terça-feira, 6 de setembro de 2016

Caxias Esporte Clube

 
Nome : Caxias Esporte Clube
Fundação : 06 de setembro de 1940
Local : Bairro Itararé, Vitória
Estádio : Campo do Caxias 
Capacidade : Mil pagantes
Títulos : Campeonato Capixaba 1944
Taça Cidade de Vitória : 1970
Torneio Início : 1955 e 1961

Década de 40 foram duas mudanças



Modelo da década de 40




Caxias quando se tornou Caxias Sport Club por um breve momento


Lindo escudo do Caxias utilizado no Remo







Campo do Caxias


A história do Caxias começou antes de 1940, a PMES (Polícia Militar do Espírito Santo) tem seu inicio no dia 29 de julho 1919, mais tarde no inicio de 1924, o primeiro registro em boletim da PM, da formação de uma equipe de futebol da Corporação capixaba, com a seguinte publicação: “O time da Policia treinará amanhã as 08:00 horas, no campo do América em Paul contra o Victória F.C. O Clube Militar de Foot Ball escalado da seguinte forma, Oliveiros, Nicanor, Nilo Roque, Bidon, Nery, Pedro Alves, Eurico, Vitor, Miranda, Luiz Andrade e Euphrasio”. (Boletim nº. 12, de 12.01.1924). Estava dado o segundo passo para a criação de uma equipe de Futebol de Campo na PMES. Mas a idéia ainda demoraria muito para se tornar realidade e, somente 16 anos depois, finalmente, o sonho se realizaria, sendo empossados na época o capitão Abílio Martins (presidente) e, o tenente João Barbetta da Rocha (tesoureiro).

Em 6 de setembro de 1940 é fundado na PMES o Caxias Esporte Clube integrado por jogadores pertencentes aos quadros da Força Policial capixaba, cuja denominação homenagem o patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luis Alves de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”, com as cores vermelho e preto. 


Torcida caxiense fazendo a festa em 1944 no Governador Bley

O clube disputou a Série A capixaba mais de 20 vezes, entre 1941 e 1977. 
Em 1942 ficou na 3ª posição, atrás apenas de Rio Branco e Vitória.
Em 1943 foi ainda melhor e chegou em 2º lugar atrás apenas do Vitória campeão com 21 pontos contra 16 do Caxias.
Em  1944 veio a grande conquista do clube rubro negro, mas este título só foi possível graças a uma virada épica do Caxias. Mas antes disso o Caxias veio com uma campanha impressionante, venceu as primeiras 5 partidas contando o W.O sobre o Americano S.C, grande destaque os impiedosos 7x1 sobre o América F.C primeiro campeão Capixaba em 1917. O clube manteve as boas apresentações no certame, mas na penúltima rodada em uma das partidas mais emocionantes da história do  Campeonato Capixaba, terminou o 1º tempo perdendo por para o Rio Branco favorito a conquista do campeonato.
Na 2ª etapa o Caxias com preparo físico e psicológico marca dos  militares partiu para cima do adversário com tudo, e com 2 gols de  Lauro e 1 de Lambari  buscava uma reação assombrosa e histórica empatando tudo em 3x3...Mas as emoções não haviam se encerrado, quase no final Wilson fez algo inacreditável virou a partida para 4x3 dando a vitória à equipe policial militar, na rodada final com a vitória sobre o América e o empate do Rio Branco com o Vitória, o Caxias Esporte Clube treinado por Mussielo ganhava o troféu de campeão da Cidade de Vitória! Curioso que o mesmo Rio Branco havia sofrido um 5x3 do Caxias no Turno.
Porém o estadual não estava encerrado, agora era encarar o Cachoeiro Futebol Clube campeão Sulino para ser reconhecido o campeão Capixaba de 1944, e após o empate em 1x1 na ida o Caxias levantou o troféu de Campeão Capixaba ao vencer por 2x0.




Os campeões Capixabas

Nos anos seguintes o Caxias oscilava entre boas e más participações, neste período conquistou 2 Torneio Início, competição que colocava os futuros participantes para se enfrentar em uma prévia do estadual com as partidas durando meia hora. 

