Suas cores oficias de fundação eram vermelha e branca, só à partir de 2 de maio de 1949 quando o Alfredense se filiou a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo passou a se chamar Esporte Clube Alfredo Chaves e suas cores mudaram para preta e branca. Equipe foi formada por empregados públicos, comerciantes, artista e caixeiros.
Carlos Soares Pinto, que mais tarde seria prefeito. Com alguma frequência, seu pai Antônio Soares Pinto ia ao Rio de Janeiro visitá-lo no Colégio Militar, na Urca. No bonde que ia até a escola, pai e filho passavam pelo bairro de Botafogo, onde estava a sede do clube do mesmo nome, à Rua General Severiano, e esse contato motivou o rapaz a trazer a novidade.
Numa dessas idas comprou um jogo de camisas e uma bola de couro.
Com o nome de Sociedade Alfredense Foot-Ball Club, o time receberia da Prefeitura, como doação, um prédio para sua sede, em 9 de maio de 1930, e se filiaria à federação estadual em 2 de maio de 1949 com o nome de Esporte Clube de Alfredo Chaves como já foi descrito acima. Aos poucos o futebol foi se expandindo pelo interior: Matilde em 1918; Ribeirão do Cristo em 1919; Sagrada Família em 1925, com o time Ordem e Progresso, fundado pelo comerciante Mário Pires."
Uma grande curiosidade é que o segundo time de futebol também nasceu em Alfredo Chaves, os trabalhadores de Colombo Guardia que era um político capixaba, fundaram uma equipe chamada Usina Foot Ball Club para assim o Alfredense poder jogar contra um adversário.
Entrada principal do Estádio das Oliveiras |
A primeira vitória foi em 25 de agosto no Estádio das Oliveiras contra o Comercial de Alegre pelo placar de 1x0.
O Alfredo Chaves disputou o Capixaba de 1991 até 1996. Começou sua caminhada na Série A em 28 de julho empatando em 0x0 om Guarapari.
A sua primeira vitória ocorreu na 4ª rodada 1x0 sobre Comercial de Muqui,
na Chave B o Alfredo Chaves brigava por uma das duas vagas na semi final contra Rio Pardo e Muniz Freire, a equipe havia derrotado Estrela do Norte 1x0 e 4x2 e 2x0 Castelo, mas os empates diante dos próprios Rio Pardo e Muniz Freire na ante penúltima e penúltima respectivamente tiraram a chance de avançar, já eliminado encerrou em 3º lugar após 0x0 com Atlético de Jerônimo Monteiro, foram 4 vitórias, 9 empates e 3 derrotas, 16 gols marcados 13 sofridos, se não tivesse empatado tanto o Alfredo Chaves teria ais chances.
Jornal sobre a fundação do Alfredense 1º clube capixaba
|
Em 1992 o Alfredo Chaves desempenhou sua melhor campanha na Série A, entre 14 equipes conquistou a 4ª melhor campanha, o alvinegro do Estádio das Oliveiras só parou nas semi finais onde caiu para a Desportiva de Andrade e Washington, após derrota de 1x0 em casa caiu por 3x0 no Engenheiro Araripe, lembrando que o adversário era da Série A do Campeonato Brasileiro.
Em 1993 e 1994 não conseguiu repetir o desempenho de 92 ficando mais no meio a tabela, em 94 destaque para as goleadas de 3x0 Nova Venécia, 4x1 no Colatina e no Mariano de Aracruz.
Em 1995 o clube alfredense consegue desempenho satisfatório na 1ª fase,
encerra líder em sua chave vencendo metade das partidas, foram 8 vitorias :
2x1 Guarapari, 4x3 Estrela do Norte, 2x0 Rio Pardo, 3x2 Rio Branco de Venda Nova, 1x0 Guarapari, 2x0 Comercial de Alegre, 3x1 Castelo e 2x0 Estrela do Norte.
