terça-feira, 16 de agosto de 2016

Linhares Futebol Clube

 Nome : Linhares Futebol Clube
Local : Linhares
Fundação : 16 de agosto de 2001
Estádio : Não possui, manda suas partidas no Joaquim Calmon (América de Linhares) e Virgílio Grassi (Grêmio de Rio Bananal)
Títulos : Campeão Capixaba 2007
Na base são vários títulos :
Campeão Capixaba Sub-15 em 2012
Campeão Capixaba Sub-15 em 2014
Campeão Capixaba Sub-17 em 2008 e 2010
Campeão da Copa 'A Gazetinha' Sub-11 em 2007
Campeão Capixaba 14/15 em 2011
Campeão da Copa da Colonização em 2006
Campeão Municipal Sub-11 em 2006
Campeão da Copa 'A Gazetinha' Sub 12-13 em 2005
Campeão da Copa Janc em 2004




Primeiro Escudo do Linhares

Mudança da coruja para alvianil

Última atualização antes do título estadual



Fundado em 16 de agosto de 2001 o Linhares nasceu como um clube de base chamado Centro de Futebol Linhares nas mãos do ex-jogador Adauto Menegussi quem em  fundou em 1997 a Escolinha de Futebol Companhia de Craques. 

A partir da escolinha  que nasceu o clube.


Em 2004 entra para o futebol profissional, já em 2005 conquista a vaga na série A do capixaba após ser vice campeão ao ser derrotado pelo Rio Branco. 


Sua estréia na Série A foi em São Mateus contra os donos da casa em 14 de janeiro de 2006 vitória por 1x0 no Sernamby gol de José Augusto. O time inclusive chegou a final do 1º turno após encerrar na liderança a Chave B, na final encarou o Estrela do Norte líder da Chave A, mas acabou perdendo as duas partidas por 2x1 não conseguindo classificação para a final, no returno o time chegava com 5 pontos empatado com o Jaguaré mas tinha o saldo de +1 já o Linhares de -2, mesmo goleando o Cachoeiro por 6x2 acabou não se classificando por causa do saldo de gols, 2 do Jaguaré contra 1 do Linhares.

Mas em 2007 Já com o nome de Linhares Futebol Clube sua maior glória, o time conquistou o campeonato capixaba da 1ª divisão. O estadual teve o mesmo regulamento, 10 clubes divididos em 2 grupos com 5 clubes, no 1º turno o grupo A jogava em turno único, o líder enfrentava o líder do grupo B na final do 1º turno. 

No 2º turno o grupo A enfrentava o B em turno único, com o 1º de cada chave fazendo a final, o campeão de cada turno garante vaga na final.

A campanha do clube no 1º turno não empolgou em nada seu torcedor, em 4 partidas foram 2 empates e 2 derrotas, no segundo turno começou a reação, enfrentando a chave oposta o Linhares enfim venceu sua 1ª partida, 2x0 no Serra em pleo Robertão, com 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota o Linhares terminou líder da chave com 8 pontos, mas sua classificação só ocorreu graças ao Atlético Colatinense que derrotou o Pinheiros por 3x0 na casa dos rivais, o Linhares empatava com o Rio Branco fora de casa por 1x1, Pinheiros terminou com 6 pontos uma vitória os levaria para a final do 2 º turno. 

Agora o Linhares enfrentaria próprio Atlético Colatinense na final do 2º turno, na partida de ida em Colatina o Linhares venceu por 1x0, e na volta repetiu o placar de 1x0 e garantiu vaga na final do estadual contra o Jaguaré na final do Norte capixaba. 

Na partida de ida Diego logo aos 15 minutos abriu o placar para o Linhares, e este 1x0 foi decisivo para o título, pois tanta na ida quanto na partida as redes não voltariam a balançar, o 0x0 deu o 1º título capixaba ao Linhares Futebol Clube.

Campanha
1º turno
Linhares 0x0 Estrela do Norte
CTE/Colatina 1x0 Linhares
Linhares 1x2 Jaguaré
Pinheiros 1x1 Linhares

2º turno
Serra 0x2 Linhares
Linhares 0x0 Vilavelhense
Atlético Colatinense 1x0 Linhares
Linhares 2x1 Vitória
Rio Branco 1x1 Linhares

Final 2º turno
Atlético Colatinense 0x1 Linhares
Linhares 1x0 Atlético Colatinense

Final
Linhares 1x0 Jaguaré
Jaguaré 0x0 Linhares 

Picture
Partida do título :Raul, Jonatan, Márcio, Abílio e Fabiano; Diego, Índio, Adriano e Guido (Serginho); Rodrigo Calixto (Rafael Zaró) e André Biquinho (Adeílson Pelé). Técnico : Antônio Carlos Roy. .

Em 2008 o Linhares para nas semi finais, após terminar a 1ª fase na liderança o estadual o Linhares acaba caindo diante do Rio Bananal. na partida de ida no Virgílio Grassi sofreu o gol aos 39 do 2º tempo marcado por Sharley e foi buscar o empate nos acréscimos com Reinaldo. 

