quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Associação Cultural e Desportiva São Silvano




Nome : Associação Cultural e Desportiva São Silvano
Fundação : 18 de agosto de 1955
   Local : Bairro São Silvano, Colatina
Títulos : Campeão Colatinense 1965 entre outros
    Estádio : Municipal Justiniano de Mello e Silva


Escudo usado pelo time nos tempos de futebol e futsal






Este modelo foi adotado no final da década de 2010








Ginásio Poliesportivo Eurico Vieira de Rezende Associação e Cultural Desportiva São Silvano Colatina


Interior do ginásio

O clube colatinense Associação Cultural e Desportiva São Silvano fundado em 18 de agosto de 1955 no Bairro de São Silvano que é muito reconhecido em Colatina pelo amor ao futebol de campo e futebol de salão, e o São Silvano era forte em ambas modalidades, mas o clube não ficou apenas no futebol amador, também disputou o estadual profissional por pelo menos 3 oportunidades,  há registros do clube em 1964, 1975 e 1976 no capixaba de futebol. 
Hoje o clube ainda existe e é usado para praticas poliesportiva e culturais como o próprio nome do clube  sugere.
São Silvano não teve resultados satisfatórios no futebol profissional, tanto que é lembrado  por sofrer  a maior goleada aplicada pela Desportiva em competições oficias, 11x0 em 1975.

Outro modelo utilizado


No estadual de 1964 nos confrontos contra a Desportiva Ferroviária cube campeão estadual daquela temporada duas derrotas, 2x1 em Colatina e 5x0 na capital.


Em 1975 foram 12 partidas e nenhuma vitória, mas para um time que vinha do futebol amador colatinense e brigava sozinho contra os 4 maiores do estado já era algo para se bater palmas. O São Silvano era forte mesmo no futebol amador onde colecionou títulos. Por esse sucesso todo que o time se aventurou no estadual de futebol o time foi vice em 1964 e campeão colatinense  e 1965 por exemplo.

Campanha Capixaba de 1975
03 de maio
São Silvano    0x2  Rio Branco

11 de maio

São Silvano    1x1  Vitória

18 de maio

Santo Antônio  2x0  São Silvano    

24 de maio

São Silvano    0x1  Desportiva

08 de junho

Rio Branco    5x2  São Silvano    

15 de junho

Vitória       4x0  São Silvano    

22 de junho

São Silvano    1x1  Santo Antônio

29 de junho

Desportiva    11x0  São Silvano


13 de julho

São Silvano    0x4 Rio Branco

16 de julho

São Silvano    0x2  Desportiva

20 de julho

Santo Antônio  4x0  São Silvano    

27 de julho

Vitória       4x0  São Silvano   

Ficha técnica da fatídica partida de 75  
Desportiva (ES) 11×0 São Silvano(ES)
Data: 29 de junho de 1975
Local: Cariacica/ ES
Estádio : Engenheiro Alencar Araripe
Caráter: Campeonato capixaba de 1975
Público : 2.262 pessoas)
Renda: Cr$ 20.540,00 
Juiz: Henrique Ribeiro
Desportiva : Azevedo (Edalmo); Paulinho, Edmar, Elci e Gaúcho; Sérgio e Suingue; Evandro, Guará,Arnaldo Foguete e Deo (Renato).
 São Silvano : Mingo (Jorge); Joãozinho, Valcir, Zé Pretinho e Fiorote; Ferreti e Sapucaia; Advalter, Jorginho, Preto e Jair.
Gols: 1º tempo : Guará aos 9 min, Evandro aos 20 min, Deo aos 26 min, Suingue aos 34 min, Guará aos 37 min,
Gols : 2º tempo : Evandro(pênalti) aos 7 min, Elci aos 10  min, Arnaldo aos 18 min, Suingue aos 31 min, Guará aos 34 min e Elci aos 37 min fechando o massacre.



Desportiva 11x0 São Silvano em 1975




Em 1976 o São Silvano novamente foi mero coadjuvante na 1ª fase com isso acabou indo para o chamado Torneio dos Perdedores, que era nada mais que os eliminados da 1ª fase se enfrentando por uma vaga no Quadrangular, era como sair do inferno para o céu sem passar no purgatório, porém lá novamente as coisas não foram bem e o São Silvano chegou a rodada final sem chances de avançar, pelo menos em 19 de junho a data histórica, o São Silvano tira o pé da lama e vence uma partida no estadual, o adversário foi o Industrial de Linhares no Justiniano de Mello e Silva, Roberto aos 4 do 1º tempo foi o nome do responsável pelo gol histórico. Antes disso havia derrotado o Guarapari também por 1x0, estas vitórias ainda deixavam uma chance de avançar mas depois  as vitória não aconteceram.

São Silvano 1x0 Industrial

Local : Justiniano de Mello e Silva
Data : 19 de junho de 1976
Juiz : Henrique de Oliveira
Renda 5,390,00
Público 545
Gol : Roberto aos 4 do 1º tempo
São Silvano : Mendonça (Lousada), Jorge, Júnior, Baiano, Canal, Índio, Masaro, Vandeir, Chimango, Roberto e Odilon.


Industrial : Letico, Totinha, Zé Coco, Deca, Teixeira, Delgo, Paulo Roberto, Rubens, Nozinho, Perico e Acrísio.

O Estádio Municipal local da vitória sobre o Industrial


Algumas imagens do São Silvano



                    


Equipe que  disputou o estadual de 1975




















6 comentários:

  1. Desta foto de 1967 joguei (Loris, que não estou na foto) em 64 e 65 com Elcio e Walter Faroni, Tuca, João Carlos Campana e Cesar. Em 65, final do ano, mudei para Brasília, abandonei o futebol e me dediquei aos estudos. Hoje (2018) sou professor da PUC-Go e moro em Goiânia.

    ResponderExcluir
  2. Havia ainda José Luis (apelidado de Fumaça), Lourival, um ponta esquerda muito bom de bola, Jonas, que estudava no Marista. Minha última partida pelo São Silvano foi um 5 x 0 que aplicamos no Juventude. Lembro que o central deles chamava-se João Malavasi pois era meu colega de sala no Conde de Linhares. Sabe me informar sobre alguns deles? Quanto a mim fiz mestrado (UnB) e doutorado (USP)em Psicologia. Desculpe-me se incomodei é que a saudade é muito grande. Obrigado. Lorismario Ernesto Simonassi (Loris/Loures)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorismario, temos poucas informações sobre paradeiro dos ex jogadores das equipes que postamos infelizmente, as vezes encontramos alguns nas redes sociais. Mas nossa missão é esta levar saudade e mostrar quem não viveu estes tempos, parabéns pelas suas conquistas pessoais no esporte e na vida. Forte abraço.

      Excluir
  3. Obrigado pela atenção. Lembro muito desta época de dois jovens, mais velhos do que eu e que se tornaram jogadores profissionais. Ambos jogaram no amador denominado de Juventude. Gibira ( Fluminense, Bonsucesso, Bahia e Vitoria -de Salvador- ) e Pedro Omar ( América Mineiro e Ponte Preta.) Gibira era craque. Nós estudávamos no Conde de Linhares de Colatina, E.S. Fraterno abraço. L. E. Simonassi

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde o sr. Tem algum acervo ou gravacao da final de 1981 colatina e desportivo.

    ResponderExcluir