Campo do Caxias em 1965

Em 1970 outro ano de glória, o título da Taça Cidade de Vitória e novamente teve o Rio Branco como o adversário batido. Na partida de ida empate em 1x1 Landi fez para o Rio Branco e Nicodemus que veio do banco empatou para o Caxias. Na partida derradeira Alcenir anotou os dois tentos caxienses dando assim o título inédito da competição ao clube militar! 

Caxias em 1963


Em 1971 o goleiro Sérgio do Caxias  sonhava em entrar para a história do futebol com a maior sequência sem sofrer gols, ele já defendia um período de  mais de 900 minutos sem sofrer gols, o recorde a ser batido era o  de Jorge Reis que ficou 1.605 minutos sem sofrer gols ente 1970 e 71. Mas não combinaram com a Desportiva Ferroviária, o adversário acabou marcando duas vezes e acabando com o sonho, o detalhe é que Sérgio da Desportiva foi quem marcou 1x0 pondo fim a sequência do Sérgio rubro negro, Lincoln marcou o outro, outro fato interessante é que na véspera da disputa o presidente do Caxias foi dar explicações a imprensa negando que seu jogadores teriam ido ao um Centro de Umbanda pedir ajuda aos santos a fim de evitar a derrota para o time grená 

Em 1977 a última disputa de Série A do clube, a campanha não foi nada empolgante, entre 14 equipes ocupou a 11ª posição com isso foi obrigado a disputar uma repescagem, dos 14, oito iriam para o Octogonal final os demais não classificados se enfrentariam em turno e returno onde o 1º colocado iria direto para o Quadrangular final, ou seja do inferno o Caxias poderia ir para o céu em apenas 8 partidas (o Ceunes abandonou a competição), mas  não passou nem do purgatório, com apenas uma vitória em 8 partidas encerrou na lanterna em 5º 
No ano seguinte o clube se afastou de competições oficias onde só voltaria a jogar em 2008 e 2009 a série B capixaba, mas nas categorias de base o Caxias continua firme e forte disputando quase todas as competições oficiais da federação estadual. Em 1955 e 1961 o clube conquistou o Torneio Início. 
Sua última partida na 1ª divisão foi em 11 de setembro de 1977, derrota para o Santos de Barra de São Francisco no Estádio Municipal Joaquim Viana Ramalhete por 3x1.

Campanha de 1977
1ª Fase
Estrela do Norte    3x1  Caxias
Caxias              1x0  Veneciano
Caxias              1x1  III de Maio
Industrial          0x0  Caxias
Desportiva           5x0  Caxias
Leão de São Marcos  1x0  Caxias
Caxias              1x0  Vitória
Santo Antônio       2x0  Caxias
Santos Barra de São Francisco  1x0  Caxias
Caxias              1x0  Universitário
Rio Branco          0x0  Caxias
Caxias              0x1  Guarapari
Caxias              0x1  São Mateus

Repescagem
Santos Barra de São Francisco 2x0  Caxias
Leão de São Marcos  1x2  Caxias
III de Maio     1x1  Caxias
Industrial      1x1  Caxias
Leão de São Marcos  0x0  Caxias
Caxias       0x2  III de Maio
Santos Barra de São Francisco 3x1  Caxias




No início dos anos 2000 este modelo foi adotado por um tempo, as raízes militares ficavam mais evidentes devido a Águia símbolo do brasão da PM capixaba. 


Localizado em Vitória o Campo do Caixas ou Estádio do Caxias vem sendo usado atualmente   para uso da categoria de base do clube até 17 anos, além de escolinha de natação e hidroginástica para sócios. 

Passando por um momento delicado o Caxias corre o risco de  ter o estádio demolido, seus 23.800 metros quadrados está sendo pleiteados para se tornar um Shopping ou Hospital,  venda da área está sendo seriamente estudada pois a queda de associados consequentemente a diminuição de entrada de dinheiro em caixa deixa a manutenção do estádio muito difícil, a área é muito valorizada sendo estipulada no valor entre 3 mil a R$ 3.500. 
Para a venda ser aprovada, a proposta precisa ser apresentada para a diretoria. Se for aprovada, será encaminhada para a assembleia geral, que é soberana em sua decisão. Ainda não há previsão de quando as negociações serão finalizadas. Mas a diretoria ressaltou que as atividades só vão parar quando a negociação for finalizada.


Time do Caxias E.C década de 40




Estádio do Caxias em alguns detalhes








3 comentários: