sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Atlético Futebol Clube De Jerônimo Monteiro

Nome : Atlético Futebol Clube  
Data : 09 de setembro de 1938
Local :Jerônimo Monteiro
Estádio : João Lúcio dos Reis
Capacidade : 3 mil pagantes
Títulos : Campeão Municipal 1983
 Vice Campeão Capixaba Série B 1990
Vice Campeão Sulino 1981

Raro modelo do galo

Outro modelo oficial utilizado pelo Atlético 
 
Outra faceta


Com este modelo na camisa Romário usou o manto atleticano





Interior Estádio  João Lúcio dos Reis

Em 09 de setembro de 1938 era fundado o Atlético Futebol Clube de Jeronimo Monteiro, seu endereço fica na Rua Nicanor Santos, s/n, Centro, Jerônimo Monteiro/ES – CEP 29550000. Manda os jogos no Estádio João Lúcio dos Reis na BR-482. 
A história do clube se divide entre competições profissionais e amadoras, como o Campeonato Sulino em 1954 entre outros  e as Copas Sul organizadas pela FES entre equipes amadoras e semi amadoras a partir  dos anos 2000.

A prova concreta da fundação nome e mascote do clube


Fachada do Estádio do Galo de Jerônimo Monteiro


Para ele, o fato de rever amigos de outros veteranos, como também de fazer novas amizades, e o prazer de estar junto da turma, fazem parte das conquistas dos integrantes. Sebastião revela que, depois dos jogos, geralmente, grande parte dos atletas costuma tomar uma cerveja e comer aquele churrasquinho e, nesse momento, todos comentam o que aconteceu durante a partida. Fora isso, segundo o presidente do Clube de Veteranos de Jerônimo Monteiro, os atletas também participam de eventos, junto às comunidades vizinhas, e com os familiares, além de realizarem uma festa no final do ano.
"Não importa a classe social. As nossas vitórias vieram por meio de muita luta, dedicação, perseverança, determinação e união. Somos privilegiados de ter um Deus que nos rege”, enfatiza Sebastião. Ele diz que o objetivo dos integrantes do Clube de Veteranos de Jerônimo Monteiro é melhorar a integração social, bem como não deixar apagar a história do “Atlético Futebol Clube”, do qual muitos já fizeram, como jogadores. De acordo com o presidente, para fazer parte do Clube de Veteranos, o interessado precisa ter idade compatível (acima de 40 anos) e ser aprovado pelo grupo.

Atlético vice Campeão Capixaba Série B 1990. Em pé : Bagu, Ivan(técnico), Decinho, Zé Geraldo, Neném Carioca, Adilson, Pedrinho e Adelmo.
Agachados : Moacir, Fazenda, Betita, Bezerra, Lulu e Classe A

Em 1991 e 1993 disputou a Série A, o Atlético debutou no Estadual tendo sua estréia em casa com derrota por 3x1 frente ao Castelo em 28 de julho. 

Sua primeira vitória ocorreu em 11 de agosto no João Lúcio sobre o Ordem e Progresso, vitória por goleada de 3x0 em sua 3ª partida no certame. 
O Atlético só obteve apenas duas vitórias em 16 partidas, uma deles surpreendente sobre o Comercial em Muqui, em 10 de novembro em no Estádio João Vieira Fraga o Atlético venceu por 2x1 o time que seria vice campeão no ano seguinte.
O time acabou rebaixado encerrando sua participação na 9º colocação da Chave Sul com apenas 10 pontos, apenas uma equipe foi pior que o Atlético na classificação geral, o tradicional Rio Branco Atlético Clube maior campeão capixaba que terminou com apenas 8 pontos. 
Em 1992 e 1993 o Atlético não consegue desempenho satisfatório e desde 1993 se afastou das competições oficias desde então focando nas competições amadoras como o tradicional Campeonato Sulino.

Campanha de 1991

Turno
Atlético  Jerônimo Monteiro  1x3 Castelo          
Guarapari   2x0 Atlético  Jerônimo Monteiro         
Atlético  Jerônimo Monteiro 3x0 Ordem e Progresso
Rio Pardo   1x0 Atlético  Jerônimo Monteiro         
Muniz Freire  2x0 Atlético  Jerônimo Monteiro         
Atlético  Jerônimo Monteiro  1x1 Comercial        
Estrela do Norte  0x0 Atlético  Jerônimo Monteiro         
Atlético  Jerônimo Monteiro 1x1 Alfredo Chaves   

Returno

Castelo 3x1 Atlético  Jerônimo Monteiro         
Atlético  Jerônimo Monteiro  0x1 Guarapari        
Ordem e Progresso 0x0 Atlético  Jerônimo Monteiro         
Atlético  Jerônimo Monteiro 1x2 Rio Pardo        
Atlético  Jerônimo Monteiro   1x2 Muniz Freire     
Comercial  1x2 Atlético  Jerônimo Monteiro         
Atlético  Jerônimo Monteiro 1x1 Estrela do Norte 
Alfredo Chaves  0x0 Atlético  Jerônimo Monteiro         

No Capixaba de 1991 uma grande curiosidade, o então desconhecido Marquinhos (nascido no Rio de Janeiro) foi ao sul do Espírito Santo para uma festa no município de Jerônimo Monteiro. O Atlético já disputava o Campeonato Estadual, quando em um  treino, faltava um jogador para completar o time, Marquinhos foi chamado para ser este jogador, agradou tanto que assinou contrato com o time, o seu primeiro profissional, o que nem mesmo o próprio Marquinhos imaginaria é que ele se tornaria o jogador com mais títulos capixaba comprovados.

