segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Esporte Clube Alfredo Chaves o 1º clube capixaba de futebol

Nome : Esporte Clube Alfredo Chaves
 Fundação : 15 de agosto de 1910
 Local : Alfredo Chaves
Estádio : Carlos Soares Pinto ou Estádio das Oliveiras
Títulos : Campeão da 1ª fase Campeonato Capixaba Série A 1996






Em 15 de agosto de 1910 era fundado o Alfredense Foot Ball Club em Alfredo Chaves 81 km de distância da capital Vitória, equipe que carrega um peso histórico de ser o primeiro clube de futebol do Espírito Santo, fundado por Carlos Soares Pinto, filho de militar, teve como sua primeira formação : Pedro Bonacossa, Theobaldo de Oliveira Pinto, Ronaldo Boanova, Públio Bellotti, José Bosio, Resk Caroni, José Pitanga dos Santos, Carlos Soares Pinto, José Fernandes Pinto, Luiz Saudino, José Organ, Luiz Villar, Aníbal Cardoso, Ivo Roversi, Luiz Franzotti, Antônio Soares Pinto Júnior e Zeferino Casoti. 
Suas cores oficias de fundação eram vermelha e branca, só à partir de 2 de maio de 1949 quando o Alfredense se filiou a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo passou a se chamar Esporte Clube Alfredo Chaves e suas cores mudaram para preta e branca. Equipe foi formada por empregados públicos, comerciantes, artista e caixeiros.
Carlos Soares Pinto, que mais tarde seria prefeito. Com alguma frequência, seu pai Antônio Soares Pinto ia ao Rio de Janeiro visitá-lo no Colégio Militar, na Urca. No bonde que ia até a escola, pai e filho passavam pelo bairro de Botafogo, onde estava a sede do clube do mesmo nome, à Rua General Severiano, e esse contato motivou o rapaz a trazer a novidade.
Numa dessas idas comprou um jogo de camisas e uma bola de couro. 
Com o nome de Sociedade Alfredense Foot-Ball Club, o time receberia da Prefeitura, como doação, um prédio para sua sede, em 9 de maio de 1930, e se filiaria à federação estadual em 2 de maio de 1949 com o nome de Esporte Clube de Alfredo Chaves como já foi descrito acima. Aos poucos o futebol foi se expandindo pelo interior: Matilde em 1918; Ribeirão do Cristo em 1919; Sagrada Família em 1925, com o time Ordem e Progresso, fundado pelo comerciante Mário Pires."


Uma grande curiosidade é que o segundo time de futebol também nasceu em Alfredo Chaves, os trabalhadores de Colombo Guardia que era um político capixaba, fundaram uma equipe chamada Usina Foot Ball Club para assim o Alfredense poder jogar contra um adversário.

Entrada principal do Estádio das Oliveiras


A primeira vitória foi em 25 de agosto no Estádio das Oliveiras contra o Comercial de Alegre pelo placar de 1x0.

O Alfredo Chaves disputou o Capixaba de 1991 até 1996. Começou sua caminhada na Série A em 28 de julho empatando em 0x0 om Guarapari. 
A sua primeira vitória ocorreu na 4ª rodada 1x0 sobre Comercial de Muqui,
na Chave B o Alfredo Chaves brigava por uma das duas vagas na semi final contra Rio Pardo e Muniz Freire, a equipe havia derrotado Estrela do Norte 1x0 e 4x2 e 2x0 Castelo, mas os empates diante dos próprios Rio Pardo e Muniz Freire na ante penúltima e penúltima respectivamente tiraram a  chance de avançar, já eliminado encerrou em 3º lugar após 0x0 com Atlético de Jerônimo Monteiro, foram 4 vitórias, 9 empates e 3 derrotas, 16 gols marcados 13 sofridos, se não tivesse empatado  tanto o Alfredo Chaves teria ais chances.



Jornal sobre a fundação do Alfredense 1º clube capixaba 

Em 1992 o Alfredo Chaves desempenhou sua melhor campanha na Série A, entre 14 equipes conquistou a 4ª melhor campanha, o alvinegro do Estádio das Oliveiras só parou nas semi finais onde caiu para a Desportiva de Andrade e Washington, após derrota de 1x0 em casa caiu por 3x0 no Engenheiro Araripe, lembrando que o adversário era da Série A do Campeonato Brasileiro.
Em 1993 e 1994 não conseguiu repetir o desempenho de 92 ficando mais no meio a tabela, em 94 destaque para  as goleadas de 3x0 Nova Venécia, 4x1 no Colatina e no Mariano de Aracruz.