Mas após a bela campanha na 1ª fase o Alfredo Chaves perdeu gás e só conquistou uma única vitória em 10 partidas 2x0 sobre Muniz Freire
Sua última participação na Série A ocorreu em 1996, na 1ª fase o início foi decepcionante com derrota por 4x1 para Muniz, mas os 4x2 sobre Rio Pardo e 3x1 sobre Comercial de Alegre deixaram a torcida confiante novamente. partida na Série A foi em 14 de julho de 1996 em Rio Pardo no Estádio Antônio Osório Pereira "Pereirão" com placar de 0x0 com o Rio Pardo. A Chave Sul foi divida em dois turnos, no 1º Alfredo Chaves campeão, no 2º Muniz Freire. As duas equipes ficaram frente a frente na decisão da Chave Sul, e o Alfredo Chaves mesmo jogando fora de casa no Estádio José Ibrahim Nicolau derrotou o campeão capixaba de 1991 e conquistou o título da fase.
Campanha de 1996
1ª Fase
Muniz Freire 4×1 Alfredo Chaves
Alfredo Chaves 4×2 Rio Pardo
Alfredo Chaves 3×1 Comercial de Alegre
Mimosense 1×1 Alfredo Chaves
Rio Branco de Venda Nova 0×3 Alfredo Chaves
Alfredo Chaves 1×1 Muniz Freire
Rio Pardo 2×1 Alfredo Chaves
Comercial de Alegre 1×2 Alfredo Chaves
Alfredo Chaves 1×0 Mimosense
Alfredo Chaves 3×2 Rio Branco de Venda Nova
Decisão Primeira Fase (Grupo Sul)
Muniz Freire 0×1 Alfredo Chaves
Na 2ª fase o Alfredo Chaves entrou para cumprir tabela devido ao título da 1ª fase que o classificava por antecipação ao Quadrangular Final, mesmo assim venceu Vitória, Desportiva e Colatina.
Segunda Fase
Rio Branco de Vitória 1×0 Alfredo Chaves
Vitória 1×2 Alfredo Chaves
Linhares 2×1 Alfredo Chaves
Alfredo Chaves 1×1 São Mateus
Alfredo Chaves 1×0 Desportiva
Alfredo Chaves 2×1 Colatina
Já garantido no quadrangular final o clube disputou 6 partidas na 2ª fase sem muito interesse.
No quadrangular final o Alfredo Chaves acabou tendo uma queda de rendimento perdendo as duas primeiras rodadas, a vitória frente ao Rio Pardo deixava a equipe viva na competição mas o empate com o Linhares deixou o time praticamente fora da competição, o que aconteceu na derrota por 2x0 para a Desportiva em pleno Estádio das Oliveiras, encerrou com empate em 1x1 do Rio Pardo e repetia o 4º lugar de 1992 suas melhores posições. 14 de julho de 1996 marcou a despedida do Esporte Clube Alfredo Chaves da Série A já que após aquele 1x1 com Rio Pardo o clube se afastou de competições oficiais, a equipe existe até hoje mas apenas na base e no amador seguindo como a equipe mais antiga do Espírito Santo em atividade.
Quadrangular final
Linhares 2×1 Alfredo Chaves
Desportiva 3×1 Alfredo Chaves
Alfredo Chaves 2×1 Rio Pardo
Alfredo Chaves 2×2 Linhares
Alfredo Chaves 0×2 Desportiva
Rio Pardo 1×1 Alfredo Chaves
Alfredo Chaves em junho de 1980. Notaram que falta um jogador, este era Tião que reza a lenda chegou atrasado pois parou no Bar para recuperar as forças. |
Outros dos anos 80. De pé : Zé Orlando, Fábio Novaes, Dirceu Bona, Gilmar Ghaigher, Coré, Mazinho e Hugo. Agachados : Erquinho, Ricardo Simões, desconhecido, Flavinho?, Luiz Carlos e Vadinho.
|
A baixo 3 modelos de uniformes do E.C Alfredo Chaves
Alfredo Chaves modelo "A lá" La Coruña-ESP |
Nenhum comentário:
Postar um comentário