Na partida de volta no Joaquim Calmon  jogando pelo empate abril o placar com Reinaldo aos 27 do 1º tempo mas acabou eliminado ao ser derrotado de virada com gol de Kiesa aos 37 e Sharley aos 46 do 2º tempo.
No mesmo ano disputou sua primeira competição nacional a Copa do Brasil, em duas duras partidas contra o Juventude de Caxias acabou eliminado nos pênaltis após dois empates em 0x0, faltou muito pouco para avançar pois o Linhares esteve a uma cobrança de vencer mas desperdiçou e e mais outra o time gaúcho fez e avançou.    

Em 2009 o Linhares acabou eliminado na 1ª fase por causa de um ponto, chegou brigando com o Vilavelhense pela vaga, ambos com 27 pontos porém novamente o Rio Bananal em seu caminho, a derrota por 1x0 no Virgílio Grassi somado ao empate do Vilavelhense em x0 com o Rio Branco fez pela primeira vez o Linhares não passar de fase.


Em 2010 o Linhares novamente bateu na trave e a exemplo de 2009 ficou de fora da fase seguinte e pasmem outra vez por causa do Rio Bananal, o Linhares estava com 28 pontos empatado com Serra, a frente de Jaguaré com 26 atrás de  Rio Branco e Rio bananal com  30, ou seja dependia apenas de suas forças para vencer mas  empatou com o Rio Bananal em 1x1 viu o adversário novamente elimina-lo e o pior viu o Jaguaré grande azarão passar de fase em 4º com os mesmos 29 pontos mas com 9 vitórias contra 8.


Em 2011 o Linhares faz outra campanha regular e avança de fase, nas semi finais encarou o Vitória, na ida Ratinho e Zé Augusto fizeram os 2 na vitória por 2x1, Vitinho descontou. na volta  empate dramático no Salvador Costa, Vitinho abril o placar aos 35 do 1º tempo e o gol da classificação só veio de pênalti aos 39 do 2º tempo, detalhe este Hiran é o mesmo que marcou gols de cabeça por Guarani/SP e Santo André/SP 

Foto:
Hiran após o gol decisivo de pênalti

Na final o grande clássico do Norte, Linhares e São Mateus relembrariam a grande rivalidade que ocorria entre o extinto Linhares Esporte Clube e São Mateus.

Na partida de ida em São Mateus empate em 1x1, Jânio Baiano marcou para o Sama e Carioca empatou aos 46 confirmando a grande fase em marcar no fim das partidas do Linhares que agora estava a um empate do Bi campeonato.
Mas a partida de volta disputada no Justiniano de Mello e Silva em Colatina terminou com título do São Mateus que venceu com gols de Regílson e Jânio Baiano. São Mateus que só entrou na semi final devido a punição do Aracruz que perdeu pontos por escalação irregular. 
No 2º semestre na Copa Espírito Santo o Linhares caiu nas quartas de final para o Vitória que se vingou do estadual.
Linhares 2011

Em 2012 o Linhares não avançou de fase devido punição por escalação irregular que lhe custou 6 pontos encerrando com 24 pontos em 6º contra 30 do Jaguaré 4º colocado.

Em 2013 o Linhares já chegou na última rodada eliminado mesmo assim derrotou a Desportiva Ferroviária que sagrou-se campeã capixaba neste ano por 2x0 em Rio Bananal.

Em 2014 outra ótima campanha, o Linhares chegou comendo pelas pontas no inicio como quem não queria nada e acabou encerrando a 1ª fase na liderança. Mas na partida de ida contra o Castelo um susto, derrota por 2x0, agora era obrigado a vencer pela mesma diferença para ir a final, e fez, com 2 de Paulinho Pimentel e 1 de Eduardo venceu por 3x1 e se garantiu na final.
Quis o destino que após 0x0 em Cachoeiro de Itapemirim no Sumaré o Linhares acabaria perdendo por 1x0 a volta , a partida aconteceu em Aracruz que recebia a final do estadual pelo 3º ano seguido.
Linhares final do estadual de 2014

Em 2015 e 2016 o Linhares aos trancos e barrancos chegou ao Hexagonal final mas não teve forças para chegar a grande final.
Em 2017 o Linhares chega ao fundo do poço ao ser rebaixado para a Série B do estadual ficando na lanterna do estadual com nenhuma vitória, vitória que virou coisa rara pois a equipe amargou mais de 300 dias sem vitórias, sequência de mais de 20 jogos sem vitórias contando Copa Espírito Santo 2016, Estadual e Copa Espírito Santo 2017. Para piorar em 2018 a equipe desiste de disputar o campeonato Capixaba Série B.
Lembrando que esse Linhares Futebol Clube não tem ligação com o extinto Linhares Esporte Clube.
Linhares no profissional vem passando dificuldades não tendo mais sucesso como este de 2044, mas na base segue com desempenhos bons brigando por títulos como foi em 2023 quando foi finalistas no estadual em duas categorias de base.





Um comentário: