quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Leopoldina Foot Ball Club de Cachoeiro de Itapemirim

Nome : Leopoldina Football Club 
Data : 07 de setembro de 1937
Local : Cachoeiro de Itapemirim
Título : Campeão de Cachoeiro de Itapemirim 1947 e 1955


Modelo anos 40


Modelo anos 40



Em 1962 durante o Sulino o Leopoldina ainda usava modelo inspirado no Villa Nova de MG





Em 07 de setembro de 1937 trabalhadores do Sindicato dos Ferroviários de Cachoeiro de Itapemirim ligados a Companhia Estrada de Ferro Leopoldina deram vida ao Leopoldina Foot Ball Club. 

A ferrovia Leopoldina era a principal ligação entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro se estendia também por Minas Gerais e serviu de inspiração para o nome do clube.
Cachoeiro, vivia no final dos anos trinta, inicio dos quarenta, fortes debates políticos. Em meio a polêmica deu-se a fundação do Leopoldina F.C, filho da estrada de ferro. Era o resultado da influência do sindicato dos ferroviários na vida cachoeirense. Dominado por Domitóscles Batista, o sindicato gerou o Leopoldina“.


As belas Elvira Carlete,  Bibi, Juracy Pinheiro musas leopoldinenses com a faixa de campeãs municipais de 1955

O Leopoldina, era um time de esquerda, algo raro nesse meio esportivo, esta ideologia se dava pelos operários ferroviários formadores da equipe. O Leopoldina conquistou vários campeonatos juvenis em Cachoeiro de Itapemirim onde era sediado e sempre jogou o amador onde era forte e muito respeitado, um título importante encontrado é o de campeão municipal de Cachoeiro de Itapemirim em 1955.
O clube é uma incógnita, pouco se sabe a respeito dele, sabe-se apenas que era restritamente amador e não tinha nenhuma ligação com o Leopoldina Railway Football Club de Vila Velha que chegou a disputar o Estadual em 1942 e 1943.


Registro histórico de conquista alvianil, Campeonato Municipal de Cachoeiro de Itapemirim chamada de Citadino na época.  
Aqui o que vale mesmo é o registro histórico de mais um clube ligado a ferrovias a exemplo da Desportiva Ferroviária/ES, Ferroviário/CE, Ferroviária/SP. Ferroviária de João Neiva/ES e Noroeste/SP  entre tantos outros pelo Brasil e pelo Mundo..






Leopoldina no Sport Ilustrado em 30 de julho de 1942


Raro registro do clube com belo modelo quadriculado

Equipe em 1957

Uma raridade, o estádio do Leopoldinense














2 comentários:

  1. Boa tarde, essa estação Leopoldina ai da foto é a estação de Minas Gerais, não a de Cachoeiro de Itapemirim

    ResponderExcluir