Após o fim do Estadual foi para o Comercial de Muqui na 2ª divisão capixaba. A competição aconteceu no segundo semestre de 1991.foi vice campeão perdendo para  o Nova Venécia. Foi o primeiro vice-campeonato de Marquinhos.

Em 1992, o meio campo trocou Muqui por Castelo. Voltou a disputar o Estadual da 1ª divisão. Repetiu as atuações destacadas que teve nos clubes anteriores e, no ano seguinte, foi transferido para a Desportiva. 

"Fui contratado pela Desportiva para disputar o Campeonato Brasileiro da série A. Apesar de o time não ter ido muito longe, acredito que cumpri o meu papel", afirma Marquinhos.
Em 1994 começou conquistar títulos e não parou mais, o primeiro título foi pela Desportiva Ferroviária. Pelo Linhares mais 3, 1995,1997 e 1998), mais dois pelo Alegrense (2001 e 2002) e mais 3 pelo Serra (2003,2004 e 2005), Marquinhos só não tem mais títulos que Alcy Simões que venceu 15 vezes (13 pelo Rio Branco 2 pelo Vitória), claro que a quantidade de equipes nos anos 30 e 40 era incomparável, geralmente eram apenas 5 equipes no estadual contra 16 por exemplo de 1991.
“Todos foram muito comemorados. Mas o primeiro, pela Desportiva (1994), foi especial. O time tinha uma estrutura que até me impressionou quando cheguei. Ali joguei até Série A de Brasileiro (1993). Foi quem me projetou. O tri do Serra (2003 a 2005) também foi marcante”, conta Marquinhos 
Nome: Marco Aurélio Nunes de Salles
Apelido: Marquinhos Bigode
Clubes: Atlético de Jerônimo Monteiro (1991), Comercial de Muqui (1991), Castelo (1992), Desportiva (1993 e 1994), Linhares (1995 a 1998), Serra (1999 e de 2003 a 2006) e Alegrense (2000 a 2002)
Títulos: Desportiva Ferroviária (1994), Linhares (1995, 1997 e 1998), Alegrense (2001 e 2002) e Serra (2003, 2004 e 2005)

Marquinhos no 1º dos 9 títulos
Em 2001 foi fundado o clube de veteranos “Atlético Futebol Clube”, de Jerônimo Monteiro possui sede própria e conta uma diretoria independente. Antes, eles participavam dos jogos nas comunidades do município aos domingos, onde participavam oito comunidades representadas por seus respectivos times, mas quando pararam resolveram reunir jogadores com idade acima de 40 anos, criando o clube de veteranos, para jogar aos sábados. Dessa forma, os domingos ficaram para os atletas passarem junto aos seus familiares
A iniciativa foi do próprio fundador do Clube de Veteranos, Marco Antônio Neves Bizarelli. Desde então, os atletas costumam jogar no Estádio João Lúcio Reis, às 16 horas, todos os sábados. “Após pararmos de jogar nas domingueiras, nos sentimos ociosos, assim sendo, tivemos a iniciativa de criar um grupo de amigos para continuarmos a nos encontrar. Daí começou o Veterano. Em princípio, as dificuldades eram em jogos fora do município, porque muitos atletas trabalhavam aos sábados e nós teríamos que sair mais cedo para jogar”, conta o atual presidente, Sebastião Sérgio Moreira, 56 anos.


Matéria contando um pouco sobre o clube

Atlético encarando Muniz Freire em um Campeonato Sulino


Atlético em 1º de setembro de 1949 De pé : Pires, , Paulo Menezes, Galo, Jair, Kleber Andrade, Orlando e Julinho. Agachados : Edson de Paula, Geraldinho, Ronaldo, Nélio e  Sebastião. Este Kleber Andrade é o dirigente que dá nome ao Estádio Estadual Kleber Andrade que pertenceu ao Rio Branco A.C onde ele fez seu nome como dirigente de futebol.
Campeonato Sulino de 1975. Em pé :  Décio Reis, Reinaldo Olmo, Bim Moreira, Lisa, Danilo Caiado, Jaci Português, Evilasio Lanes.
Agachados : Delem, Walter Japonês, Cianinho, Té Louvem, Lobato, Moacir Chaves, Elói.


Ele mesmo baixinho Romário com a camisa do Atlético nos anos 90





Tonhão, Reynaldo, Boca, Evilázio, Fernando, Té e Réu, Amilson, Onofrinho, Fernando Moreira, Bim, Lico e Rolinha.








Nenhum comentário:

Postar um comentário