Em 1995 o clube alfredense consegue desempenho satisfatório na 1ª fase, 
encerra líder em sua chave vencendo metade das partidas, foram 8 vitorias :
2x1 Guarapari, 4x3 Estrela do Norte, 2x0 Rio Pardo, 3x2 Rio Branco de Venda Nova, 1x0 Guarapari, 2x0 Comercial de Alegre, 3x1 Castelo e 2x0 Estrela do Norte.
Mas após a bela campanha na 1ª fase o Alfredo Chaves perdeu gás e só conquistou uma única vitória em 10 partidas 2x0 sobre Muniz Freire

Sua última participação na Série A ocorreu em 1996, na 1ª fase o início foi decepcionante com derrota por 4x1 para Muniz, mas os 4x2 sobre Rio Pardo e 3x1 sobre Comercial de Alegre deixaram a torcida confiante novamente. partida na Série A foi em 14 de julho de 1996 em Rio Pardo no Estádio Antônio Osório Pereira "Pereirão" com placar de 0x0 com o Rio Pardo. A Chave Sul foi divida em dois turnos, no 1º Alfredo Chaves campeão, no 2º Muniz Freire. As duas equipes ficaram frente a frente na decisão da Chave Sul, e o Alfredo Chaves mesmo jogando fora de casa no Estádio José Ibrahim Nicolau derrotou o campeão capixaba de 1991 e conquistou o título da fase.

Campanha de 1996
1ª Fase
Muniz Freire 4×1 Alfredo Chaves
Alfredo Chaves 4×2 Rio Pardo
Alfredo Chaves 3×1 Comercial de Alegre
Mimosense 1×1 Alfredo Chaves
Rio Branco de Venda Nova 0×3 Alfredo Chaves
Alfredo Chaves 1×1 Muniz Freire
Rio Pardo 2×1 Alfredo Chaves
Comercial de Alegre 1×2 Alfredo Chaves
Alfredo Chaves  1×0 Mimosense
Alfredo Chaves 3×2 Rio Branco de Venda Nova

Decisão Primeira Fase (Grupo Sul)
Muniz Freire 0×1 Alfredo Chaves

Na 2ª fase o Alfredo Chaves entrou para cumprir tabela devido ao título da 1ª fase que o classificava por antecipação ao Quadrangular Final, mesmo assim venceu Vitória, Desportiva e Colatina.

Segunda Fase
Rio Branco de Vitória 1×0 Alfredo Chaves
Vitória 1×2 Alfredo Chaves
Linhares 2×1 Alfredo Chaves
Alfredo Chaves 1×1 São Mateus
Alfredo Chaves 1×0  Desportiva
Alfredo Chaves 2×1 Colatina
Já garantido no quadrangular final o clube disputou 6 partidas na 2ª fase sem muito interesse.

No quadrangular final o Alfredo Chaves acabou tendo uma queda de rendimento perdendo as duas primeiras rodadas, a vitória frente ao Rio Pardo deixava a equipe viva na competição mas o empate com o Linhares deixou o time praticamente fora da competição, o que aconteceu na derrota por 2x0 para a Desportiva em pleno Estádio das Oliveiras, encerrou com empate em 1x1 do Rio Pardo e repetia o 4º lugar de 1992 suas melhores posições. 14 de julho de 1996 marcou a despedida do Esporte Clube Alfredo Chaves da Série A já que após aquele 1x1 com Rio Pardo o clube se afastou de competições oficiais, a equipe existe até hoje mas apenas na base e no amador seguindo como a equipe mais antiga do Espírito Santo em atividade.
Quadrangular final
Linhares 2×1 Alfredo Chaves
Desportiva 3×1 Alfredo Chaves
Alfredo Chaves 2×1 Rio Pardo
Alfredo Chaves 2×2 Linhares
Alfredo Chaves 0×2 Desportiva
Rio Pardo 1×1 Alfredo Chaves










Alfredo Chaves em junho de 1980. Notaram que falta um jogador, este era Tião que reza a lenda chegou atrasado pois parou no Bar para recuperar as forças. 

Outros dos anos 80. De pé : Zé Orlando, Fábio Novaes, Dirceu Bona, Gilmar Ghaigher, Coré, Mazinho e Hugo. Agachados : Erquinho, Ricardo Simões, desconhecido, Flavinho?, Luiz Carlos e Vadinho.


 Outra dos anos 80. De pé : Geraldo Gaigher, Nicola, desconhecido, Carlinhos "Amor", Chico Mello, Osvaldinho, Zé Orlando. Agachados : Hemerly Carlos , Alberto Hemerly, Augusto, Tião Sebastião Garcia, Fernando Lafayette, Danilo Cavalinni e Hugo.


A baixo 3 modelos de uniformes do E.C  Alfredo Chaves

Alfredo Chaves modelo "A lá" La Coruña-ESP


Nenhum comentário:

Postar um comentário