

Nome : Recreio Futebol Clube
Fundação : 11 de setembro de 1925
Estádio : Campo do Recreio
Local : Vitória
Título : Campeão Capixaba Segunda divisão 1961
Outro modelo oficial
Modelo também foi utilizado pelo colorado da Praia do Suá




O Recreio Futebol  Clube fundado em 11 de setembro de 1925 sediado na Praia do Suá em Vitória, foi uma equipe colorada que disputou por pelo menos  05 vezes a segunda divisão capixaba. Chegou também jogar a primeira divisão em 1962. Destaque para o título da Série B de 1961.
Foram várias partidas pelo solo capixaba o Recreio excursionou bastante...João Neiva, Guarapari, Piúma entre outros.

Em 1961 após conquistar o título da Zona Norte o Recreio disputou a final da Segunda divisão contra o Corinthians Futebol Clube de Vila Velha campeão da Zona Sul,  conquistou o troféu inédito para o clube!

O time base do Recreio Futebol Clube era formado por : Careca, João Américo, Paulo, Jarbas, Djalma, Lúcio, Manoel, Enilson, Adilson, Gasolina e Geraldo.


O Campo do Recreio recebia várias equipes, em 1935 sediou o Torneio Início quando o Rio Branco Atlético Clube conquistou o troféu, o clube inclusive usava o campo sempre  que o  Governador Bley estava impossibilitado. Santo Antônio, Americano Sport Club, São João do Forte  Futebol Clube são apenas algumas  outras equipes que usaram o Campo na Praia do Suá como casa nas décadas de 30, 40 e 50. Até a própria Seleção Capixaba disputou alguns jogos e treinos  por lá.
Registro do aniversário de 12 anos de fundação em 1937

Nas partidas amistosas estaduais um registro especial. Em abril de 1945 o Recreio recebeu o forte time do Sul America de João Neiva, time ferroviário ligado a antiga Vale do Rio Doce em seu campo na Praia do Suá. Na véspera o Recreio havia derrotado o Leopoldina Railway de Vila Velha outra equipe ferroviária por 5x2.

A primeira etapa se encerrou sem gols mesmo não faltando emoção de ambos os lados. A segunda se encaminhava para o mesmo destino da 1ª, mas faltando 15 minutos para o apito final do embate Murilo meio campo conhecido como Delê efetuou um petardo de fora da área estufando a rede dos visitantes dando  a vitória ao Recreio por 1x0. 

Escalações das duas equipes.

Recreio : Oswaldo, Varanda, Angelú, Neco, Duca, Mariano, Cassimiro, Alfredo, Francisco, Murillo e Ventura.
Sul América: Alcides, Murilo, Climerinho, Alady, Lauro I, lindoneza, Daciano, Jeronymo, Durval, Lauro II e José Viciado.
Gol : Murilo aos 30 do 2º tempo.

 



 Recreio F.C em 1949 na foto estão : Zé Castro, Dilregines, Marangon, Enio, Fausto, Fernando Baé, Didico, Ronaldo Conde, Dudulio, Jarbas Pires e Martins.

Abaixo um registro de  1945 quando o Recreio completou 20 anos de vida convidando Palmeiras F.C, Centenário F.C, Caes do Porto, 20 de Novembro F.C, 20 de Julho F.C, Oriental F.C e o Moscoso F.C.





Não encontramos o ano exato do registro, mas a foto é da década de 60









8 comentários:

  1. Na foto: nomes dos jogadores: onde se lê: Rômulo Conde, lê-se Ronaldo Conde (goleiro)

    ResponderExcluir
  2. O Dudulio na foto é o q está em pé. O segundo da esquerda para a direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Dudulio é o meu avô. Grande beque da época. Saudades!!!

      Excluir
  3. Vi o Recreio jogar na década de 1960. Na minha memória o escudo do clube era redondo. Infelizmente não tenho uma foto.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho a respeito dos clubes capixabas.

    ResponderExcluir