Nome : Comercial Sport Club
Fundação : 26 de setembro de 1989
Local : Muqui
Estádio : Municipal João Viera Fraga
Títulos : Campeão Sulino de 1989 e 1990
Vice Campeão Capixaba Série A 1992 |
Vista parcial do estádio durante uma partida do municipal muquiense |
Fundado em 26 de setembro de 1959, o clube muquiense foi uma verdadeira sensação no começo dos anos 90 no Espírito Santo ao ser vice campeão capixaba de 1992 , durante muitos anos carregava um mistério de não se saber a data exata de sua fundação, mistério foi quebrado com a ajuda de seu "xará", o Sport Club Commercial de Muqui (com dois "m" este fundado em 30/04/1924) através do Facebook desvendou o mistério, o Comercial Sport Club foi fundado em 26 de setembro de 1989.
No 1º ano de vida conquistou o campeonato Sulino, repetiu a dose em 1990, e devido a tanto sucesso no mesmo ano se profissionalizou, disputou a série B capixaba ficando com o vice campeonato perdendo para o Aracruz E.C com isso garantindo vaga na primeira divisão em 1991.
Sua primeira partida pela 1ª divisão capixaba foi em 28 de julho de 1991 jogando em casa o clube não passou de um 0×0 com o Ordem e Progresso de Bom Jesus de Norte, sua campanha na série A foi de 16 partidas com 4 vitórias 5 empates e 7 derrotas, foram 14 gols a favor e 19 contra, a equipe ficou em 7º lugar em um grupo com 9 clubes na Chave Sul eliminado ainda na 1ª fase.
Comercial durante a Série B de 1991 |
Capixaba 1991
Comercial 0x0 Ordem e Progresso
Rio Pardo 1x0 Comercial
Comercial 0x3 Estrela do Norte
Alfredo Chaves 1x0 Comercial
Atlético Jerônimo Monteiro 1x1 Comercial
Comercial 1x1 Guarapari
Castelo 2x1 Comercial
Ordem e Progresso 0x1 Comercial
Comercial 1x2 Rio Pardo
Muniz Freire 2x1 Comercial
Estrela do Norte 1x1 Comercial
Comercial 1x1 Alfredo Chaves
Comercial 1x2 Atlético Jerônimo Monteiro
Guarapari 2x3 Comercial
Comercial 1x0 Castelo
Simpática e bucólica entrada do Estádio Municipal João Vieira Fraga em Muqui |
Foi em 1992 que o Comercial marcou história ao chegar a final do capixaba, mas a história não foi com final feliz, o título era difícil afinal o adversário era a toda poderosa Desportiva Ferroviária que no 1º semestre havia conquistado a vaga na série A do campeonato brasileiro, seu elenco era fortíssimo, contava por exemplo com Washington aquele mesmo do chamado casal 20 com Assis, e o eterno Andrade multicampeão pelo Flamengo.
Na partida de ida em 6 de dezembro de 92 no abarrotado Estádio João Vieira da Fraga abriu o placar com Marcão de cabeça na 1ª etapa, nem os próprios jogadores acreditava que estavam vencendo a final do estadual, mas Welder desequilibrou para a Desportiva, empatou aos 13 e virou aos 39 no 2º tempo fechando em 2x1 Desportiva.
Na partida de volta no Estádio Engenheiro Alencar Araripe em 13 de dezembro o Comercial não teve forças para segurar a Desportiva, precisando vencer por 2 gols de diferença o Comercial acabou sofrendo um gol muito cedo, com Washington logo aos 4 minutos após bela jogada do lateral China, aos 34 Welder fez 2x0 e deixou a missão quase impossível, aos 17 do 2º tempo Edson Garcia fez o 3x0 e assim foi até o fim com o time grená sendo campeão, mas o Comercial para sempre será lembrado por esta campanha sensacional deixando para trás times como Linhares campeão de 193,1995,1997 e 1998, Muniz Freire campeão de 1991 e Colatina campeão de 1990. Destacar também a presença da torcida muquiense que abraçou o clube na competição e compareceu em peso no Araripe mesmo com grande desvantagem no placar.
Festa da torcida após abrir o placar na partida de ida na final |
Ficha da partida
Desportiva 3x0 Comercial
Local : Engenheiro Alencar Araripe
Data : 13 de dezembro de 1992
Árbitro : Paulo Cesar Gomes
Gols : Washington aos 04 e Welder aos 34 do 1º tempo. Edson Garcia aos 17 do 2º tempo.
Cartões vermelhos : China, Andrade e Jaime de Almeida.
Desportiva : Jorcey, china, Alves, Joãozinho, Dedé, Morelato, Andrade, Edson Garcia, Welder (Eusébio), Washington e Gerson. Técnico : Jaime de Almeida.
Comercial : Flávio, Almir, Ré, Jaime, Juarez, Marcão, Camilo, Edivaldo, Lepu (Alex), Rogério e Cley (Marcelo). Técnico : Marcos Magalhães.
Comercial na partida de semi final |
Uma grande curiosidade envolve o Comercial. Sabia que o Comercial já derrotou o Flamengo/RJ? isto foi em 1990 , durante a Copa do Mundo o Flamengo excursionava pelo Espírito Santo e acabou perdendo a sua invencibilidade contra o time de Muqui, em 24 de junho no fatídico dia da eliminação do Brasil da Copa os dois times entraram em campo para mais de 3.500 pagantes no Estádio Municipal João Vieira da Fraga , com gols de Silvano e Edivaldo Trindade o tricolor abriu 2x0 Zanata de penal descontou para o rubro negro carioca na Festa do Padroeiro São João. Este amistoso foi transmitido por 06 emissoras de rádio e 03 canais de televisão.
O Comercial foi a campo com :
Cláudio Barros; Marcos, Adilço, Silvane e Emilson; Giovani Valiate, Luciano Bujica, Souza (Marcelo) e Edivaldo; Carlinhos Mineiro (Cabecinha) e Kalil.
Já o Flamengo :
Zé Carlos; Zanata, Fernando, Vitor Hugo e Leonardo (Piá); Uidemar, Ailton (Djalminha) Marcelinho Carioca (Gilmar),Zinho; Alcindo (Gaúcho) e Bujica (Zé Ricardo).
Tricolor no começo dos anos 90. Técnico Renê Nogueira, Thiago Aleluia, Alan, Ro, Fernando, Amaral, Claudio, Mocotó Agachados Rodrigo, Bil, Renatinho, Sulivan, Marcelo, Jean, Edivaldo, Tuti e Renato. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário